Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

ENTREVISTA-Constellation vê chance de reação robusta na bolsa em 2021, mas alerta sobre fiscal e inflação

Publicado 06.11.2020, 14:55
Atualizado 06.11.2020, 15:00
© Reuters. (Blank Headline Received)

© Reuters. (Blank Headline Received)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - Os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 nas empresas brasileiras estão diminuindo e uma vacina no começo do próximo ano pode apoiar uma forte recuperação na bolsa paulista, embora o cenário fiscal ainda fomente incertezas, avalia Florian Bartunek, sócio-fundador da Constellation Asset.

A Constellation tem atualmente 15 bilhões de reais sob gestão e nomes como o bilionário Jorge Paulo Lemann na sua estrutura societária.

"A bolsa pode ter uma recuperação robusta", afirmou o executivo em entrevista à Reuters. Ele ressaltou que a economia está voltando a funcionar, mesmo que devagar, e que um eventual início de vacinação contra o coronavírus no início de 2021 vai ajudar a melhorar a percepção nos mercados sobre a recuperação das companhias.

A Universidade de Oxford afirmou nesta semana que espera apresentar resultados do teste de estágio avançado de sua candidata a vacina contra Covid-19 neste ano, o que aumenta a esperança de o Reino Unido começar a distribuir uma vacina bem-sucedida no final de dezembro ou no início de 2021.

"No final das contas, o que importa é o desempenho das companhias.. Obviamente, uma economia exuberante ajuda muito, mas se também for 'ok' as boas empresas vão fazer o seu papel e apresentar uma boa performance", diz, citando que há ações já sendo negociadas a preços anteriores à pandemia.

Após renovar máximas no começo do ano, aproximando-se dos 120 mil pontos, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, despencou para quase 60 mil pontos com as preocupações associadas ao Covid-19. No ano, apesar da recuperação, ainda perde 13,35%. Em dólar, recua 37%. Nos Estados Unidos, por sua vez, o S&P 500, que também sofreu com os temores ligados à pandemia, já contabiliza uma alta de 8,7% em 2020.

De acordo com Bartunek, os investidores ainda têm dúvidas sobre o quadro fiscal no Brasil, algo que inclui aumento do déficit nas contas públicas em razão das medidas para atenuar os efeitos do coronavírus e a manutenção do teto de gastos, além da capacidade do governo em fazer reformas necessárias para o país.

"Tem esses pontos de interrogação", afirma. Ele acrescenta que o Congresso Nacional mostra intenção de acelerar a agenda de reformas, embora pondere que seja algo difícil de se executar. "Mas, claramente, há uma demanda."

O sócio-fundador da Constellation também chama a atenção para o comportamento dos preços no Brasil. Embora não exista uma "preocupação enorme com a inflação agora", Bartunek ressalta que é uma variável que é necessário monitorar permanentemente, principalmente com o quadro fiscal deteriorado.

Nesta sexta-feira, o IBGE informou que o IPCA acelerou a alta a 0,86% em outubro, de 0,64% em setembro, resultado mais elevado para o mês em 18 anos e taxa mais alta do ano. Em 12 meses, subiu 3,92%, quase no centro da meta de 2020, que é de 4% com margem de 1,5 ponto para mais ou menos.

"Se o mercado começar a ter a percepção que a inflação é um problema, isso afeta o juro longo... e quanto mais alto o juro longo menos interessante fica a bolsa", reforça, lembrando que o movimento também afeta crédito de bancos, eleva as incertezas e os investidores acabam ficando mais cautelosos.

© Reuters. (Blank Headline Received)

Na véspera, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fez forte defesa da necessidade do país se comprometer com a sustentabilidade das contas públicas no pós-pandemia, frisando que sem isso há sério risco de desorganização dos preços de mercado.

Bartunek afirmou que tem ocorrido um crescente interesse de clientes, empresas e investidores em políticas de investimentos que consideram também fatores ambientais, sociais e de governança corporativa, resumidos na sigla em inglês ESG. Segundo ele, a partir do próximo ano novos nomes devem atuar com mais afinco nessa direção no Brasil.

LEIA MAIS - ESG: Como Alinhar Seus Investimentos com Seus Valores

"Investidores mais robustos estão estudando esse processo e no meio do ano que vem vamos ver mais nomes sendo mais vocais nessa estratégia", disse.

Últimos comentários

primeiro trimestre vai ter as reformas e quem sabe uma ajuda internacional ...o paia tem crédito lá fora...pega empréstimo equilibra as contas públicas e vamos q vamos...
Avenue, nos aguarde.
Boa analise. Ibov baratissimo. 120 k por perto
logo chega a conta do governo (impostos e mais impostos)
Em SP o governador já aumentou os impostos.
2020 2021 2022 quiçá 2023 o Brasil estará lascado! Dívida do tamanho do PIB, n tem dinheiro.. vai dar calote.. n tem reserva.. já era.. só pode ser louco pensar isso.. recuperação em 2023 e olhe lá
Então fica aí com esse pensamento, enquanto nós faturamos!
2021 será tenso
parece que nos últimos dias os riscos muito mencionados nas ultimas semanas como o fiscal, inflação e  covid que tem aumentando muito na Europa e USA, acabaram num passe de magica, Vai entender.......
após eleição vai voltar.. nesse fds já vai dar merlim
Esse é um dos poucos gestores que eu respeito. Aí tem competência. Não é como alguns gestores que querem 'Alaskar' o investidor e ainda fica posando de competente nas entrevistas.
alaskar...KKK... excelente
Risco fiscal e inflação no Brasil são itens de série.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.