Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Ibovespa fecha em queda com mercados voláteis por pandemia; Cielo cai 13%

Publicado 24.06.2020, 17:54
Atualizado 24.06.2020, 18:05
© Reuters. .

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em baixa nesta quarta-feira, reflexo da volatilidade contínua nos mercados em razão de incertezas associadas à pandemia de Covid-19, com as ações da Cielo liderando as perdas após suspensão de operações relacionadas ao uso do WhatsApp como meio de pagamento.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,66%, a 94.377,36 pontos. O volume financeiro totalizou 25,77 bilhões de reais.

Após a forte valorização acumulada pelas ações brasileiras desde a mínima do ano em 23 de março, agentes financeiros começam a avaliar os níveis de preços, em um ambiente com sinais de retomada de economias no exterior, mas chance de uma nova onda de infecções pelo novo coronavírus, com risco de retardar a recuperação.

Da mínima do ano até a véspera, considerando dados de fechamento, o Ibovespa contabilizou um ganho de cerca de 50%. Ainda assim, permanece distante da máxima histórica de fechamento de 119.527,63 pontos apurada no dia 23 de janeiro.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse que a pandemia está causando danos mais amplos e mais profundos à atividade econômica do que se pensava e piorou as previsões para o PIB global, estimando agora contração de 4,9%, ante projeção anterior de queda de 3%.

Em Wall Street, o S&P 500 fechou em queda de 2,6%, com investidores avaliando o risco para a economia de um aumento nos casos de coronavírus em vários Estados norte-americanos. A principal autoridade de doenças infecciosas dos EUA disse que as próximas duas semanas podem ser críticas para conter a epidemia.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Para o gestor Daniel Pegorini, diretor-presidente da Valora Investimentos, os mercados tendem a continuar voláteis, com alguma estabilização dependente de fatores como o avanço em relação a uma vacina, porque sem ela não será possível controlar a pandemia.

"Ter idas e voltas (dos processos de lockdown) é o pior dos cenários, em razão da enorme incerteza sobre onde tudo isso irá parar", acrescentou.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN caiu 3,8% e BRADESCO PN (SA:BBDC4) perdeu 3,25%, entre as maiores pressões de baixa do Ibovespa, contaminados pelo viés negativo geral. BANCO DO BRASIL ON (SA:BBAS3) recuou 3,91% e SANTANDER BRASIL UNIT (SA:SANB11) encerrou com declínio de 4,68%. BTG PACTUAL (SA:BPAC11) UNIT também abandonou a alta da primeira etapa e caiu 2,24%.

- CIELO ON (SA:CIEL3) despencou 12,96%, após reguladores suspenderem o uso do WhatsApp para transações em parcerias com instituições financeiras no Brasil. Mais cedo, a empresa comunicou que suspendeu os serviços relacionados ao pagamento por meio do aplicativo do Facebook, citando decisões do Banco Central e do Conselho Administrativos de Defesa Econômica (Cade). Do anúncio da parceria até a véspera, os papéis tinham acumulado valorização de quase 30%.

- GOL PN e AZUL PN (SA:AZUL4) recuaram 8,34% e 6,22%, respectivamente, após forte valorização na véspera, enquanto seguem sensíveis ao noticiário relacionado ao Covid-19. O presidente-executivo da Gol (SA:GOLL4), Paulo Kakinoff, afirmou nesta quarta-feira que o governo federal poderá comprar 100 milhões de reais em passagens aéreas para apoiar a companhia, enquanto estimou que os termos da linha de crédito com o BNDES e bancos sejam finalizados até a próxima semana.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- KLABIN UNIT (SA:KLBN11) valorizou-se 2,55%, em sessão de alta do dólar ante o real , além de anúncio de que acertou a venda da unidade de papéis para embalagens localizada na cidade de Nova Campina (SP) para o Grupo Klingele Paper & Packaging por 196 milhões de reais. No setor, SUZANO (SA:SUZB3) ON fechou com elevação de 1,47%.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) caiu 3%, após forte valorização na véspera, tendo ainda de pano de fundo a queda dos preços do petróleo no mercado externo após os estoques nos Estados Unidos terem atingido um novo recorde, além da retomada em casos de coronavírus em países como Alemanha e em regiões densamente povoadas dos EUA. PETROBRAS ON (SA:PETR3) recuou 2,67%.

- VALE ON (SA:VALE3) cedeu 0,36%, enquanto o setor de mineração e siderurgia mostrou um desempenho sem direção comum. USIMINAS PNA (SA:USIM5) perdeu 4,56%, após fechar a terça-feira com valorização de 10%. GERDAU PN (SA:GGBR4) terminou com acréscimo de 1,48%.

- SABESP ON (SA:SBSP3) avançou 2,33%, em meio a expectativa de votação do novo marco regulatório do saneamento no Senado nesta quarta-feira, que, entre outras alterações, abriria espaço para a privatização de companhias de água e esgoto. Fora do Ibovespa, COPASA ON fechou em alta de 0,57% e SANEPAR UNIT caiu 1,04%. Desde 23 de março, quanto bateu mínima de fechamento para o ano, as ações da Sabesp acumulam alta de 98,6%. No mesmo período, Copasa (SA:CSMG3) subiu 79,1% e Sanepar (SA:SAPR11) avançou 63,9%.

