Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

ENTREVISTA-XP vê potencial de alta menor para Ibovespa em 2020 após recuperação recente

Publicado 09.07.2020, 08:35
Atualizado 09.07.2020, 11:10
© Reuters. .

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa ainda tem espaço para alta, principalmente em relação a outras opções de investimentos, dado o cenário de juros baixos no país, embora tende a ser menor após a forte recuperação desde as mínimas do ano, avalia o estrategista-chefe da XP Investimentos, Fernando Ferreira.

"Em relação à renda fixa, ainda há um potencial bastante interessante de valorização. Mas do movimento total de recuperação, desde os 60 mil pontos, sem dúvida, boa parte já aconteceu", afirmou Ferreira à Reuters na quarta-feira, quando o Ibovespa quase bateu os 100 mil pontos.

Após encostar nos 120 mil pontos em janeiro, o índice afundou em março por causa da Covid-19, chegando a 61.690,53 pontos no pior momento. Desde então, já subiu mais de 60%, apoiado na forte liquidez nos mercados, resultado de medidas de combate aos efeitos econômicos da pandemia, bem como sinais de rápida retomada principalmente da China e dos Estados Unidos.

"Isso fez com que a gente chegasse até aqui mais rápido do que se esperava", afirmou, citando ainda o arrefecimento das tensões políticas no Brasil como componente para a reação.

Ele ponderou que o país ainda não saiu das crises de saúde, econômica e política, e que a temporada de resultados de empresas do segundo trimestre deve mostrar números ruins, mas que os ativos estavam tão depreciados que a melhora mesmo marginal no cenário bastou para a recuperação.

Apesar da alta recente, o Ibovespa ainda acumula queda de 14% no ano, desvalorização que sobe a 35% em dólar.

Para Ferreira, o prognóstico de o Brasil sair da crise com juros ainda menores do que entrou trará tanto mais atratividade a investimentos na economia real como mais migração da renda fixa para variável. "Não só de pessoas físicas, mas de fundos multimercado e fundos de pensão que ainda estão muito subalocados em bolsa", afirmou.

Ferreira e equipe revisaram no começo do mês passado sua projeção para o Ibovespa para o final do ano de 94 mil para 112 mil pontos. Ele não descarta eventuais ajustes na expectativa no curtíssimo prazo, mas sinalizou que deve esperar a safra de resultados do segundo trimestre.

Para o estrategista, o principal risco para o cenário de recuperação das ações no país seria uma nova onda de casos de Covid-19 no mundo que traga um grande impacto econômico, com a volta das restrições de movimentação de pessoas.

Nos EUA, apesar do aumento de casos, ele observa que isso não está acompanhado de crescimento nas hospitalizações e mortes, "que é o que o mercado está prestando atenção, pois levaria a novo fechamento de fronteiras, da atividade econômica, fazendo o mercado sofrer". Além disso, o protocolo médico melhorou muito nos últimos três meses.

UPSIDE

Em meio à reação do Ibovespa, com algumas ações já tendo revertido as perdas no ano, Ferreira afirma que os 'upsides' estão em papéis de empresas de qualidade, bem geridas e com bons fundamentos, mas que não vê um movimento como o visto até agora.

"Foi um rali muito focado nas vencedoras desse novo mundo pós-pandemia", avalia, destacando ações de ecommerce e tecnologia, entre elas B2W (SA:BTOW3), que acumula alta de mais de 80% no ano, Magazine Luiza (SA:MGLU3), que sobe cerca de 60%, e Via Varejo (SA:VVAR3), com elevação em torno de 45%.

Em linha com a visão no mercado, ele acrescenta que tem olhado para papéis de companhias que se beneficiam da abertura, como Lojas Americanas (SA:LAME4), Localiza (SA:RENT3), Iguatemi (SA:IGTA3), Vivara (SA:VIVA3) e Eztec (SA:EZTC3), presentes na carteira recomendada da XP para o mês.

"Todas empresas sólidas, bem geridas, com bons fundamentos, mas cujos papéis ficaram um pouco para trás em relação a outros setores, porque foram muito impactadas na quarentena", explicou.

© Reuters. .

Nesse grupo, com exceção de Lojas Americanas, que sobe 24% no ano, em boa parte ajudada pelo salto de sua controlada B2W, Localiza recua quase 6%, Iguatemi perde 32%, Vivara cede 23% e Eztec cai 18%.

Segundo Ferreira, ações que caíram muito não necessariamente estão com preço atrativo. Alguns papéis podem ter potencial de valorização e se recuperarem se a situação normalizar, disse, mas é preciso entender o motivo para a queda.

Ele citou o caso das companhias aéreas. Azul (SA:AZUL4) acumula perda de cerca de 60% e Gol (SA:GOLL4) recua mais de 45% em 2020. Há uma preocupação de longo prazo sobre qual será a destruição de demanda estrutural no setor pós-pandemia, avaliou, dada a mudança de hábito.

Últimos comentários

Não dá pra acreditar nessas previsões. Ninguém sabe o que está na mente de cada investidor. Cada um tem uma estratégia diferente nesse jogo.
Quando XP faz alguma previsão, acontece o contrário. Previram 94 mil pontos no final de 2020, 1 mes depois essa meta já foi atingida. É só fazer tudo ao contrário o que a XP diz. simples.
A XP ERROU FEIO E QUANDO A BOLSA ESTAVA COM 60/70 MIL FEZ A PREVISÃO DE 94 MIL EM DEZEMBRO. COM QUASE 100 MIL EM JULHO FAZER A PREVISÃO DO TITULO ACIMA É QUASE UMA PIADA. TODOS ERRARAM MAS DA XP SE ESPERAVA ALGO MELHOR.
As acoes que mais subiram foram as de tecnologias, tal como Totvs, localweb, positivo, B2w.
POSI3 era pra ter subido muito mais. Os tubarões e os grandes players estão freando ela. Palhaçada... Mas quem comprar por agora e tiver paciência, colherá belos e lucrativos frutos! Fica a dica!
vc usa positivo??? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣....
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.