Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

ESG: Termo será obrigatório na hora de escolher onde investir, dizem gestores

Publicado 05.03.2021, 14:35
Atualizado 05.03.2021, 14:37

Por Ana Carolina Siedschlag

Investing.com - Os últimos dez anos foram um período de consolidação das boas práticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa - ESG, na sigla em inglês - para as empresas e seguem a tendência de se tornar parâmetros fundamentais para todas as alternativas de investimentos, disseram nesta sexta-feira (5) especialistas em gestão de ativos durante a Expert ESG, evento promovido pela XP Investimentos.

LEIA MAIS: Orizon estreia em alta na B3 com apostas no ESG

Para Cindy Shimoide, diretora de estratégias multimercado para América Latina da BlackRock (NYSE:BLK)(SA:BLAK34), considerar as práticas ESG de uma empresa é um caminho de certo modo óbvio para os gestores de portfólio por englobar a análise do que representa uma empresa sustentável.

Ela explica que o movimento global mirando ativos bem posicionados neste tema tem transformado a maneira como a sigla é vista pelas empresas, que buscam estar bem colocadas para atrair mais consumidores e investimentos.

“Vai chegar um dia em que não vamos mais falar de investimentos ESG porque todas as alternativas serão sustentáveis, ou vão considerar aspectos disso”, diz.

LEIA MAIS: Brasil prepara terreno para emissões externas ESG em meio a críticas sobre política ambiental

Já Fabio Alperowitch, co-Fundador e gestor de portfólio da FAMA Investimentos, completa que, apesar do termo ESG existir há quinze anos, foi o processo acelerado dos últimos anos que obrigou o mercado a prestar atenção nessas iniciativas e, às empresas e aos investimentos, a mudarem a visão que tinham com esse tipo de preocupação.

“Está ficando claro que ESG não é filantropia, é investimento. Focar em empresas com boa governança e boas práticas é um caminho para garantir que a administração está fazendo um bom trabalho e que dará retornos”, diz.

Como os fundos olham para o ESG?

Hilde Jenssen, diretora de ativos fundamentais da finlandesa Nordea, explica que mesmo nos países nórdicos, pioneiros nas boas práticas, o conceito só começou a se difundir para toda a cadeia de investimentos há pouco tempo.

Até então, ela diz, a sigla acabava restringindo uma classe de ativos considerados como “verdes” ou “sustentáveis”, o que agora tem se expandido.

“A motivação dos investidores mudou, não é só mais para nichos específicos. É um assunto que envolve a todos”, diz.

Segundo ela, essa expansão do termo para outras classes de interesse se deve, primeiramente, por mudanças regulatórias que passaram a obrigar que empresas cumpram determinadas regras, que acabam indo de encontro com boas práticas de ESG.

LEIA MAIS: XP: Negócio com Siemens-Gamesa reitera perfil de receita de longo prazo da Aeris

Também, aponta, empresas que seguem esse termo costumam ter maiores garantias de geração de lucro e são sinais de boa administração de risco por parte do comando.

Já Florian Bartunek, sócio fundador e CIO da Constellation Investimentos, aponta que o ESG pode ser um bom critério para investidores iniciantes que não sabem quais métricas acompanhar na hora de investir.

“O ESG engloba praticamente tudo o que é relevante, principalmente do ponto de vista do investidor em termos de viabilidade do negócio”, diz.

Segundo ele, é uma ótima porta de entrada para o investidor pessoa física que está tentando se educar sobre o mercado.

Últimos comentários

Empresas que lançam green bounds, são boas alternativas com projetos que se enqudram nesse princípio. A Rail3 é uma delas.
Ouço isso desde os anos 80, quando era estudante de economia.
Ouço isso desde os anos 80, quando era estudante de economia.
Meia duzia de Bozolete falando besteira por aqui. Impressionante. Vai estudar!!!!!
se quiser é assim e pronto.
As soluções para a economia serão potencializadas pela mentalidade ESG. Acredito que já seja um dos fatores fundamentais para analise que considere ponderação de risco e retorno. A tendência  é que seja cada vez mais...
Este ESG é mais um pseudo instituto palpiteiro que quer tirar proveito do mercado financeiro ! É igual as agencias de risco que só dão opiniões erradas induzindo a manada a seguir suas postagens e opiniões  ajudando a manipular os ativos e índices  controlados pelos bancos, jornais (noticiários) , governos ,  e outros manipuladores !!  Ah  !   E também um monte de idiotas que acham que são os sábios do mercado !!
O Bozolete esta perdido!!!!! Meu filho, vai ler Brasil247 para não perder todo seu auxilio emergencial na bolsa!!!! Não sabe nada.
Por isso eu compro vale 👍🏻
Pura modinha e SINALIZAÇÃO DE VIRTUDE. Além de ajudar a justificar o salário de boa parte do departamento de Marketing das corporações.
kkkkk...pura verdade
kkkkk...pura verdade
q pp
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.