Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Ibovespa perde 100 mil pontos com ceticismo sobre negociações EUA-China

Publicado 08.10.2019, 17:34
Atualizado 08.10.2019, 17:34
Ibovespa perde 100 mil pontos com ceticismo sobre negociações EUA-China

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou abaixo dos 100 mil pontos pela primeira vez em mais de um mês nesta terça-feira, tendo de pano de fundo um cenário negativo no exterior marcado por ceticismo sobre o desfecho das negociações comerciais entre Estados Unidos e China, previstas para esta semana.

Índice de referência do mercado acionário, o Ibovespa caiu 0,59%, a 99.981,40 pontos, após sessão volátil, tendo oscilado da mínima de 99.867,59 pontos à máxima de 101.296,28 pontos. O Ibovespa não fechava abaixo dos 100 mil pontos desde 3 de setembro. O volume financeiro somou 14,29 bilhões de reais.

Investidores começaram a sessão com a notícia de que os EUA incluíram importantes startups de inteligência artificial chinesas em lista de sanções, o que desagradou Pequim, além de declaração da véspera do presidente Donald Trump, de que ele não ficará satisfeito com um acordo parcial.

Também pesou notícia do China Morning Post de que Pequim reduziu as expectativas antes das negociações programadas para quinta-feira entre o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

"A economia global ainda está assombrada pelo aumento das incertezas para os próximos anos", observou a equipe do BTG Pactual (SA:BPAC11) em nota a clientes, destacando que os mercados seguem atentos e com elevada volatilidade em razão de novas preocupações relacionadas a guerra comercial EUA-China.

A pauta da terça-feira ainda contou com fala do chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, que sinalizou uma abertura para novos cortes de juros em meio aos riscos econômicos globais e disse que o momento de permitir que a carteira de ativos do Fed comece a se expandir novamente "está chegando".

Na visão do BTG Pactual, os ativos brasileiros continuam acompanhando de perto o movimento do exterior, além da ansiedade com o andamento das reformas, acrescentando ser difícil definir uma tendência com a volatilidade em níveis considerados preocupantes.

"Vemos os investidores com muito mais cautela...porém são estes momentos que também geram oportunidade de bons negócios", observou a equipe do BTG em nota distribuída pela área de gestão do banco.

O aumento da aversão a risco externo com receios sobre o ritmo de crescimento global fez a bolsa brasileira começar outubro com forte saída líquida de capital externo das negociações no mercado secundário, que já alcança 6 bilhões de reais até o dia 4.

Na cena doméstica, a equipe da XP Investimentos também observa alguma preocupação quanto à evolução das reformas no Brasil, citando entre os fatores as discussões sobre a divisão entre Estados e municípios de parte dos recursos de megaleilão de áreas de petróleo previsto para novembro.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), afirmaram que as negociações avançaram na Câmara. Se fechado um acordo sobre o tema, a reforma da Previdência poderia ser votada na penúltima semana do mês.

O presidente-executivo da BNP Paribas (PA:BNPP) Asset Management Brasil, Luiz Sorge, destacou que o Brasil tem feito a 'lição de casa', mas precisa continuar o trabalho a fim de se destacar em relação a outros mercados emergentes em momentos nos quais o mundo está sofrendo um pouco.

DESTAQUES

- BRADESCO PN (SA:BBDC4) fechou com oscilação negativa de 0,09%, enquanto ITAÚ UNIBANCO PN desvalorizou-se 0,43%, em sessão sem viés único no setor no Ibovespa, com BANCO DO BRASIL ON (SA:BBAS3) recuando 1,8%, mas BANCO BTG PACTUAL UNIT avançando 2%. SANTANDER BRASIL UNIT (SA:SANB11) terminou em baixa de 0,16 por cento em sessão com evento do banco com investidores e analistas, no qual o presidente estimou crescimento anual de 10% na carteira de crédito do banco até 2022. Após o fechamento do mercado, no entanto, o Santander Brasil divulgou projeção de atingir crescimento médio de mais de 10 por cento na carteira até 2022.

