Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Governo federal tem meta de venda de ativos e desinvestimentos de R$150 bi em 2020

Publicado 14.01.2020, 17:50
Atualizado 14.01.2020, 17:50
Governo federal tem meta de venda de ativos e desinvestimentos de R$150 bi em 2020

Por Gabriel Ponte

BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal quer elevar em cerca de 42% a arrecadação com desinvestimentos e venda de ativos em 2020, a 150 bilhões de reais, afirmou nesta terça-feira o secretário especial de Desestatização do ministério da Economia, Salim Mattar.

O foco deste ano serão as empresas do grupo Eletrobras (SA:ELET3), afirmou Mattar em entrevista a jornalistas. A estatal detém o controle de 210 empresas, das quais oito são subsidiárias, 173 coligadas, e 29 de simples participação.

"Esperamos em 2020 fazer a capitalização da Eletrobras, para poder aliviar os cofres públicos", disse Mattar. Ele mostrou-se confiante na aprovação, neste ano, do projeto de lei que prevê a desestatização da empresa, que depende de investimentos anuais de 14 bilhões de reais.

Em 2019, o governo arrecadou 51,4 bilhões de reais com desestatizações e 54 bilhões com desinvestimentos. As empresas vendidas ou que tiveram participação vendida pela União incluíram IRB Brasil (SA:IRBR3), Embraer (SA:EMBR3) e Vale (SA:VALE3).

Dentre os planos da equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro, está a redução do número de empresas nas quais a União possui participação para 300 ao fim deste ano, ante 624 no final de 2019. Esse número inclui tanto empresas controladas pelo Estado, como companhias subsidiárias, coligadas e empresas nas quais o Tesouro tem simples participação.

"Nós pretendemos vender 150 bilhões de reais em ativos do governo, sendo, aproximadamente, 300 empresas, e neste momento, estamos elaborando um 'fast track', praticamente pronto, que estuda a hora correta para entrar no Congresso", disse Mattar.

Ele explicou que o mecanismo seria levado por meio de um projeto de lei que tem como propósito acelerar as aprovações do Congresso para os desinvestimentos. "A meta depende do fast track passar", disse Mattar.

CORREIOS

Mattar também citou como certa a privatização dos Correios, mas descartou a possibilidade do negócio ser feito neste ano. A empresa já está inserida no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

"(A privatização dos Correios) é mais para 2021, fim de 2021, do que 2020, que, garantidamente, não será", disse o secretário.

Apesar de não adiantar a modelagem pela qual será feita o processo de venda dos Correios, Salim afirmou que uma consultoria está sendo contratada para avaliar todas as alternativas.

Últimos comentários

Governo nao tem que ser dono de empresa nenhuma, tem aprnas que planejar, fiscalizar e cobrar desenvolvimento para uma boa arrecadacao tributaria
Estatal boa é estatal Privatizada!
Falou em secar a têta brota socialista até do chão kkkkk
Poderiam incluir as forças armadas no pacote e remodelar essa pouca vergonha que não produz nada e somente serve para pagar salários para barrigudos.....
Falou o comunista frustrado
...digo Marxista
Tem é que multiplicar o exército pra meter pau no lombo de baderneiros hahaha
Estatais só servem para cabide de emprego para os amigos do rei.
Demorou!!
mas desemprego vem aí. quem comprar vai reduzir pela metade os empregados.
Se o bom gestor verifica que empregos dentro da empresa são ociosos, ele toma atitude que geram economia, por isso que empresas privadas crescem e futuramente se multiplicam e consequentemente geram mais empregos e investimentos depois de se realinhar.. Empresa não é coração de mãe onde todos cabem, e nem sequer é tocada na base de sentimentos, empresa é coisa séria e profissional, não tem chorinho de deixa o coitadinho aqui se não vai ficar desempregado, se toda empresa pensasse assim não teríamos mais nenhuma, não é a toa que algumas estatais dependem de investimentos do Governo todo ano para suprir caixa e investimentos, má administração!!!
Herbert Garcia, falou tudo ao contrário meu amigo.Veja a telefonia.Quando era estatal só os ricos tinham celular, o serviço era caro, o aparelho era caro, funcionava mal. Para usar a internet pelo telefone fixo era só da meia noite às 6h da manhã. Fiz muito trabalho de faculdade nesse horário por não poder pagar o acesso durante o dia.Quando privatizou gerou concorrência, vivo, oi, claro, Tim... fora os pequenos que trazem internet. Hoje se você não gosta do preço do pacote você muda de Pacote, tá pagando caro ainda muda de operadora, não funciona o sinal, muda de operadora, pode ter dois Chips no telefone para melhorar relações de trabalho e facilitar o dia a dia, todo mundo tem celular, inclusive os mais pobres.Quatro empresas GRANDES EMPREGAM MAIS QUE UMA. Fora o investimento em marketing e propaganda, o pessoal na rua vendendo chip e plano de internet. Sem contar ainda os pequenos provedores de internet. Infinitas vantagens, preço, serviço, emprego.
Privatiza já!
Provavelmente vc nunca teve capacidade de passar em um concurso.
Provavelmete vc quer ganhar altos salários, altas aposentadorias, altos benefícios enquanto faz aquele discursinho decorado em defesa dos pobres, mas esquece que são eles os que mais sofrerão pra manter seus altos privilégios, altos salários e altas aposentadorias, Concursado não é um Deus supremo pra ganhar mais que outro. A REFORMA ADMINISTRATIVA ACABARÁ COM ESSA FARRINHA
Privatização = Alguns trocados - empregos - salário - recursos aplicados no país = + concentração de renda + remessa de lucro p/exterior + miséria. . Bom para alguns acionistas e péssimo para o Brasil.
O Gás de cozinha tbm teve um reajuste diagramado ;-;
Iria pagar 5 pilas de qq jeito, ou vc acha que empresas privadas iriam manter o preço quando houvesse oscilações nos preços internacionais?
Garanto que não seria o mesmo preço da Petrobrás, concorrência abre as portas, vence aquele que presta um melhor serviço, um preço justo, um bom atendimento! Se estatal fizer greve, não há problemas, vc compra em outro lugar. ESTATAL tá cagando se vc gosta ou não do serviço dela, e se der prejuízo o "contribuinte" paga. Correios prestam O PIOR serviço do mundo, não há concorrentes e ainda dá prejuízos?!!!!! Putzzzz
Para o setor elétrico a venda tem que ser atrelada a plano de investimento por parte do comprador a fim de evitar prejuízos ao consumidor que arca com constantes aumento de tarifas para um serviço ruim. Vide o caso AES Eletropaulo que acabou sendo vendida novamente para Enel. Na gestão AES além de usar carta de crédito do BNDES para compra se preocupou tão somente em fazer remessas a matriz Americana e dane-se o consumidor.
mto bom né. tem q vender mais ainda. tem q privatizar TUDO
quero ver quando acabar as vendas...se arrecadar 200bi e o governo gastasse 20bi por ano tudo bem duraria 10 anos. mas em pouco tempo não terá o que vender já que o gasto é bem maior. só enrolando...
Vende tudo, é só cabide de empregos, salarios faraonicos e aposentadorias fora da realidade
quero ver o resultado dessa liquidação daqui uns 10 anos..... Venderam a TAG, NTS e BR....e já parece que entenderam que fizeram besteira,  tanto que o discurso do choque da energia barata minguou....rsrsrsrs
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.