Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Ibovespa avança forte com sinais externos favoráveis sobre ritmo de contágio

Publicado 06.04.2020, 14:10
Atualizado 06.04.2020, 14:15
© Reuters. (Blank Headline Received)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O tom positivo prevalecia na bolsa paulista nesta segunda-feira, com o Ibovespa avançando mais de 7%, na esteira do humor dos investidores mais favorável no exterior, em meio a sinais mais animadores sobre o ritmo de contágio do novo coronavírus.

Às 14h21, o Ibovespa subia 8,1%, a 75.166 pontos. O volume somava 11,8 bilhões de reais. A alta vem após o Ibovespa acumular na semana passada queda de 5,3%, ampliando a perda em 2020 para quase 40%.

O viés benigno nos mercados acionários globais encontrava apoio em informações recentes de desaceleração de números de casos e vítimas do Covid-19 em algumas regiões. O S&P 500 subia 4,4% nos Estados Unidos.

Na Europa, o número de mortes pelo novo coronavírus na Espanha diminuiu pelo quarto dia no domingo, enquanto a Itália registrou o menor número diário de mortes por Covid-19 em mais de duas semanas.

No fim de semana, o presidente norte-americano, Donald Trump, também expressou esperança de que os EUA estão passando por um "nivelamento" da crise de coronavírus em algumas das regiões do país, embora alguns de seus principais consultores médicos tenham adotado visão mais moderada.

Investidores, contudo, permanecem na defensiva, o que tem gerado grande volatilidade. "A percepção de todos é que ainda não há consenso de qual tamanho do estrago que teremos no PIB global e qual o tempo dessa recuperação, por este motivo ainda não há um piso de referência...apenas incertezas quanto à velocidade da recuperação da economia global", destacou o BTG Pactual (SA:BPAC11).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em nota enviada pela área de gestão, o banco acrescentou que no Brasil, não há como definir ainda algum tipo de fundamento, mas que há uma percepção de que o "pânico" deve ter ficado para trás.

O Bank of América atualizou suas previsões para o mercado acionário na América Latina, incluindo corte na estimativa para o Ibovespa no final do ano a 76 mil pontos, de 87 mil anteriormente.

DESTAQUES

- BTG PACTUAL UNIT avançava 12,9% e liderava as altas no setor de bancos do Ibovespa, após anunicar novo programa de recompra de papéis. BRADESCO PN (SA:BBDC4) tinha alta de 10,6%, ITAÚ UNIBANCO PN avançava 8,6% e BANCO DO BRASIL ON (SA:BBAS3) valorizava-se 9,6%. O Conselho Monetário Nacional (CMN) vedou temporariamente o aumento do pagamento de dividendos e remuneração pelos bancos como parte do pacote de medidas para enfrentar a crise do coronavírus. Em pararelo, a Febraban disse que os cinco maiores bancos do Brasil receberam mais de 2 milhões de pedidos de renegociação de dívidas. O Goldman Sachs elevou a recomendação de Bradesco e Itaú para compra, mas reduziu os respectivos preços-alvo, assim como os de BB (mantido com recomendação de compra) e Santander Brasil (SA:SANB11) (que teve a recomendação neutra mantida).

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) e PETROBRAS ON (SA:PETR3) subiam 2,5% e 2,9%, respectivamente, tendo a queda dos preços no petróleo no exterior como pressão negativa, depois que Arábia Saudita e Rússia adiaram reunião para discutir cortes na produção. Um importante negociador russo, porém, disse que Arábia Saudita e Rússia estão perto de um acordo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- VALE ON (SA:VALE3) valorizava-se 6%, em linha com o desempenho positivo de papéis do setor de mineração e siderurgia na Europa. GERDAU PN (SA:GGBR4) tinha alta de 7,6%, mesmo após anunciar na sexta-feira cortes de produção em operações nas Américas, que incluem desligamento de alto-forno na usina de Ouro Branco (MG).

- NOTRE DAME INTERMÉDICA ON subia 17,3%, após o papel doo grupo hospitalar fechar com tombo de 12% na última sexta-feira.

