Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Ibovespa fecha no vermelho após ajustes com blue chips; Itaú sobe antes de balanço

Publicado 03.08.2020, 17:47
Atualizado 03.08.2020, 17:50
© Reuters. .

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou marginalmente no vermelho o primeiro pregão de agosto, nesta segunda-feira, com o declínio de blue chips como Petrobras ofuscando a influência positiva de Wall Street, enquanto Itaú Unibanco subiu 1,5% antes do balanço trimestral.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa encerrou com variação negativa de 0,08%, a 102.829,96 pontos, numa sessão volátil, marcando 103.863,33 pontos na máxima e 102.304,26 pontos na mínima.

O volume financeiro da sessão somou 30,77 bilhões de reais.

Tal desfecho vem após o Ibovespa acumular ganho nos últimos quatro meses seguidos, mostrando uma recuperação de mais de 65% em relação às mínimas de março.

Analistas não descartam movimentos de realização de lucros no curtíssimo prazo, mas citam a liquidez elevada nos mercados e juros significativamente baixos como suporte da tendência de alta das ações brasileiras.

O estrategista-chefe da XP, Fernando Ferreira, revisou sua projeção para o Ibovespa para 115.000 pontos ao fim de 2020, de 112.000 pontos anteriormente.

Ele elencou entre os fatores para a melhora das expectativas de dissipação dos efeitos da pandemia, que estímulos econômicos e monetários seguirão aumentando e que as economias do Brasil e global continuem a se recuperar.

De acordo com relatório a clientes, a equipe da XP também afirmou esperar que a agenda política mostre sinais de melhora.

Nesta segunda, em Wall Street o S&P 500 subiu 0,72%, conforme notícias corporativas compensaram a ausência de novidades sobre novos estímulos.

O começo da semana também trouxe a primeira das três prévias do Ibovespa para o período de setembro a dezembro com a entrada de Eztec (SA:EZTC3) e PetroRio.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN subiu 1,53%, com balanço do segundo trimestre previsto para após o fechamento da bolsa. No setor, BRADESCO PN (SA:BBDC4) recuou 1,07% e BTG PACTUAL (SA:BPAC11) UNIT subiu 3,85%, ajudado por relatório do Goldman Sachs elevando recomendação para 'compra'.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) caiu 1,8%, apesar da alta dos preços do petróleo no exterior. A petrolífera publicou nesta segunda-feira edital do processo de licitação para arrendamento de seu terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) da Bahia e instalações associadas.

- BANCO DO BRASIL ON (SA:BBAS3) valorizou-se 2,29%, em meio a repercussões sobre o novo presidente do banco. No domingo, o presidente Jair Bolsonaro disse que o executivo André Brandão foi escolhido para ocupar o cargo, mas que ainda precisava confirmar com o ministro da Economia.

- VALE ON (SA:VALE3) teve baixa de 0,74%, em dia marcado por forte alta dos futuros do minério de ferro na China. No setor, CSN ON (SA:CSNA3) disparou 6,29% e USIMINAS PNA (SA:USIM5) avançou 3,32%. GERDAU PN (SA:GGBR4) subiu apenas 0,29%.

- JBS ON (SA:JBSS3) avançou 4,46%, recuperando-se de três sessões consecutivas de perdas, em meio a dados mostrando alta nas exportações de carne bovina do Brasil em julho, bem como lucro acima do esperado divulgado pela rival norte-americana Tyson no segundo trimestre.

- COGNA ON (SA:COGN3) caiu 5,19%, entre os destaques de baixa pelo segundo pregão consecutivo, após uma estreia tímida das ações de sua subsidiária Vasta na Nasdaq na sexta-feira e na esteira de forte valorização dos papéis com as expectativas para o IPO.

- TIM (SA:TIMP3) caiu 2,98%, em meio à disputa pelos ativos móveis da Oi (SA:OIBR3). TIM, Telefônica Brasil e a Claro fizeram proposta conjunta pelos ativos. TELEFÔNICA BRASIL PN cedeu 3,13%. OI ON, fora do Ibovespa, perdeu 10,99%, em meio a ruídos sobre desistência de outra interessada.

