Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Ibovespa ensaia melhora, mas Fed e petróleo em queda mantêm cautela

Publicado 18.12.2018, 12:08
Atualizado 18.12.2018, 12:08
© Reuters. Operador monitora painel de cotações da bolsa paulista

© Reuters. Operador monitora painel de cotações da bolsa paulista

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista ensaiava uma melhora nesta terça-feira, após recuar nos dois pregões anteriores, mas o tom segue de cautela, com investidores na expectativa das sinalizações do todo poderoso banco central norte-americano na quarta-feira, após sua última reunião de política monetária em 2018.

Às 11:30, o Ibovespa subia 0,58 por cento, a 86.898,31 pontos. O volume financeiro somava 1,49 bilhão de reais.

"Mais uma vez a decisão de política monetária do Fed...pesa sobre os negócios", destacou a equipe da corretora Ágora, em nota a clientes.

Em meio a preocupações com o ritmo do crescimento global, é grande a expectativa para o comunicado que acompanhará a decisão do Federal Reserve na quarta-feira, particularmente os próximos passos sobre os juros norte-americanos dada as potenciais implicações na atividade da maior economia do mundo.

No Brasil, a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central não trouxe grandes novidades, sinalizando inflação confortável e assimetria menos intensa em balanço de riscos

DESTAQUES

- GOL (SA:GOLL4) subia 3 por cento, ampliando os ganhos no mês, endossada pelo declínio do petróleo e relativa tranquilidade no movimento do dólar ante o real nesta sessão, além de expectativas de que a companhia se torne alvo de eventual aquisição após o governo retirar limite para a participação estrangeira em companhias aéreas no Brasil.

- ELETROBRAS ON (SA:ELET3) avançava 2,3 por cento, após o leilão de privatização da distribuidora de energia da elétrica no Alagoas, a Ceal, ser adiado para 28 de dezembro, em meio a pedidos de investidores por mais informações sobre o ativo antes da licitação, antes agendada para dia 19.

- GERDAU (SA:GGBR4) valorizava-se 2,2 por cento, capitaneando os ganhos do setor siderúrgico, seguida por USIMINAS (SA:USIM5), que tinha alta de 0,3 por cento. CSN (SA:CSNA3) mostrava estabilidade, tendo no radar anúncio de emissão de debêntures de até 2 bilhões de reais para pagamento de parte da dívida da companhia com a Caixa.

- VALE (SA:VALE3) tinha elevação de 1,1 por cento, respondendo por relevante suporte dado o seu peso relevante no Ibovespa, apesar do declínio nos preços do minério de ferro na China.

- ITAÚ UNIBANCO PN e BRADESCO PN (SA:BBDC4) avançavam 0,8 por cento cada, recuperando-se de perdas mais fortes na véspera e ajudando na melhora do Ibovespa, com o setor de bancos do índice como um todo no azul. BANCO DO BRASIL (SA:BBAS3) valorizava-se 0,6 por cento e SANTANDER BRASIL UNIT (SA:SANB11) ganhava 1,3 por cento.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) caía 1,2 por cento, contaminada pelo declínio dos preços do petróleo no exterior, pesando negativamente no desempenho do Ibovespa. PETROBRAS ON (SA:PETR3) recuava 1,1 por cento.

© Reuters. Operador monitora painel de cotações da bolsa paulista

- B2W (SA:BTOW3) cedia 1,4 por cento, também entre as poucas quedas da sessão, tendo de pano de fundo valorização de cerca de 75 por cento no acumulado de 2018.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.