- XP INC, negociada em Nova York, perdeu 9,3%. O Credit Suisse cortou a recomendação para o papel a 'underperform'. "Apesar de reconhecermos o bom momento dos lucros e a história de crescimento secular convincente, não vemos uma elevação dos níveis atuais após a recente alta, pois, em nossa opinião, ela já reflete expectativas muito altas de crescimento e lucratividade", argumentaram. As ações da XP acumulavam até a véspera uma alta de 156% no segundo trimestre.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

nestes tempos qualquer investimento deve ser rigorosamente analisado devido a pandemia
nestes tempos qualquer investimento deve ser rigorosamente analisado devido a pandemia
Era só uma gripezinha para o Bozo. kkk
cada governador e cada prefeito que tomou suas decisões no combate a pandemia independente do governo federal. Ignorante é quem põe na conta do presidente sua própria falta se noção. Esses sim merecem os 600 reais para o capim e a mortadela do mês.
AGRADEÇAM AO PRESIDENTE QUEM FODEU A ECONOMIA FOI OS GOVERNADORES.. PAREM DE MIMIMI... VÃO FALAR DE UTI CHEIA?? PARECE QUE A SAÚDE NO BRASIL ERA UMA MARAVILHA ANTES... SEMPRE FOI SUPERLOTADA, OU NÃO LEMBRAM DAQUELA MÉDICA QUE DESLIGAVA OS EQUIPAMENTOS DOS PACIENTES NA UTI PARA ABRIR VAGA .... PIOR QUE GNT BURRA É GNT ESQUECIDA ....  ESQUERDINHAS  BOLSA DE VALORES NÃO É ASSISTÊNCIA IGUAL BOLSA FAMILIA SÓ O NOME PARECIDO ... AQUI O MERCADO NÃO É PARA VAGABUNDOS
entao devolve os 600 reais que voçe pegou
A cielo esta sofrendo no preco por ser empresa competente !! Infelizmente tem que esperar a incapacidade dos outros
Olha tenho q discordar. A competencia passa longe da Cielo. A uns 5, 10 anos ela era lider de mercado diria q 99%. E nao vislumbrou o futuro. Nao dando muita atenção ao pequeno empresário.
Bradescão vintão amanhã. É buy.
Fora da linha dessa matéria. Há 30minutos, o senado aprovou o marco regulatório do saneamento. 500bi de investimento nas empresas do setor.
ibov bate +2,5% até 12:00 depois ladeira e fecha com +0,5% com "perda de fôlego"
caiu comprou 💪🏼
Esperando cair de verdade, foi só uma marolinhha pelo que está para vim.
,
ações é no longo prazo. Não existe essa de ficar rico em período curto. O foco é no longo prazo. Quanto mais cai mais eu compro.
cada um tem sua estrategia importante é tirar o seu! particularmente deixo metade do capital no longo prazo em açoes menos volateis e empresas fortes como petro, vale, bancos, e metade pra fazer trades de curto prazo comprando e vendendo quase todo dia tudo quanto é tipo de papel, quando da um capote entro e quando sobe 5% saio, tem dado certo pra mim assim nao tenho do que reclamar
E o que faço , compro nas baixas para LP, com dinheiro que não precisarei logicamente!
fala isso para quem esta comprado em OGX ou em OI kkkkk
queria ter dinheiro amanhã e comprar cielo essa decisao nao dura muito vao recorrer e assim que liberar buumm sobe 30 dinovo pura manipulaçao precisamos aproveitar as mexidas de pauzinho dos grandes.
cara cielo cai desde 2013, não é uma pequena noticia dessas que vai fazer mudar essa tendência
será amanhã Cielo 4,55 suporte forte... ou fechar Gap 4,21? mas seriam -10% ? 4,70?só se abrir lá baixo aí não iria precisar descer pra subir. basta abrir 4,20 e depois só subir.
Cielo ta com cara que vem fechar o GAP. No diario pode ser que faça na proxima semana uma Bandeira de Alta. (OBS) Semana passada ela saiu de 5 reais para 4 e poquinho. Target eh em 6,10. To comprado e vou pegar mais
Aí não podia ser feriado hoje em São Paulo? 😌
amanhã tudo sobe
Provalvelmnte , depois desaba . Comecando tendencia de baixa
Mercado de Sardinhas e Tubarões, infelizmente sera isso...ate as Eleicoes Americanas e Desdobramento das Vacinas!!!
Com a aprovação do novo marco do saneamento, começará em alta nas cederá um pouco a tarde, segunda onda começa a deixar mercado volátil novamente! Oportunidade para quem puder pegar na baixa
Rapaz será que só eu vejo que buscam justificativa da queda e não comentam tecnicamente nada. pra mim correção normal
HOJE QUE TEM NOTICIA NÃO PRECISARAM DAR A DESCULPINHA QUE ERA REALIZAÇÃO !!!
XP poderia fazer o favor de desaparecer do SISTEMA SOLAR, só ferra os outros !!
Bla bla bla, todo dia tem pandemia, toupeira !!!
Dá uma raiva das justificativas que inventam pra queda ou subida da bolsa!
Verdade Niky, mas bolsa e assim, sobe no boato e cai no fato! Eu sou sardinha ainda mas estou começando a pegar a manhã desse jogo um dia viro tubarão...rssss
Considerando que na Europa as quedas foram superiores a 3% e nos EUA 2,5%. Aqui foi bem.
XP perdeu...vende logo as ações. antes que vire o Eike batista
Sábias palavras! Só perdeu para o silêncio 👍🏻
Torcedor de Banco é a primeira vez que vejo
Soube que Moro deve sair do governo, será esse o motivo da baixa?
aham, senta lá claudia ... kkkk
kkkkkkk
Tem quantos Moro no governo?A baixa da bolsa vai acontecer com a saída do Guedes, fica esperto jovem.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.