Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Eletrobras lidera Ibovespa; BNDES deve incluir venda de ações em desinvestimentos

Publicado 09.07.2020, 11:26
Atualizado 09.07.2020, 11:27
© Reuters.

Por Gabriel Codas

Investing.com - As ações da Eletrobras (SA:ELET3) operam com forte valorização na parte da manhã desta quinta-feira, liderando os ganhos do Ibovespa. O mercado repercute a notícia do jornal Valor, que informa que o BNDES vai incluir a participação que tem na estatal no programa de desinvestimento.

Por volta das 11h35, os ativos tinham ganhos de 7,83% a R$ 36,50.

A reportagem destaca que o banco ainda não retomou os processos de ofertas de ações, que forma interrompidos com o início da pandemia, mas que as operações devem ser retomadas em breve. A expectativa é que as vendas de participações por meio de follow-nos devam acontecer no final do trimestre.

BNDES ainda não retomou seus processos de ofertas de ações que estavam em andamento antes da crise, mas deve fazer isso em breve, conforme três fontes. As operações do banco são vendas de participações por meio de ofertas subsequentes, que podem voltar a ocorrer a partir do final desse terceiro trimestre.

No plano traçado para 2020, estavam previstas as vendas da segunda tranche de participação na empresa de alimentos JBS (SA:JBSS3), na petrolífera Petrobras (SA:PETR4), na empresa de energia Copel (SA:CPLE6) e na fundição Tupy (SA:TUPY3).

Privatização

Na véspera o mesmo informou que o governo voltou a cogitar o emprego de golden shares para retomar o processo de privatização da estatal, retornando à proposta inicial de venda da companhia durante o governo Temer, mas que não foi adiante com a equipe econômica do atual governo, que prevê perda de valor com a medida. “Golden shares” são ações de classe especiais que dão determinados direitos de veto ao governo em decisões estratégicas da companhia, mesmo sob governança privada.

O retorno das golden shares é uma das duas propostas que o governo negocia com parlamentares no projeto de lei, já enviado ao Congresso, que dá aval à venda da elétrica. Outra mudança estudada pela equipe do governo é a criação de um fundo para investimentos na região Norte, semelhante ao fundo de revitalização do rio São Francisco que beneficia a região Nordeste. O fundo seria com valores de parte da outorga a ser paga pela própria Eletrobras. Segundo o jornal, as mudanças já são negociadas entre o governo federal e os parlamentares.

Se aplicadas, as golden shares poderiam ajudar a acelerar o processo de privatização da companhia, que não tem tido avanços no Congresso. 

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.