Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Ibovespa avança liderado por educação sem tirar exterior do radar

Publicado 11.12.2019, 13:39
Atualizado 11.12.2019, 13:39
Ibovespa avança liderado por educação sem tirar exterior do radar

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançava nesta quarta-feira, superando os 111 mil pontos, tendo as ações de educação entre as maiores altas após o MEC flexibilizar regras sobre ensino à distância e com agentes financeiros também à espera da decisão de juros do banco central dos Estados Unidos.

Às 12:21, o Ibovespa subia 0,31%, a 111.014,97 pontos. O volume financeiro somava 4,3 bilhões de reais.

O Federal Reserve realiza sua última reunião de política monetária de 2019 nesta quarta-feira e a expectativa é de que o a autoridade monetária deixe inalterada sua taxa básica de juros entre 1,5% e 1,75% e reitere que deve manter esse nível durante boa parte de 2020, senão o ano inteiro.

"No mercado, a expectativa se dá mesmo pelo comunicado e discurso do chairman Jerome Powell, que sinalizará o caminho da política monetária americana", destacou a equipe da Elite Investimentos, em notra a clientes.

Desdobramentos relacionados ao embate comercial China-EUA também continuam no radar, uma vez que presidente norte-americano, Donald Trump, tem alguns dias para decidir se deve impor tarifas sobre quase 160 bilhões de dólares em bens de consumo chineses.

Da pauta brasileira, há expectativa para a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, prevista para após o fechamento do mercado, com as estimativas apontando redução da taxa Selic para 4,5% ao ano. Assim como a decisão do Fed, as atenções estarão voltadas para o comunicado.

"Se por um lado está dado o corte neste ano, fica a dúvida para 2020, já que o dólar segue em patamar elevado e a inflação mostra pressão de curto prazo, mas ainda abaixo da meta do Banco Central", destacaram analistas da Mirae Asset.

Ainda na pauta doméstica, o setor de varejo no Brasil seguiu em recuperação em outubro, embora com aumento das vendas abaixo do esperado, iniciando o quarto trimestre com ganhos em combustíveis e materiais para escritório.

Investidores também repercutem o resultado do IPO da plataforma de serviços financeiros XP Inc, com as ações estreando nesta sessão no mercado norte-americano, após operação que avaliou a companhia em quase 15 bilhões de dólares. A demanda no IPO superou em 14 vezes a oferta.

Na visão da equipe do Safra, o sucesso do IPO da XP chancela a perspectiva do mercado de que a empresa continua apresentando altas taxas de crescimento, se beneficiando da intermediação dos bancos no universo de investimentos, conforme nota a clientes.

DESTAQUES

- YDUQS ON (SA:YDUQ3) e COGNA ON avançavam 3,3% e 4%, respectivamente, após o Ministério da Educação (MEC) permitir que até 40% da carga horária dos cursos susperiores presenciais da rede federal seja ofertada na modalidade de ensino a distância (EAD). Fora do Ibovespa, SER EDUCACIONAL ON (SA:SEER3) subia 4% e ANIMA ON (SA:ANIM3) ganhava 0,7%.

- ITAÚ UNIBANCO PN valorizava-se 0,4%, após o IPO da XP Inc, na qual detém participação relevante. A equipe da Safra disse acreditar que o IPO deve trazer um resultado positivo para o Itaú de cerca de 1,2 bilhão de reais com a reavaliação da participação do Itaú no patrimônio da XP. No setor, também contaminado pelo IPO, BTG PACTUAL (SA:BPAC11) UNIT tinha elevação de 0,7%. BRADESCO PN (SA:BBDC4) caía 0,5%.

- MAGAZINE LUIZA ON (SA:MGLU3) subia 1,6%, tendo de pano de fundo dados mostrando que o volume das vendas no varejo subiu 0,1% em outubro na comparação com o mês anterior, o sexto mês seguido de alta nas vendas e o melhor resultado para outubro desde de 2016, quando houve ganho de 0,5%. [sexto mês seguido de alta nas vendas e o melhor resultado para outubro desde de 2016, quando houve ganho de 0,5%.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) subia 0,6% e PETROBRAS ON (SA:PETR3) avançava 0,3%, em sessão de fraqueza dos preços do petróleo no mercado externo.

- VALE ON (SA:VALE3) tinha acréscimo de 0,9%, em movimento alinhado a de outras mineradoras, diante da alta dos preços do minério de ferro na China.

- RESTOQUE ON saltava 7,2%, após a dona de marcas como Le Lis Blanc (SA:LLIS3), Dudalina e Rosa Chá anunciar nesta quarta-feira que realizará oferta primária de até 17,25 milhões de ações com esforços restritos, que deve ser precificada em 18 de dezembro.

- BANCO BMG PN subia 1,7%, tendo no radar abertura do programa de recompra de até 11.994.003 ações preferenciais do banco a partir desta quarta-feira, com prazo até 8 de dezembro de 2020. O montante equivale a até 10% dos papéis em circulação no mercado.

- JBS ON (SA:JBSS3) perdia 1,5%, pesando no Ibovespa, após noticiário intenso citando a empresa na véspera, incluindo cobrança do MPF cobra para a devolução de mais de 21 bilhões de reais por fraudes no BNDES em benefício companhia e nova fase da operação Porteira Aberta que investiga fiscais que atuavam na empresa, mas também que recebeu aval de credores para reprecificar 1,9 bilhão de dólares em empréstimos. A rival MARFRIG ON (SA:MRFG3) subia 1,4%.

- B3 ON recuava 0,9%, também destaque do lado negativo do Ibovespa. Mais cedo, companhia divulgou que o volume médio diário (ADV) de contratos negociados no segmento de ações foi de 1,65 milhão, acima do total de 888 mil em novembro de 2018 e quase estável em relação a outubro. Já a receita por contrato (RPC) média ficou em 981 reais, alta anual de 25,9%, mas queda de 10,1% em relação a outubro.

Últimos comentários

Mais reformas já!
Isso, vamos pedir mais reformas independentemente de quem ganha ou quem perda com elas. O importante é manter a fábula de recuperação econômica, a ibovespa bombando, o pobre cada vez mais pobre e o rico cada vez mais rico. Quem se importa com a realidade das ruas, a qualidade da educação e saúde pública? O importante mesmo é reformas, sejam elas quais forem!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.