Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Economia do Reino Unido vai despencar mais de 10% e dívida saltará em 2020, prevê Moody's

Publicado 10.07.2020, 15:29
Atualizado 10.07.2020, 15:30
© Reuters. (Blank Headline Received)

© Reuters. (Blank Headline Received)

Por Marc Jones

LONDRES (Reuters) - O Reino Unido sofrerá a mais acentuada contração do Produto Interno Bruto (PIB) dentre as principais economias neste ano, alertou a agência de classificação de risco Moody's nesta sexta-feira, e a crise do coronavírus elevará a dívida pública como proporção do PIB em quase um quarto.

A Moody's afirmou que o último pacote de estímulo do governo do Reino Unido, de 30 bilhões de libras e anunciado nesta semana, ajudará numa recuperação econômica gradual, mas acrescentará mais pressão à situação fiscal do Reino Unido.

"A relação dívida pública/PIB do Reino Unido provavelmente aumentará em 24 pontos percentuais ou mais em relação aos níveis de 2019", escreveu em nota um grupo de analistas da Moody's nota, prevendo que a dívida baterá 109% do PIB neste ano.

"Prevemos uma contração de 10,1% no PIB do Reino Unido neste ano, mas esperamos uma recuperação subsequente gradual na esteira da flexibilização em medidas de paralisação, com o crescimento recuperando-se para 7,1% no próximo ano."

A Moody's atribui rating "Aa2" ao Reino Unido, com perspectiva negativa, após uma série de rebaixamentos desde que o país votou por deixar a União Europeia (UE), em meados de 2016.

Também nesta sexta, a Fitch, outra agência de classificação de risco, afirmou esperar agora que a economia do Reino Unido encolha 9% neste ano, ante projeção anterior de contração de 7,8%, e que o déficit orçamentário salte para até 17% do PIB.

© Reuters. (Blank Headline Received)

O Reino Unido está a caminho de levar a dívida pública aos níveis da Segunda Guerra Mundial, embora o governo tenha dito que as finanças voltarão para um nível sustentável no médio prazo.

"Nossa projeção estima que a contração no ciclo econômico para o Reino Unido será mais acentuada do que para qualquer outra economia do G20, levando em conta nossa visão de que a persistente incerteza em torno do Brexit atrasará a recuperação no segundo semestre do ano", disse a Moody's.

(Por Marc Jones)

Últimos comentários

Se vira, a UE não tem mais nada com isto.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.