Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Ibovespa encosta em 110 mil pontos com otimismo sobre vacinas

Publicado 24.11.2020, 18:43
Atualizado 24.11.2020, 18:45
© Reuters. Vacina contra Covid-19

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta de mais de 2% nesta terça-feira, encostando nos 110 mil pontos, patamar que não supera desde fevereiro, beneficiado pelo apetite a risco global, na esteira de dados promissores sobre a eficácia de vacinas contra o coronavírus e otimismo com a transição de poder nos EUA.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 2,24%, a 109.786,30 pontos, máxima de fechamento desde 21 de fevereiro, antes do agravamento da pandemia no Brasil e decretação de quarentenas no país para frear a doença. No melhor momento, chegou a 109.956,18 pontos.

O volume financeiro alcançou 36,9 bilhões de reais.

Além do progresso em relação às vacinas contra o Covid-19 noticiado nos últimos dias, o analista Rafael Ribeiro, da Clear Corretora, citou ainda como componente positivo para a alta nos mercados o começo da transição do governo norte-americano, afastando qualquer ruído sobre as eleições.

Também agradou, segundo ele, a possibilidade de que a ex-chair do Federal Reserve Janet Yellen comandará o Tesouro na gestão de Joe Biden, dado o seu histórico mais favorável para políticas monetárias expansionistas, "que abre espaço para um programa de estímulo ainda maior".

LEIA: Biden deve escolher Yellen como 1ª mulher no comando do Tesouro dos EUA, dizem aliados

Nos Estados Unidos, o S&P 500 e o Dow Jones fecharam em máximas históricas. Entre as commodities, o petróleo Brent avançou 3,9%, para 47,86 dólares o barril, maiores níveis desde março.

A forte alta da Petrobras também foi destacada pelo analista Ilan Arbetman, da Ativa Investimentos, que elencou uma série de vetores para a força dos papéis, entre eles a alta do petróleo e o resgate antecipado de títulos da dívida pela companhia, que reforça percepção de segue buscando reduzir endividamento.

Participantes do mercado também têm atribuído o fôlego do Ibovespa a entrada de estrangeiros na bolsa - que no mês já registra um saldo positivo de 26 bilhões de reais - e a uma rotação nos portfólios, para ações 'cíclicas' e de 'valor', com maior peso no índice, em detrimento de papéis de 'crescimento'.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) e PETROBRAS ON (SA:PETR3) avançaram 4,46% e 5,34%, respectivamente, ampliando a alta no mês para 38% e 41%, beneficiadas pela alta dos preços do petróleo e fluxo estrangeiro, além da rotação nos portfólios de ações. O Bank of America elevou a recomendação das ações para 'compra', com preço-alvo de 38 reais. A petrolífera também prometeu para o próximo dia 30 divulgar seu Plano Estratégico de 2021-25.

VEJA: BofA vê "céu mais claro" para Petrobras e eleva recomendação para 'compra'

- MULTIPLAN ON (SA:MULT3) subiu 7,16%, com empresas de shopping centers mostrando forte recuperação na sessão em meio ao otimismo com uma vacina contra o coronavírus, uma vez que o setor está entre os mais prejudicados pela pandemia. O Credit Suisse elevou preços-alvo e disse enxergar uma retomada mais rápida do que se esperava. BR MALLS ON (SA:BRML3) valorizou-se 7,07% e IGUATEMI ON (SA:IGTA3) avançou 5,99%.

- USIMINAS PNA (SA:USIM5) fechou em alta de 6,12%, seguida por CSN ON (SA:CSNA3), que subiu 6%, e GERDAU PN (SA:GGBR4), que avançou 2,59%. O Goldman Sachs atualizou projeções para as siderúrgicas, estimando volumes e preços maiores nos próximos trimestres. "Apesar da performance recente sólida das ações, nós ainda enxergamos 'upside' e um 'valuation' atrativo para siderúrgicas da América Latina", afirmaram os analistas do banco em relatório.

ENTENDA: Goldman Sachs eleva preços-alvo de Gerdau, Usiminas e CSN

- BRADESCO PN (SA:BBDC4) e ITAÚ UNIBANCO PN (SA:ITUB4) subiram 4,49% e 2,8%, respectivamente, dando continuidade à recuperação no mês, em movimento que analistas têm atrelado a uma rotação nos portfólios, para ações 'cíclicas' e de 'valor', em detrimento de papéis de 'crescimento' e 'tecnologia'. BANCO DO BRASIL ON (SA:BBAS3) avançou 2,67% e SANTANDER BRASIL UNIT (SA:SANB11) valorizou-se 3,55%.