- CVC (SA:CVCB3) BRASIL ON cedeu 3,85%, após reportar lucro líquido de 47 milhões de reais em 2019, queda de 65,3% ante 2018, em números preliminares e não auditados, após concluir revisão e reconciliação de resultados em razão de distorções, inclusive em relação a anos anteriores.

- IRB BRASIL (SA:IRBR3) RE ON recuou 3,39%, tendo de pano de fundo prejuízo líquido de impostos de 392,5 milhões de reais de abril a maio, conforme dados preliminares e não auditados. A companhia acrescentou que, para junho, espera "efeitos semelhantes ao bimestre em resultados".

© Reuters. .

- BB SEGURIDADE ON (SA:BBSE3) subiu 1,58%, após balanço do segundo trimestre e previsão de que julho tenha sido até agora o melhor mês do ano na captação de recursos em algumas de suas principais linhas de negócios, incluindo previdência e seguro prestamista.

- RD ON (SA:RADL3) fechou em queda de 4,54%, após acumular alta de 8,7% na última semana, quando o Ibovespa subiu só 0,5%.

Últimos comentários

Setor de Frigoríficos, incrível como o Credit Suisse indica 13,00 preço justo para BEEF3 e as demais casas 16,00/17,00. Diferença de só 30%. Sentem o cheiro de manipulação? Derrubam o papel para 13,00 e quando os CPF novos vendem, jogam para 17,00, assim como todos os papéis se vocês forem observar. É uma jogatina louca!!!
correção normal , tudo denteo da normalidade
Pra quem observa que o mundo está em crise, mas as bolsas mundiais batendo recorde: Bolsa representa o que os investidores esperam do FUTURO. Por que vc acha q as ações sobem/caem na véspera de divulgação de resultados? Se mostrasse apenas o presente, deveria acontecer as mudanças dos valores apenas na data presente da divulgação. A bolsa tenta ANTECIPAR os acontecimentos. E é aí que vc ganha (ou perde). E outro detalhe: estão no mesmo barco (bolsa) investidores e especuladores, logo, cada um tem seu método produzindo todo tipo de variação.
As bolsas estão subindo em meio a crise por causa da injeção de dinheiro massivo dos BCs do mundo. Tem pouco a ver com representar o futuro, até porque ninguém tem bola de cristal e, se tivesse, nao estaria funcionando nessa pandemia.
oi pode chegar a 0,01 centavos
Opera vendido e fique muito rico
deixa cair mais a oi que quanto mais cai mais eu compro
oibr3 continua caindo??? amanhã
Acabaram? meu Deus...
Acabaram? meu Deus.
Rapaz as bolsas americanas batendo topo, Nasdaq batendo recorde atrás do outro como se a pandemia fosse uma marolinha. 4 meses depois ainda tem países fechados, estados americanos e milhares vivendo a base de seguro desemprego sem trabalhar. e as bolsas acima de seus níveis anteriores? Tratando como se a pandemia fosse boa para a economia. Bolsa mudou, não segue mais economia real ou os eventos da vida real, vivi para ver isso.
bolsa já precificou a covid 19 por incrível que pareça
índices são o q tem de melhor no mercado
escolha o seu
se vc ver duas letras na analise "xp" duvide de tudo...
O IBOV é um índice muito influenciado por VALE, PETROBRAS, ITAU e BRADESCO. Há pouca representatividade de outros setores como o de saúde e tecnologia que têm tido ganhos muito expressivos nos EUA. Entretanto, o varejo acalentará o coração dos ansiosos com bons resultados no 2T20 e fará a IBOV subir significativamente.
Conta outra. Bolsa americana sobe e aqui caí? ...isso tem um nome específico, aliás bem específico. Bla bla bla....
o que você acha que aconteceu?
big player absorvendo a sardinhada para chutar tudo para cima depois
Mercado sem direção, mas vários papéis com preço de Ibov a 94,93,92 mil.aí é foda. Barsil sem rumo.vários estados independentes globo lançando corona pra todos os lados. Tá uma bosta.
Exatamente.. Estou sem entender, ibov subiu 10% em julho, mas minha carteira com boas ações de bons fundamentos, cai 3%.. Algumas preço nivel 95k.. Quem está subindo??
Fumo!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.