Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Ibovespa fecha em queda pelo 5º pregão seguido; BR Distribuidora dispara

Publicado 26.01.2021, 18:44
Atualizado 26.01.2021, 19:10
© Reuters. Bolsa de valores de São Paulo

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda pela quinta sessão consecutiva nesta terça-feira, abaixo do patamar dos 117 mil pontos, com Eletrobras capitaneando as perdas após renúncia do presidente-executivo, que deve assumir a BR Distribuidora (SA:BRDT3).

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,78%, a 116.464,06 pontos. O volume financeiro na sessão somou 35,1 bilhões de reais.

Nos Estados Unidos, o S&P 500 fechou com decréscimo discreto, após renovar máxima histórica, em meio a resultados corporativos, enquanto agentes financeiros continuam na expectativa de um desfecho das negociações no Congresso sobre mais estímulos à economia norte-americana.

Para o gestor de renda variável da Infinity Asset, Fernando Siqueira, o Ibovespa sofre com o aumento de casos e mortes em razão da Covid-19 e esquema de vacinação intrincado, que tendem a pesar sobre a popularidade do governo e arriscar a retomada da economia, elevando a chance de aumento de gastos públicos.

"Isso traz um maior risco para a situação fiscal, que já é ruim no Brasil", afirmou. "Essa dinâmica interna negativa explica um pouco porque o Brasil vem mostrando uma performance abaixo de seus pares nos últimos 10 a 15 dias."

Desde o recorde no último dia 8, de 125.076,63 pontos, considerando o fechamento, o Ibovespa acumula declínio de 6,9%. No mesmo período, o norte-americano S&P 500 contabiliza elevação de 0,65% e o mexicano S&P/BMV IPC recua 3,6%.

Apesar de declarações do governo, incluindo do presidente Jair Bolsonaro, no sentido de compromisso com o teto de gastos, agentes financeiros seguem ressabiados com a chance de extensão do auxílio emergencial conforme a Covid-19 não arrefece no país.

O próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu nesta terça-feira a possibilidade de volta do benefício caso a economia sinta o baque de um recrudescimento da pandemia e a vacinação em massa sofra reveses.

Em paralelo, o movimento de greve dos caminhoneiros ganhou adesão da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL), reforçando apreensões com a recuperação da atividade.

Depois de subir até 119.167,14 pontos na primeira etapa do pregão, o quadro doméstico tumultuado fez o Ibovespa chegar a 116.109,10 pontos no pior momento.

DESTAQUES

- BR DISTRIBUIDORA ON disparou 9,57%, dada a perspectiva de que Wilson Ferreira Jr assumirá o comando da companhia, após renunciar ao cargo de presidente-executivo da Eletrobras, o que derrubou os papéis da elétrica. ELETROBRAS ON (SA:ELET3) caiu 9,69% e ELETROBRAS PNB (SA:ELET6) perdeu 6,80%. O executivo disse que decidiu sair da estatal citando falta de tração para a conclusão da privatização da empresa.

- ITAÚ UNIBANCO PN (SA:ITUB4) fechou em baixa de 3,34%, enquanto BRADESCO PN (SA:BBDC4) caiu 2,4%, BANCO DO BRASIL ON (SA:BBAS3) recuou 2,67% e SANTANDER BRASIL UNIT (SA:SANB11) caiu 3,23%. O Bradesco BBI cortou a recomendação de Itaú e Santander Brasil, bem como seus respectivos preços-alvo, assim como o preço-alvo de BB, citando que o recente rali das ações e o espaço limitado para revisões adicionais de lucros apoiam visão mais cautelosa com o setor.

- CSN ON (SA:CSNA3) caiu 2,88%, em sessão negativa para o setor de mineração e siderurgia, com GERDAU PN (SA:GGBR4) recuando 5,17%, USIMINAS PNA (SA:USIM5) cedendo 4,52% e VALE ON (SA:VALE3) perdendo 1,52%. A CSN divulgou na última sexta-feira prospecto preliminar para o IPO de sua unidade de mineração, com faixa indicativa de preço de 8,50 a 11,35 reais por papel, em operação que pode movimentar mais de 7 bilhões de reais.

- CIELO ON (SA:CIEL3) valorizou-se 1,66%, em meio a novos ruídos envolvendo mudança no controle da maior empresa de meios de pagamentos do país e tendo no radar balanço do quarto trimestre após o fechamento do mercado.

- BRMALLS ON subiu 1,85%, em sessão majoritariamente positiva para shopping centers, com IGUATEMI ON (SA:IGTA3) avançando 1,65% e MULTIPLAN ON (SA:MULT3) fechando em alta de 0,64%. O BTG Pactual (SA:BPAC11) destacou que notícias recentes têm sido bastante negativas para o setor e que o curto prazo ainda está difícil, mas que as vendas estão se recuperando e que as vacinas são uma realidade, bem como as ações parecem bastante descontadas. "Estamos mais otimistas com o setor."

© Reuters. Bolsa de valores de São Paulo

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) terminou em baixa de 0,33%, tendo de pano de fundo preços quase estáveis do petróleo no exterior. As ações sucumbiram ao viés mais vendedor mesmo após anunciar aumento de preços da gasolina e do diesel em suas refinarias a partir de quarta-feira.

- XP INC valorizou-se 5,49% em Nova York, após reportar dados do quarto trimestre mostrando que fechou 2020 com 660 bilhões de reais em ativos sob custódia (AUC), uma alta de 61% em relação ao final de 2019 e um crescimento de 17% na comparação com o final do terceiro trimestre de 2020, com 2,8 milhões de clientes ativos em 31 de dezembro, crescimento de 63% ano a ano. Na B3 (SA:B3SA3), BTG PACTUAL UNIT reverteu a alta e fechou em baixa de 1,49%.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.