Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

ENTREVISTA-AES Tietê tem negociações para viabilizar 2 GW em eólicas para clientes

Publicado 06.12.2019, 16:30
Atualizado 06.12.2019, 16:30
ENTREVISTA-AES Tietê tem negociações para viabilizar 2 GW em eólicas para clientes

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica AES Tietê, da norte-americana AES, tem mantido conversas com empresas que são consumidoras intensivas de energia no Brasil para fechar contratos ou parcerias que viabilizem novos parques eólicos ou solares, disse à Reuters um executivo da companhia.

Somente em eólicas, a empresa tenta viabilizar 2 gigawatts médios nessas modalidades de negócios, enquanto no segmento solar não vê parcerias no curto prazo, afirmou à Reuters o diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da AES Tietê, Bernardo Sacic.

Aproveitando seu expertise no setor, a AES negocia a construção de usinas voltadas a atender à demanda dos clientes, seja no chamado regime de autoprodução ou para venda da energia gerada nos empreendimentos por meio de contratos convencionais.

"Hoje temos conversas com clientes envolvendo um total de 2 gigawatts médios (em energia)... são grandes consumidores, na sua maioria eletrointensivos, indústrias de grande porte, com acesso a capital", disse.

A empresa, inclusive, anunciou recentemente dois negócios nesses moldes --um para fornecimento de energia à mineradora Anglo American (LON:AAL) por 15 anos e um para construção de um parque eólico para a Unipar (SA:UNIP3) Carbocloro. As usinas eólicas resultantes desses acordos somarão investimentos de quase 1,3 bilhão de reais.

Segundo o diretor, mesmo após esses contratos, a empresa ainda tem um portfólio de empreendimentos prontos para construção que representam cerca de 2 gigawatts em capacidade e podem viabilizar mais acordos e parcerias semelhantes.

Ao mesmo tempo, AES Tietê mantém conversas com desenvolvedores para acessar novos projetos caso necessário.

Com os clientes, as conversas envolvem tanto transações com energia eólica quanto solar, mas no momento a maior demanda tem sido pelos projetos a vento, afirmou Sacic.

No chamado regime de autoprodução, consumidores que produzem a própria energia possuem desconto em alguns encargos. Mas a maior parte das empresas não está preparada para lidar com os riscos e complexidades associadas ao desenvolvimento de um projeto de geração de energia, apontou ele.

O modelo da AES para essas parcerias em autoprodução prevê que a empresa e os clientes compartilhem investimentos e participação nos empreendimentos, com diversos formatos de contratos, inclusive alguns em que a elétrica pode assumir a maior parte dos riscos do negócio.

Mas a elétrica também trabalha com outros formatos de negócio, nos quais fecha apenas a venda da energia das usinas para os consumidores e fica responsável sozinha pela construção.

"Acho que 2020 vai ser um ano muito intenso nessas negociações, estamos esperando fechar bastantes contratos com esses clientes. Estamos preparados para fazer um grande volume no ano que vem", afirmou Sacic.

Os projetos que a AES tem em carteira para atender esses compromissos envolvem principalmente parques eólicos na Bahia e no Rio Grande do Norte.

Os acordos com Anglo American e Unipar Carbocloro são para usinas no chamado complexo eólico Tucano, na Bahia, no qual a empresa ainda tem disponibilidade para viabilizar mais parques com até 230 megawatts em capacidade, segundo o executivo.

FUSÕES E AQUISIÇÕES

Em paralelo às busca por parcerias e contratos de fornecimento que permitam a construção de novas usinas, a AES também tem buscado ampliar sua capacidade de geração no Brasil com aquisições.

A AES Tietê tem focado oportunidades em energia eólica e solar, em meio a uma estratégia de reduzir sua exposição a riscos hidrológicos devido a seu grande parque hidrelétrico.

"O setor ainda apresenta grandes oportunidades de consolidação... estamos fazendo estudos, temos alguns projetos já em andamento, em negociação, que não posso divulgar, mas estão indo bem. Temos, sim, interesse e vamos continuar a buscar projetos em 2020 também", afirmou.

O interesse, nessa frente, é por ativos em operação, sem riscos de construção, acrescentou.

A AES Tietê chegou a anunciar mais cedo neste ano um pré-acordo com a Renova Energia (SA:RNEW11) para aquisição do complexo eólico Alto Sertão III, que tem quase 90% das obras concluídas, mas depois as negociações foram encerradas sem sucesso.

Últimos comentários

Energia limpa é o futuro, e a escolha da AES já está traçada e será umas das melhores e maiores empresas de energia limpa no médio e longo prazo.
Tenho 2000 TIET3 , bons dividendos e futuro promissor .
Os fundamentos apontam para tempos de crescimento com base sólida. A ação ON está em um preço X patrimônio excelente, ainda sem volume para aportes grandes. AES é o futuro energético!
Eles são muito inovadores e estão trabalhando intensamente em energia renovável. Acho que se não for o maior em alguns anos estará entre as 3 maiores empresas de energia renovável.
Segunda feira ação deve subir com certeza!
Boa ação. Sempre pagando dy
Muito bom mesmo tenho ações e continuo comprando
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.