Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Ibovespa fecha em alta, perto de recorde histórico

Publicado 05.01.2021, 18:10
Atualizado 05.01.2021, 18:45
© Reuters. Sede B3

© Reuters. Sede B3

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira, após sessão volátil, com as ações da Petrobras puxando a melhora no pregão brasileiro na esteira da disparada dos preços do petróleo no exterior.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa fechou em alta de 0,44%, a 119.376,21 pontos. Na máxima da sessão, chegou a 119.790,06 pontos, após recuar a 116.756,08 pontos no pior momento.

O recorde intradia do Ibovespa é de 120.353,81 pontos, registrado na véspera. A máxima de fechamento é de 119.527,63 pontos, alcançada em 23 de janeiro do ano passado, antes do agravamento da pandemia de Covid-19 no Brasil.

O volume financeiro nesta terça-feira somou 31,55 bilhões de reais.

A melhora na bolsa paulista foi respaldada por Wall Street, onde o S&P 500 fechou em alta de 0,7%, em meio a algumas compras após a queda da véspera, enquanto agentes financeiros aguardam o desfecho da eleição na Geórgia para o Senado dos Estados Unidos.

O resultado do segundo turno nesse Estado norte-americano determinará o equilíbrio de poder em Washington e a capacidade de implementação da agenda do presidente eleito Joe Biden.

Investidores também continuam atentos ao crescimento persistente de novos casos de Covid-19 e novas medidas para frear a disseminação da doença no mundo, com o Reino Unido anunciando novo lockdown e a Alemanha estendendo confinamento.

Analistas avaliam que o Ibovespa tende a continuar alinhado a seus pares no exterior, com muita volatilidade, não descartando movimentos de realização de lucros ou correção técnica, apesar da perspectiva de fluxo para emergentes.

No Brasil, as atenções também estão voltadas para a movimentação em torno da disputa pela presidência da Câmara dos Deputados e no Senado, bem como para o noticiário sobre vacinas contra o coronavírus no país, ainda sem uma previsão clara.

De pano de fundo, o presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira a um apoiador, na saída do Palácio da Alvorada, que o Brasil está "quebrado" e afirmou que, por causa disso, não consegue fazer nada.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) avançou 3,9%, seguindo a disparada do petróleo, após a Arábia Saudita oferecer corte extra e a Opep+ fechar acordo sobre produção. PETROBRAS ON (SA:PETR3) valorizou-se 3%.

- VALE ON (SA:VALE3) terminou com elevação de 1,7%, revertendo as perdas do começo da sessão, assim como todo o setor de mineração e siderurgia na bolsa, com destaque para GERDAU PN (SA:GGBR4), que avançou 2,4%.

- ITAÚ UNIBANCO PN (SA:ITUB4) fechou em queda de 0,65%, distante do pior momento, o que também ajudou na melhor do Ibovespa, assim como BRADESCO PN (SA:BBDC4), que encerrou com declínio de 0,6%.

- WEG ON (SA:WEGE3) disparou 6,1%, reforçando a melhora, mesmo após figurar entre as maiores altas do Ibovespa em 2020 (+120%), embora nos últimos dois meses do ano passado tenha se afastado das máximas históricas.

- HYPERA ON valorizou-se 3,3%, com analistas do Bank of America elevando suas estimativas para os lucros da companhia, reiterando a recomendação de compra das ações e elevando o preço-alvo de 40 para 50 reais por ação.

© Reuters. Sede B3

- ELETROBRAS PNB (SA:ELET6) recuou 2,9%, entre os destaques negativos do Ibovespa, enquanto o índice do setor elétrico terminou em baixa de 0,5%.

- BB SEGURIDADE ON (SA:BBSE3) caiu 1,9%. Na última sessão de 2020, o conselho de administração do braço de seguro e previdência do Banco do Brasil (SA:BBAS3) aprovou um reforço de capital na Brasilprev de até 1,2 bilhão de reais.

Últimos comentários

Hoje os trouxas lambedores de bolas vão ser escalpelados no Ibovespa hehehehehe tourinhos mimadinhos hehehehehe
quem abriu HB das 10 ao meio dia (rumo ao circuit brake) e 15 as 18(rumo ao 120k max histórica) ...parecia o meme di SID da Era do Gelo...na Globo nós vamos morrer, na Record nós vamos viver...
kkkkkkkk
Nem me fala.... mim eu estava comprado em uma achando Que a ribanceira era logo ali... Ok Ok o que pegou de stops não é brincadeira
Bolsonaro ACABOU de dizer que o Brasil QUEBROU e a IBOVegas em plena EUFORIA ; )
Quem ?
"...presidente eleito Joe Biden..." Hahahahahaha mas que maaaarda, tinha que ser da reuters
 chegou o desocupado da internet kkkkkkkkk gaysão, tu não sabe como uma mulher lhe faria bem! Tu fica perseguindo homem na internet, mona kkkkk toma vergonha kkk para de envergonhar seus pais e vá caçar uma mulher
ui meda
 o seu "modus" operandi é exatamente o mesmo dos MILITONTOS da Dilma de saias... incrível a semelhança. *** Tá ganhando quanto na boquinha do Planalto? Ou só vai lá mesmo pelo PÃO com LEITE condensado que o Dilmo de calças serve no lanche? *** Agora entendi... vc não trabalha e vive só do A$$I$$TEN$$IALI$$MO do populista, né?
Já tá na hora de corrigir essa alta toda. Segunda onda aí.
por ai Thiago mas acho que  dispara novamente com a vacinação ai depois corrigi com força. A economia real ta quebrada, os juros devem subir lá pra o mês 6 sendo ajustado aos poucos, devem ocorrer altas volatilidades.
só vim aqui mandar bolsonaro tomar no c♤
E tomar 15 deslike rs
Po cara que pena, nao to atras de like só entrei aqui mesmo pq sei que aqui é um Antro de Bolsonarista, entao assim vai se 4rrombar filho do c4ralho
Babaca! Ele é o melhor PR da história
estrangeiro entrando cada vez mais
Ele foi molestado quando criança, é isso ...
atrás da tela, qqer viado se cresce todo e fala o que quer...deixa estar
engraçado que ninguém contesta minha informação...so sabem dizer que sou moleque.Meu amigo retruquem!!!imb3cis bolsonaristas!
Ainda acho que Petro fecha abaixo dos 29 no vencimento das opções em 18 de janeiro.
O que teve nego perdendo tudo na retração dàs 10 horas kkkkkkkkkkkkkkkk
Calma amanha derruba denovo
enganou todo mundo, kkkkk
enganou todo mundo, kkkkk
A bolsa brasileira é igual aquelas bolas de leite, voce chuta e nao sabe para onde vai rs
Acabou o Covid, ontem aqui a desculpa era a pandemia hoje não existe mais ?
Bora acabar com essa pandemia ,,, e  retomar o MAIOR crescimento da historia
enganou todos KKK de manhã terror vírus caiu 2500 pontos até a máxima...KKK comédia essa bolsa
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.