Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Ibovespa fecha em queda pelo 3º pregão seguido e se afasta de recorde

Publicado 21.01.2021, 18:24
Atualizado 21.01.2021, 18:25
© Reuters

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda pelo terceiro pregão seguido nesta quinta-feira, um dia após o BC desfazer o compromisso de não elevar a Selic, com a percepção de maiores riscos fiscais e políticos, além da situação difícil da pandemia de Covid-19 no país, abrindo espaço para realização de lucros.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa recuou 1,1%, a 118.328,99 pontos, afastando-se ainda mais da máxima histórica registrada mais cedo no mês, quando superou 125 mil pontos pela primeira vez. O volume financeiro somou 31,1 bilhões de reais.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a Selic em 2% ao ano como esperado na véspera, mas retirou de seu comunicado o "forward guidance" (orientação futura) adotado em agosto.

Com o forward guidance, o Copom tinha se comprometido a não elevar os juros até que as expectativas e projeções de inflação se aproximassem das metas no horizonte considerado relevante para a política monetária (até 2022) e contanto que o governo mantivesse seu regime fiscal.

Em paralelo, a falta de um calendário de vacinação no país, com esperados atrasos na entrega de vacinas, segue adicionando incertezas na retomada da economia e abrindo espaço a especulações sobre a prorrogação do auxílio emergencial criado em meio à pandemia, o que preocupa do lado fiscal.

Nesta quinta-feira, em linha com discursos de candidatos à presidência da Câmara dos Deputados, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que disputa o comando do Senado, disse à Reuters ser necessário retomar a discussão sobre um auxílio aos mais necessitados diante da crise com o coronavírus.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Para os analistas da Mirae Asset Fernando Bresciani e Pedro Galdi, o Ibovespa ainda pode seguir pressionado com ruídos políticos e falta de vacina e preocupação do lado fiscal.

A proximidade de um fim de semana prolongado, com feriado na cidade de São Paulo na segunda-feira, que fechará a B3, foi mais um componente, na visão do sócio e líder de renda variável da BlueTrade, Patrick Johnston, a endossar vendas de ações na bolsa paulista nesta sessão.

Desde a máxima de fechamento de 125.076,63 pontos registrada em 8 de janeiro, o Ibovespa acumula queda de 5,4%, com recuo em seis de nove pregões.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN (SA:ITUB4) caiu 1,35% e BRADESCO PN (SA:BBDC4) recuou 1,43%, com o setor financeiro entre as maiores pressões de baixa no Ibovespa. B3 ON (SA:B3SA3) fechou em queda de 3,17%.

- ELETROBRAS PNB (SA:ELET6) e ELETROBRAS ON (SA:ELET3) cederam 6,15% e 5,15%, respectivamente. O senador Rodrigo Pacheco, candidato à presidência do Senado, não colocou a privatização da elétrica entre os projetos prioritários na Casa.

- COPEL PNA (SA:CPLE6) avançou 1,77%, descolando do setor elétrico, após a estatal paranaense aprovar nova política de dividendos, a fim de aumentar a remuneração a acionistas e tornar a distribuição de proventos mais previsível.

- EZTEC (SA:EZTC3) ON caiu 5,64%, com o setor de construção como um todo no vermelho, após o BC mudar sinalização e abrir espaço para aumento na taxa básica de juros. CYRELA ON (SA:CYRE3) cedeu 5,35% e o índice do setor recuou 2,97%.

- CSN ON (SA:CSNA3) fechou com acréscimo de 0,97%, distante da máxima, quando chegou a subir 5,5%, embalada pelo viés mais comprador na bolsa pela manhã, além de expectativas relacionadas ao IPO de sua unidade de mineração.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- VALE ON (SA:VALE3) subiu 1,13%, em meio a acordo para comprar fatia da Mitsui em Moatize e notícia de que contratou bancos para vender ativos de carvão em Moçambique. Em paralelo, não chegou a um acordo com Minas Gerais sobre Brumadinho.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) recuou 2,34%, em sessão na qual os preços do petróleo fecharam praticamente estáveis no exterior.

Últimos comentários

os outros paises batendo maximas históricas e a gente caindo. Não é dificil entender que o extrangeiro tirou o dinheiro dele daqui e colocou em outro lugar.
O estranho é que nao comentam mais detalhadamente a queda dos bancos. Bolsa aqui é cassino infelizmente.
tudo que cai uma hora sobe , assim segue o jogo
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.