- ELETROBRAS ON (SA:ELET3) ganhou 0,56% e ELETROBRAS PNB (SA:ELET6) caiu 1,3%. A elétrica de controle estatal informou na véspera que discute com sua controladora a possibilidade de capitalização de Adiantamentos para Futuros Aumentos de Capital (AFACs) no valor de cerca de 3,9 bilhões de reais, feitos à empresa pela própria União nos últimos anos.

- VALE ON (SA:VALE3) caiu 1,6%, apesar da alta dos contratos futuros de minério de ferro na China, pressionando o Ibovespa, em movimento alinhado ao comportamento de ações de mineradoras na Europa. Também o setor siderúrgico acompanhou pares no exterior, com CSN ON (SA:CSNA3) cedendo 4,3%, USIMINAS PNA (SA:USIM5) perdendo 0,8% e GERDAU PN (SA:GGBR4) recuando 1,8%.

- KROTON ON (SA:KROT3) fechou em baixa de 3,7%, um dia após encontro com analistas e investidores, quando anunciou criação de holding para supervisionar quatro empresas focadas no ensino superior e no ensino fundamental e médio, como parte de uma ampla remodelação organizacional. Analistas do UBS afirmaram que a companhia anunciou várias mudanças que os deixaram com uma visão positiva, mas que precisam de mais clareza para avaliar o valor da estratégia.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) caiu 0,6%, em sessão também marcada pela fraqueza dos preços do petróleo no exterior. PETROBRAS ON (SA:PETR3) cedeu 0,6%.

Últimos comentários

Internação compulsória para Trump,cara enlouqueceu de vez.
Perde 100k pontos, então foi a zero pontos?
kkkkkkkk li a chamada e fiquei “queeee”
A explicaçao é simples: reformas travaram.
Título da matéria foi mal redigido. Achei que Ibovespa tinha zerado. Melhor seria "perde a casa dos 100 mil" ou algo assim.
Índice voltando para casa, saiu para fazer um Intercâmbio acima de 100 mil pontos achando que iria domina o mundo, se cansou e agora vem para 97 mil, 94 mil e 88 mil pontos. Vamos aguardar o filho retornar para casa.
haja coraçao pra turma do buy and foda-se...muitos momtaram posições no topo histórico...o ponto mais caro da história do ibov....2 bull traps nas bolsas americanas..estao fazendo de tudo pra adiar o inevitável..uma hora o mercado vao vir pra baixo....se bobiar com proporções ainda maiores que o subprime
uma vergonha Bovespa ficar com essas lorotas para expulsar investidores do brasil. fodasse estados e china devemos olhar para o brasil chamar investidores e nao ficar com esse capacho de outro pais
Acredito que até o final do ano vão acontecer algum negociação entre os dois países
ops, alguma.
Agora resta 3 meses para subir 20% e fechar o ano nos 120k, dito esse valor várias vezes por casas de análises e bancos. É um valor possível, porém, agora parece improvável, mas, aquela coisa... final de ano tem aquele barata voa pra fechar dados e manter o elã das estatísticas!
Improvável mesmo!!! Acho q n passa de 105 esse ano.
Ser" analista de valorea" é fácil! Tudo é a versão ao risco! ninguém realizou lucro do em anterior não, né?
Ser" analista de valorea" é fácil! Tudo é a versão ao risco! ninguém realizou lucro do em anterior não, né?
aversão*
A galera é muito louca e noiada . Bwahahhahahaha
Que título de matéria é esse? O cara quebrou a bolsa! pqp
Tomara que desabe!
tomara que caia um monte!!
fora Bozo e seu péssimo governo
Quem tem grana coloca.em ações da Vale.. até o final do ano bate.70
Quem foi o estagiário que escreveu esse artigo? A começar pelo título tendencioso e sem qualquer fundamento. por acaso a bolsa fechou hoje com apenas 500 pts?
nao achei nada de errado no titulo
Trump indo longe demais nas suas brigas com o mundo inteiro.
As bolsas asiáticas estão bombando , enqianto as demais em declínio .
Estão implorando por uma recessão, só póde!
Infelizmente é sentar e esperar.
Agora é aguardar a queda e comprar no início da reação.
Só notícia ruim. pra ferrar o mercado. não sai uma notícia boa.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.