Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

FGO será regulamentado na próxima 2ª feira, diz secretário

Publicado 21.05.2020, 20:47
Atualizado 22.05.2020, 07:35
© Reuters. (Blank Headline Received)

© Reuters. (Blank Headline Received)

BRASÍLIA (Reuters) - O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, afirmou que a equipe econômica vai concluir na próxima segunda-feira a regulamentação do Fundo de Garantia de Operações (FGO), após o presidente Jair Bolsonaro ter sancionado esta semana a lei que aprovou o Pronampe, programa emergencial de estímulo ao crédito para micro e pequenas empresas.

O programa prevê um aporte de 15,9 bilhões de reais do Tesouro no FGO, que vai prover garantias para crédito bancário tomado por micro e pequenas empresas, setor fortemente abalado pelo impacto econômico da pandemia do coronavírus.

Em videoconferência promovida pelo Sebrae na noite desta quinta-feira, Costa afirmou que o ministério está concluindo também a Medida Provisória (MP) que liberará, por meio de um crédito extraordinário, os recursos que serão aportados no FGO. A expectativa é que a medida seja editada até o início da próxima semana, afirmou.

"Estamos inaugurando a era do Pronampe, que vai ser parte do vocabulário da micro e pequena empresa brasileira. Teremos, agora, uma ferramenta que vai resolver o maior problema para o micro e pequeno empresário, que é o crédito", disse Costa.

© Reuters. (Blank Headline Received)

Poderão tomar financiamento, no âmbito do programa, os negócios com faturamento de até 4,8 milhões de reais ao ano. O empréstimo poderá ser de até 30% da receita bruta de 2019. Caso as empresas tenham menos de um ano de funcionamento, o limite será de até 50% do seu capital social ou até 30% da média de seu faturamento mensal, o que for mais vantajoso.

(Por Gabriel Ponte)

Últimos comentários

Os bancos vão subir eu acho.
vou c omprar hj , bancos.. ta baixo eestava na expectativa.. Tá n a hora. .
Muita sacanagem. Azul, Gol, Embraer pegaram empréstimos a juros baixímos junto ao BNDES e micro e pequenos empreendedores estão pegando créditos a preço de mercado. O pobre e o pequeno sempre paga o pato.
A taxa de juros desse empréstimo é fixada em Selic + 1,25% ao ano (ta na lei), não acho que ta caro.
 Se a selic for para os 5 % outra vez vai comer ,no mínimo, a metade do lucro líquido do micro e pequeno empresário ! Nós estamos  trabalhamos com margens muito estreitas nestes últimos dois anos ! A prioridade dos quatro últimos governos é aumentar as margens doas médias e grandes empresas e manter o pequeno e micro empresário apenas sobrevivendo sem possibilidade de passar para o grau superior !
Bem maior, inclusive 18% dos 36% aprovados para receber rejeitaram o empréstimo pelas garantias caras e o empréstimo mais ainda. Economistas foram praticamente unânimes, o governo ñ tem q ver como crédito, mas como auxílio.
Já estão sinalizando quem pagará a conta do icms e selic baixos, auxílio emergencial, política cambial. Azul, Gol, Embraer pegaram empréstimos a juros baixímos junto ao BNDES, mas p pequenos empreendedores FGO a juros de mercado. Complicado viu
Pra empresa ter direito ao crédito, precisa colocar garantia real de 130% do que for pegar, imovel ou investimento. Simples assim!!
Aonde vc viu isso?
Mais um incentivo que ficará "empoçado " nos bancos.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.