Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Ibovespa fecha em queda com dúvidas sobre negociações China-EUA

Publicado 18.11.2019, 19:06
Atualizado 18.11.2019, 19:06
Ibovespa fecha em queda com dúvidas sobre negociações China-EUA

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira, sem conseguir se sustentar acima dos 107 mil pontos, diante do enfraquecimento das ações de bancos e da Petrobras, em sessão marcada pelo vencimento de opções sobre ações na bolsa paulista e noticiário misto acerca das negociações comerciais China-EUA.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa cedeu 0,27%, a 106.269,25 pontos. O volume financeiro somou 26,9 bilhões de reais, inflado pelo exercício de opções na primeira etapa do pregão, que totalizou quase 9 bilhões de reais.

Na máxima da sessão, o Ibovespa chegou a 107.519,18 pontos, em alta de 0,9%, respaldado por ajustes ao movimento dos recibos de ações de companhias brasileiras negociados em Nova York (ADRs) na última sexta-feira, quando a bolsa paulista não funcionou por feriado nacional.

No exterior, notícia de que China e EUA mantiveram "negociações construtivas" sobre comércio em um telefonema de alto nível no sábado favoreceu os ganhos do começo do dia, mas o fôlego arrefeceu com relatos de pessimismo em Pequim devido à relutância do presidente norte-americano em retirar tarifas sobre produtos chineses.

Em Wall Street, o S&P 500 encerrou com variação positiva de apenas 0,05% com agentes financeiros à espera de maior clareza sobre as negociações comerciais, desempenho suficiente para renovar máxima história.

"Investidores preferiram realizar parte dos lucros recentes e o mercado ficou em compasso de espera", ressaltou o analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos, destacando que os investidores continuam bem cautelosos em relação às negociações entre EUA e China.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

As dúvidas sobre a situação comercial dos dois gigantes econômicos ajudaram o dólar a fechar numa máxima recorde nesta segunda-feira, acima de 4,20 reais na venda.

Chinchila também destacou que, no Brasil, a agenda está vazia e não são esperadas grandes novidades, já que não há expectativa de avanços em reformas no Congresso até o fim do ano.

DESTAQUES

- MARFRIG (SA:MRFG3) subiu 5,56%, após três quedas seguidas, tendo no radar anúncio da companhia de que fechou acordo para aumentar a participação no capital social da controlada norte-americana National Beef de 51% para 81,73%, o que repercutiu positivamente entre analistas. O BTG Pactual (SA:BPAC11) aproveitou o anúncio para elevar o preço-alvo das ações a 12 reais, enquanto seguiram com recomendação 'neutra'.

- JBS ON (SA:JBSS3) avançou 1,94%, também encerrando série de três sessões de perdas. Analistas do Santander Brasil (SA:SANB11) elevaram o preço-alvo dos papéis para o final de 2020 a 43 reais, de 35 reais, bem como reiteraram recomendação de compra, após incorporar os resultados da companhia no terceiro trimestre e destacando principalmente a perspectiva mais positiva para a exportação de proteínas nos Estados Unidos.

- SUZANO (SA:SUZB3) ON fechou em alta de 3,19%, recuperando parte das perdas nos dois pregões anteriores, particularmente na quinta-feira, quando encerrou o dia em baixa de 2,6%. A valorização do dólar em relação à moeda brasileira, para a máxima histórica de 4,2061 reais, ajudou na reação, uma vez que, entre outros efeitos, ajuda na geração de caixa da companhia. Klabin (SA:KLBN11) UNIT fechou em alta de 0,3%, antes de anunciar pagamento antecipado de 2,4 bilhões de reais ao BNDES, em estratégia de redução de custo de dívida.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- YDUQS ON (SA:YDUQ3) caiu 3,81%, maior declínio do Ibovespa, corrigindo parte da forte valorização na última quinta-feira, véspera de feriado, quando fechou com acréscimo de 4,7%. Na quarta-feira, o papel já havia subido 2,3%.

- CEMIG PN (SA:CMIG4) recuou 2,17%, após prejuízo líquido de 281,8 milhões de reais no terceiro trimestre, diante de contingenciamento bilionário para o cumprimento de contribuições tributárias. Analistas da Mirae Asset avaliaram que, no geral, o resultado financeiro ficou abaixo do esperado, mas destacaram que a empresa ainda pode ser privatizada ou continuar vendendo ativos não estratégicos, o que agradaria o mercado.

