Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

ECB fecha acordos com Shell e BP; garante demanda para nova biorrefinaria

Publicado 26.01.2021, 11:50
Atualizado 26.01.2021, 15:15
© Reuters. Posto de combustíveis da Shell em São Paulo (SP)

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ECB Group assinou contrato com a anglo-holandesa Shell para a venda de mais de 2,5 bilhões de litros de biocombustíveis para entrega entre 2024 e 2029, garantindo demanda para 50% da capacidade da biorrefinaria a ser construída no Paraguai, afirmou o CEO do grupo brasileiro à Reuters.

É o segundo grande contrato anunciado pela companhia com uma grande petroleira em menos de duas semanas.

Em 14 de janeiro, a empresa fechou um contrato com a britânica BP para a venda de 1 bilhão de litros de biocombustíveis avançados também entre 2024 e 2029. Esse volume será o equivalente a 40% da capacidade de produção da biorrefinaria, de 20 mil barris por dia.

Os demais 10% serão destinados a negociações no mercado spot.

"O sinal mais forte que essas duas petroleiras estão passando para o mercado é que o biocombustível é a energia da transição para uma nova matriz energética", afirmou o CEO Erasmo Battistella (SA:BTTL4), na entrevista por videoconferência.

"Tanto Shell como BP tem em suas metas ser carbono zero em 2050 e para isso acontecer o biocombustível terá que ter um papel fundamental, e isso é reforçado em assinaturas de contratos como esse."

As obras para a construção da biorrefinaria de biocombustíveis avançados, a primeira do hemisfério sul, chamada de Omega Green, terão início no segundo semestre, às margens do rio Paraguay, e demandarão investimentos de 800 milhões de dólares.

Dentre os produtos a serem produzidos na usina estão diesel renovável, combustível renovável para aviação e nafta verde, usado na indústria química para fabricação de plástico verde, entre outros produtos.

Até o fim de fevereiro, o executivo afirmou que deverá fechar um acordo com um parceiro logístico, que será responsável por levar os biocombustíveis em barcaças de Assunção, no Paraguai, para Montevidéo, no Uruguai, onde os produtos serão entregues às petroleiras. O parceiro também contará com estocagem para os produtos.

Os biocombustíveis serão enviados para Europa, Canadá e Estados Unidos.

© Reuters. Posto de combustíveis da Shell em São Paulo (SP)

A ECB assinou no ano passado um contrato com o governo do país vizinho que autoriza um regime de Zona Franca para o projeto Omega Green, que dará tratamento tributário para a empresa semelhante a chamada Lei de Maquila, que reduz os impostos em até 90%.

(Por Marta Nogueira)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.