Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Elétricas trocam equipamento da GE na rede de transmissão em meio a risco de explosões

Publicado 01.07.2019, 17:03
Atualizado 01.07.2019, 17:06
Elétricas trocam equipamento da GE na rede de transmissão em meio a risco de explosões

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - Empresas de transmissão de energia no Brasil estão iniciando processos para substituir centenas de unidades de um equipamento da norte-americana GE (N:GE) em suas redes, após um órgão técnico do setor elétrico ter recomendado as trocas por identificar um número atípico de explosões do produto.

O pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no início do ano, veio depois de registrados 53 casos de explosões de transformadores de corrente do modelo CTH-550 com determinados padrões de fabricação (R6 e R7), uma "concentração de ocorrências" que levou a um estudo detalhado sobre os incidentes.

As trocas deverão movimentar a indústria fornecedora nos próximos anos, com algumas grandes empresas já abrindo licitação para as compras, ao mesmo tempo em que elétricas e a fabricante seguem em negociações sobre como tratar prejuízos decorrentes das falhas.

O diagnóstico do ONS apontou que pode haver até mais de 660 transformadores desse modelo na rede brasileira. Cada equipamento custa entre 50 mil e 100 mil reais, de acordo com uma fonte da indústria.

"Em última análise, identificou-se que é de fato um problema do fabricante. As concessionárias adquiriram um produto que aparentemente, segundo os relatórios, possui alta taxa de falhas", disse à Reuters o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa.

A transmissora Taesa (SA:TAEE11), controlada pela estatal mineira Cemig (SA:CMIG4) e pela colombiana ISA (CN:ISA), iniciou processo para trocar todos os TCs do modelo em sua rede, disse à Reuters o presidente da companhia, Raul Lycurgo Leite, que prevê a conclusão do trabalho até o final de 2020.

"Não é um equipamento de prateleira", explicou o executivo, destacando que as manobras para troca também exigem combinação prévia com o ONS para evitar transtornos na operação do sistema elétrico.

Antes mesmo disso, acrescentou ele, a Taesa isolou em suas subestações a área em que ficam os equipamentos, com uma sinalização laranja para que funcionários mantenham-se afastados devido ao risco de explosão.

"Não chega a ser um equipamento tão caro dado o tamanho das empresas de energia. O risco que ele pode gerar sem ser trocado é infinitamente maior", afirmou.

Ainda assim, a Taesa e outras elétricas têm mantido conversas com a fabricante GE e com a Aneel para avaliar eventuais meios de reduzir os prejuízos com essas substituições.

A elétrica Furnas, da estatal Eletrobras (SA:ELET6), já abriu uma licitação para a compra de novos TCs, com previsão de concluir as trocas também até o final do próximo ano, disse a empresa em nota à Reuters.

Em paralelo, a estatal disse que "solicitou à GE a substituição das unidades do referido modelo e está em tratativas com a empresa".

"Para garantir a manutenção e confiabilidade de suas instalações, e atendendo à recomendação do ONS, Furnas decidiu substituir todos os TCs do modelo CTH 550 R6 e R7 que existem em suas instalações", afirmou.

A chinesa State Grid [STGRD.UL], que tem grande presença no setor de transmissão do Brasil, também confirmou à Reuters que foi afetada e está tomando providências "junto a outras empresas do setor".

"A State Grid é signatária de uma carta que está com a Aneel, na qual se comprometeu com a substituição dos transformadores", afirmou a empresa em nota.

A estatal paranaense Copel (SA:CPLE6), por sua vez, irá substituir os TCs "de forma escalonada, entre 2020 e 2022", com a escolha dos novos equipamentos por meio de licitação pública.

"Houve alguns contatos com a GE, de viés técnico, a respeito dos casos de explosões", acrescentou a companhia, sem detalhar.

Procurada, a GE disse que ainda está trabalhando para entender a "causa raiz" do problema nos TCs e em conversas para definir os próximos passos em relação a seus clientes.

"A GE Grid Solutions realizou inúmeras investigações internas de seus equipamentos junto aos seus clientes e, até o momento, não há evidências de que os incidentes tenham sido causados ​​pelo design, componentes ou processos de fabricação do produto em questão", afirmou, em nota.

"Qualidade do produto e segurança das pessoas são prioridades para a GE, e levamos muito a sério qualquer relato de incidentes com equipamentos. Continuamos a trabalhar minuciosamente com nossos clientes e com os principais órgãos governamentais brasileiros para determinar a causa raiz do problema, incluindo condições operacionais de rede", acrescentou.

PREJUÍZOS

Em meio ao processo já iniciado para as substituições dos equipamentos e às conversas com a GE, as elétricas também têm tentado convencer a Aneel a isentá-las de perdas financeiras devido à saída de operação de suas instalações após as explosões ou durante as substituições.

A disponibilidade das instalações é um fator crucial para a rentabilidade das empresas de transmissão, e a saída de uma subestação ou linha de operação mesmo que por momentos breves pode corroer significativamente os ganhos das empresas, disse o presidente da Taesa.

Furnas disse que pediu à Aneel uma isenção da aplicação desses descontos, conhecidos como Parcela Variável por Indisponibilidade (PVI) "em razão do eventos relacionados a incidentes com os referidos TCs e aguarda a decisão".

De acordo com Sandoval Feitosa, diretor da agência, deverá haver um tratamento especial para a troca dos transformadores de corrente, mas não para os casos em que já foram registradas os incidentes.

"Nós damos um incentivo para que as transmissoras façam essas trocas, mas em uma eventual falha desses equipamentos, como o ato de explosão por exemplo, a transmissora vai ter que arcar com a PVI, porque ela que decidiu comprar o equipamento", afirmou.

"Nós não temos nenhuma gerência sobre a aquisição dos equipamentos, é uma decisão empresarial de cada empresa", acrescentou.

Durante as trocas, explicou ele, as transmissoras não sofrerão prejuízos devido à indisponibilidade das instalações.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.