© Reuters. Vacina contra Covid-19

- CARREFOUR BRASIL ON (SA:CRFB3) caiu 0,52%, após sessão volátil. O grupo anunciou mais cedo fundo contra o racismo, entre outras medidas, depois do assassinato de um cliente em uma loja na semana passada. Na véspera, a companhia perdeu 2 bilhões de reais em valor de mercado.

- TOTVS ON (SA:TOTS3) fechou em baixa de 1,83%, com o setor de tecnologia ainda sofrendo com ajustes, além da fracassada tentativa de comprar a Linx (SA:LINX3), que preferiu fechar acordo com a StoneCo (NASDAQ:STNE).

Últimos comentários

Nada haver com vacinas, seus cara-pálidas
Só especulação de tubarões. Dolar nas alturas, real barato, ações brasileiras lá embaixo. Ai, devido a demanda forte dos especuladores, ação sobe, o coitado do investidor pequeno e dos marinheiros de primeira viagem pensam que é perpectiva de crescimento e ainda com tendencia positiva, vai e compra na alta. Os especuladores vendem, realizam seus lucros, dão risada dos peixinhos e aguardam a proxima onda de especulações, que começa assim: tensão entre x e y; aumento dos casos de covid; ministro faz fofoca disso e daquilo; virus sobrevive até ataque nuclear, etc. Estudem muito e façam investimento (bem) de longo prazo. Verifique segmentos e tendencias que podem ser promissores para o futuro, principalmente empresas de tecnologia, streaming, energia sustentavel, etc. Abcs
Oi?
boa. pra mim vai até 113000 KKK Gap aberto se sobe ou não não seim o importante é que subiu. e claro comprado desde 93000... vai corrigir mas parece que está corrigindo no intraday ...pq os espertoes nacionais compram e vendem com book leve. só que tomam naba pq os gringos entram forte comprando tudo. acho que após o resultado óbvio dia 03 deve cair até dia 21 opções . quem comprar put vai ficar rico. comprar e não vender put. deve dar uma corrigida em breve. opções call lucro. Jajá put rico.
O dinheiro que está entrando de estrangeiros são de investidores ou especuladores? Eis a questão...
Com certeza de especuladores ... estamos na bolsa de valores !
bbas3🚀
Ibovespa caro demais para a conjuntura econômica
é verdade este bilete
não é apenas a vacina por favor!!!! é a análise técnica que traz MTA gente a maioria do mercado e dos fundos o mercado não tá agindo baseado em fundamento faz tempo, faz meses é só pegar o IDIV que vcs vão ver a maioria dessas notícias são baboseira pq as empresas de bons fundamentos e bons balanços não estão se valorizando mais do que aquelas com bons sinais técnicos
A bolsa brasileira está barata devido a desvalorização da nossa moeda - a mais deteriorada dentre os países emergentes - portanto há fôlego para manter o ritmo de alta da BOVESPA . O mercado está repondo , ou seja corrigindo , o que havia ficado pra trás , já que somos a 10a economia do planeta. Embora nosso nicho de "techs" seja pequeno , somos o maior produtor e exportador de proteína animal , de grãos , um dos maiores exportadores de commodities industriais como ferro e petróleo , embora nossa posição com os manufaturados esteja acanhada. Vamos crescer sim , há sólidos fundamentos macroeconômica .
God listen you
ideal corretora comprou 55000 contratos FC Stone vendeu 55000 contratos. XP e outros ficaram com 10.000 medo ?
o Ibovespa e dow Jones estão muito caros não fundamentos macroeconômicos para essa valorização...cuidado para quem está comprado pode vir um bear Market...
entrou 26bi só em novembro...
também acho que está valorizado ...desemprego em alta. taxa de juros com tendência em elevação pib em 2021 com previsão de 3.5 que não cobre desse ano
 Desculpa ai irmao, mas nao precisa ser mal educado com seu semelhante. Aqui somos todos leigos em bolsa, caso fossemos experts nao estariamos discutindo e sim aproveitando os luxos que o dinheiro pode comprar. Fica a dica ai irmao, mais educaçao e menos odio. Setiver esse odio no teu operacional vc ta fadado ao fracasso
Vejo 2021, como ano promissor para crescimento das empresas, se acontecer a vacinação, a bolsa baterá recordes. Quem apostar no Brasil, com certeza terá retorno!
Se jair continuar calado e guedes convencer o centrao a trabalhar nas reformas e privatizacao vai ter fila de investidor estrangeiro na ibov. Olha o volume de hj !!
Estou de acordo nessa ideia amigo!
preciso concordar, já que não tem como expulsar o centrão da li,precisam se juntar e trabalhar junto, quando vê vai tá 140 mil pontos
Concordo. Bolsonaro precisa apenas observar, como presidente ele é um bom boca de gamela
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.