- SABESP ON (SA:SBSP3) valorizou-se 0,62%, tendo no radar resultado trimestral, mostrando lucro líquido entre julho e setembro de 1,2 bilhão de reais, valor 113,9% superior aos 565,2 milhões de reais obtidos um ano antes.

- VALE ON (SA:VALE3) encerrou em alta de 1,3%, ajustando-se ao movimento do recibo de sua ação negociado em Nova York na última sexta-feira e favorecida pela alta dos preços do minério de ferro na China. A companhia também assinou acordo físico de minério de ferro para abastecer uma siderúrgica chinesa usando o preço do minério de ferro da Dalian Commodity Exchange (DCE), disse a bolsa na sexta-feira.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) cedeu 0,75% e PETROBRAS ON (SA:PETR3) encerrou com variação negativa de 0,03%, perdendo o fôlego em relação ao começo da sessão, quando prevaleceram os ajustes ao movimento positivo dos ADRs da petrolífera na última sexta-feira em Wall Street. O comportamento das ações ainda teve de pano de fundo o vencimento de contratos de opções na bolsa paulista e a queda dos preços do petróleo no mercado externo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- ITAÚ UNIBANCO PN encerrou com declínio de 0,45% e BRADESCO PN (SA:BBDC4) recuou 0,66%, também revertendo os ganhos da primeira etapa da sessão, quando os papéis encontraram suporte ganhos de seus ADRs na última sexta-feira.

- BANCO BMG UNIT, que não está no Ibovespa, fechou em baixa de 3,58%, após resultado do terceiro trimestre, que mostrou lucro líquido recorrente de 88 milhões de reais, acréscimo de 14,3% na comparação ano a ano. A margem financeira líquida alcançou 24,7%, ante 20,2% um ano antes.

- RESTOQUE ON, também de fora do Ibovespa, desabou 9,71%, após a varejista de vestuário dona de marcas como Le Lis Blanc (SA:LLIS3) e Dudalina reportar queda de mais de 30% na receita líquida de vendas do terceiro trimestre ano a ano, com o resultado operacional medido pelo Ebitda desabando.

Últimos comentários

Pelo amo de Deus, por favor Srs repórteres não façam esse tipo de coisa que fica muito feio, estou falando desses títulos sensacionalistas, esse é um site ligado a economia/mercado, quem entende de bolsa de valores sabe que não faz sentido tal título, tando que no 1ª paragrafo está o real motivo.
Será???? E como as bolsas americanas lá rompendo. Alguém explica?
Não é atoa que o Brasil silenciosamente está cada vez mais se abraçando com os chineses.. Esse presidente americano é o um maior protecionista. Vamos ver até quando essa esponja norte americana vai sustentar esse comportamento.
esse papo de guerra comercial ja esta nojento o negócio é o brasil que esta caminhando para frente com o novo governo. fodasse guerra de outros países
dá lê mito ! tá mesmo ! melhorando a cada dia !
Duvida sobre eua? Uai la ta rompendo topo toda hora aqui e outro papo..
sempre tem uma desculpa...ô! quero dizer análise pra tudo...rs
não tem CVC KKK ativos caíram 3 dias e subiu hoje metade do que caiu. CVC nada.
já viu quanto tá o dólar!?
eu não sei o que significa para o investidor acima de 100 mil pontos pois os ativos até agora não surpreenderam quase ninguém
Realmente com excessao da MGLU3 : brilhante comentario nao surpreenderam nada .
No aguardo dos 100k, despenca Ibov...
Muito engraçado , Ibovespa cai em consequência das negociações EUA X China, e em ambos mercados subiram. Explica ai analistas das buscas das causas aleatórias
não sou analista, mas vou te explicar...se ambos mercados subiram, foi porque pequenos e grandes investidores junto com inscrições financeiras capitalizaram ambas as bolsas, enquanto a do Brasil(Bovespa), tbm houve a capitalização durante o longo do dia, porém a Bolsa brasileira teve uma pequena parcela de investidores que migraram seus investimentos para respectivas bolsas (EUA)(China) por causa das turbulências geradas pela negociação.
*instituições financeiras
ruídos políticos internos e atraso de reformas, recorde de fluxo negativo, América latina passando por sérios problemas .... Não é só EUA x CHINA que está no radar dis investidores, atente se a isso...
Senta que lá vem a história ????
Quer acoes, pegue um fundo. Muita manipulacao nesse mercado, individualmente somos sardinhas dando de comer os tubaroes.
carai
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.