Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

CORREÇÃO-Vice-presidente financeiro da Caixa leva cultura da Faria Lima para banco estatal

Publicado 28.06.2019, 16:29
Atualizado 28.06.2019, 16:29
© Reuters. (Blank Headline Received)

(Corrige designação de executivo para vice-presidente financeiro, não diretor financeiro)

Por Tatiana Bautzer e Carolina Mandl

SÃO PAULO (Reuters) - O veterano executivo de bancos de investimento André Laloni, que fez carreira em bancos como Goldman Sachs e UBS (S:UBSG), parecia uma escolha improvável para a vice-presidência financeira da Caixa Econômica Federal, mais conhecida pelas linhas de crédito imobiliário.

Mas quatro meses depois de sua nomeação, o executivo de 46 anos tornou a Caixa onipresente na avenida Faria Lima, epicentro dos grandes negócios fechados pelos bancos de investimento no país.

A Caixa está tomando a dianteira entre os bancos estatais, sob forte pressão para vender ativos e devolver recursos ao governo federal, imprimindo um ritmo bem mais rápido ao seu programa de desinvestimentos do que o Banco do Brasil (SA:BBAS3) e o banco de desenvolvimento BNDES.

Laloni está tocando vários negócios ao mesmo tempo, entre ofertas subsequentes de ações em empresas onde a Caixa ou fundos que o banco administra têm participações, IPOs e vendas de participações ou parcerias em suas subsidiárias, enquanto tenta criar uma subsidiária que se chamará Caixa BI.

Laloni assumiu seu primeiro cargo público animado com a oportunidade de deixar mudanças duradouras na redução do tamanho do Estado e da burocracia.

"Nós sabemos que estamos aqui por um período limitado de tempo, mas o que nos atraiu foi a ideia de deixar um legado", disse Laloni durante uma entrevista à Reuters em São Paulo.

Para tocar seus negócios além das tarefas de vice-presidente financeiro, Laloni chega a trabalhar 16 horas por dia e quase todos os fins de semana. Alguns funcionários que foram transferidos para a divisão de banco de investimento e que não estavam acostumados a longas jornadas pediram para sair, segundo Laloni, mas ele avalia que as equipes que vieram de fora e recrutadas dentro da Caixa não têm tido choques culturais.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Até agora, Laloni supervisionou ofertas que arrecadaram cerca de 10 bilhões de reais, incluindo as participações no ressegurador IRB Brasil (SA:IRBR3) e na Petrobras (SA:PETR4). As duas operações equivaleram a 37% de todas as ofertas de ações no Brasil, o maior mercado de ações da América Latina, no período, segundo dados da Refinitiv.

Laloni espera que o volume total atinja 15 bilhões de reais até o final de julho, com as vendas adicionais de participações no Banco do Brasil e na empresa de energia Alupar (SA:ALUP11).

No segundo semestre, Laloni, que tem um MBA da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos, espera focar na criação de joint ventures e assinatura de acordos comerciais pela Caixa Seguridade, preparando a divisão para um IPO. Essas transações dobrariam o total movimentado para 30 bilhões de reais até o fim do ano, estima Laloni.

Algumas das ofertas de ações estão sendo vendidas pela Caixa aos clientes de suas mais de 4 mil agências, como ocorreu com a oferta da Petrobras.

A onda de desinvestimentos dará à Caixa pela primeira vez na história um lugar nos rankings de operações de banco de investimento. Logo após a oferta da Petrobras, a Caixa chegou ao quinto lugar no ranking de equities da Refinitiv.

A Caixa usará o total arrecadado para pagar empréstimos com o Tesouro Nacional. O novo time reunido por Laloni tem 30 pessoas, das quais cinco vieram do setor privado, incluindo do Barclays (LON:BARC), onde ele trabalhou por seis anos, e os outros 25 são funcionários de carreira da Caixa.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Depois de começar a carreira no banco UBS em Nova York, Laloni trabalhou no Itaú Unibanco (SA:ITUB4), no Goldman Sachs e no Barclays em São Paulo. O UBS o contratou para liderar a área de banco de investimento no Brasil e Cone Sul, mas ele deixou o cargo em 2016 "por decisão mútua", segundo um comunicado do banco na época.

O convite para a vice-presidência financeira da Caixa veio do presidente do banco, Pedro Guimarães, em meio à estratégia do presidente Jair Bolsonaro de mudar totalmente a

gestão dos bancos estatais. Laloni já tinha um bom relacionamento com Guimarães, depois de ter trabalhado com ele em alguns negócios. A ideia de levar o conhecimento do setor privado para a Caixa o entusiasmou.

Embora não haja planos para listar a Caixa no mercado, o banco vem divulgando balanços como se fosse uma empresa listada. "Quero que a Caixa seja transparente, teremos subsidiárias listadas", disse Laloni.

A médio prazo, a Caixa também considera vender sua participação no Banco Pan (SA:BPAN4) e propor aos sócios IPOs de empresas onde o fundo FI-FGTS, administrado pela Caixa, têm participações, como a empresa de saneamento Brookfield Ambiental e a de logística VLI.

Laloni também espera que a Caixa ajude o Ministério da Economia a desenhar outras privatizações de empresas estatais nos próximos anos. Mesmo quando a venda de ativos estatais se reduzir, ele vê uma oportunidade de oferecer a empresas médias serviços como venda de debêntures ou outras operações de mercado de capitais.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Mudar a cultura de um país nunca é fácil", disse Laloni a uma plateia de investidores institucionais durante um evento do road-show da oferta da Petrobras em Nova York, no qual respondeu perguntas sobre o andamento da reforma da Previdência e defendeu a agenda de desestatização do ministro da Economia, Paulo Guedes. "Estamos muito focados e avançando rápido."

Últimos comentários

Avante Pátria Amada Brasil.
Parabenizar por tanto empenho e dedicação.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.