- LOCALIZA ON (SA:RENT3) avançava 15,7%, também mostrando recuperação, depois que fechou em baixa de quase 11% no pregão anterior.

- GOL (SA:GOLL4) PN tinha elevação de 9,1%. A companhia aérea divulgou queda na taxa de ocupação total de seus voos para 71,6% em março, de 79,3% um ano antes, em meio ao recuo de 29,7% na demanda e declínio de 22,2% na oferta, segundo dados prévios de tráfego. No setor, AZUL PN (SA:AZUL4) mostrava acréscimo de 9,3%.

Últimos comentários

quando tudo voltar ao normal vamos sentir falta dessa volatilidade toda!
EU CANTEI A BOLA ONTEM COMPREM ITAU  ITUB4  VAI VOAR
B3 sempre seguirá movimento gringo
Vôo de galinha! na prática a situação do mercado para as empresas não está bom.
Como ê possível Bovespa de 76mil no final do ano? Já está em 75mil agora!!!
Pq eles acreditam que ela vai ficar descendo e subindo o ano todo...
mercado futuro !! comprar e esperar os papeis estao baixos . a longo prazo vai fazer a boa
muito difícil acertar o fundo. ideal é ir comprando aos poucos, para aqueles que estavam líquidos claro.
KKK quando era queda...lá fora -5% aqui batia -10% certeiro.agora lá fora +5,6% aqui não chega a 11% pq?
pq o Brasil é muito volátil
Hei, camarada, vamos torcer, nao botar lenha na fogueira, animar , esta e a chave, se nao sabe pular corda se enforque; o povo precisa de estimulo 😉
Ceis sabem que isso foi só um respiro né? Não sejam noobs.
ainda acho q a bolsa chega a 55k
Se sobe e pq estão otimistas C a queda do corona. Amanhã vai e vão dizer que estão pessimistas C o aumento do corona virus... Kkkk. Piada
Verdade mesmo.O que estamos vivendo é incerteza elevada, logo a cada dia teremos uma expectativa no mercado.
O que eu acho engraçado é que os casos reduzem la na PQP e faz a bolsa deles subir 5%, enquanto isso nos hospitais que dou plantão aqui a coisa pior a cada dia e nossa bolsa decolando 10% kkkkk, é muita incoerência
A bolsa brasileira nao ta nem ai o que acontece aqui, aumenta o desemprego nos EUA e a nossa bolsa cai, o trump fala "A" a nossa bolsa cai, só quando a coisa ta muito feia aqui que começa a cair ou seja, quando as bolsas do mundo estiverem voltando por conta do corona virus recuar, aqui vai estar no pico e vai cair ainda mais.
Lucas, o mercado precifica antes de qualquer noticia. O mercado é especulativo. Especulação, em resumo, é "O que o mercado projeto/espera" versus "O que de fato está ocorrendo". Otimismo ou Pessimismo. Ainda que momentâneo, hoje o cenário foi otimista. Pessoal resolve investir em ativos de risco. Amanhã, dependendo do cenário encontrado, pode ser pessimista, tirando dinheiro das especulações. E assim vai girando esse carrossel com um monte de sardinhas (me incluo nisso) junto.
Exato. O mandatário do fluxo na nossa bolsa é o estrangeiro! O estrangeiro traz investimento pro Brasil quando avalia que terá vantagens, obivamente. Nossa taxa basica de juros costuma ser mais alta do que em outros países mais seguros, como os EUA, por exemplo. Isso 'atrai' capital às nossas empresas. Porém, num momento caótico como este, o investidor busca proteção em ativos de segurança, onde o dólar é um dos carros-chefe, já que é uma moeda de mais de dois séculos de história, tendo resistido a situação de duas guerras mundiais. Isto é, oferece resiliência ao investidor. Resultado: nossa bolsa cai com aversão ao risco, e sobe dolar, onde o investidor está 'se protegendo' da situação.
O WINJ20 responde após 14:15 a notícia fria, de 12:10...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.