Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Ibovespa recua com fraqueza externa e decepção com varejo

Publicado 15.01.2020, 11:31
Atualizado 15.01.2020, 11:37
© Reuters.  Ibovespa recua com fraqueza externa e decepção com varejo

© Reuters. Ibovespa recua com fraqueza externa e decepção com varejo

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava nesta quarta-feira, acompanhando a fraqueza em praças acionárias no exterior, com papéis de varejo entre as maiores quedas do índice após números sobre as vendas no comércio brasileiro aquém do esperado em novembro.

Às 11:26, o Ibovespa caía 0,56 %, a 116.974,19 pontos. O volume financeiro no pregão era de 2,585 bilhões de reais.

Investidores ainda estão na expectativa da assinatura de acordo comercial parcial entre os Estados Unidos e a China, prevista para 13h30 (horário de Brasília), que deve marcar uma trégua depois de 18 meses de tratativas.

As atenções estão voltadas para os detalhes do acordo, mas o secretário do Tesouro dos EUA já adiantou que algumas questões de tecnologia e cibersegurança serão resolvidas no próximo capítulo das negociações.

Nos Estados Unidos, o S&P 500 Futuros cedia 0,2%, com novos resultados de bancos também no radar.

Da pauta brasileira, as vendas no varejo mantiveram o ritmo positivo em novembro pelo sétimo mês seguido com impulso da Black Friday, porém a alta de0,6% em relação a outubro e a expansão de 2,9% ano a ano ficaram abaixo do esperado.

Para a equipe da consultoria Levante, os números sugerem que a "tração da economia está mais fraca do que se esperava, o que pode comprometer as expectativas de melhora consistente dos resultados das empresas nos próximos trimestres".

DESTAQUES

- CIA HERING ON perdia 2,4%, em sessão fraca para o setor de varejo, após os dados de novembro do IBGE, com LOJAS AMERICANAS PN (SA:LAME4) em baixa de 1,4% e LOJAS RENNER ON (SA:LREN3) cedendo 1,2%. O índice do setor de consumo perdia 0,5%.

- EMBRAER ON (SA:EMBR3) caía 1,3%, tendo de pano de fundo ainda corte na recomendação dos ADRs da fabricante brasileira de aviões pelo UBS para 'neutra' ante 'compra', enquanto o preço-alvo foi mantido em 21 dólares.

- GPA PN (SA:PCAR4) caía 1,4%, com analistas também avaliando dados de receita do quarto trimestre, que mostraram crescimento de 24% nas vendas bruta entre outubro e novembro ante mesmo período de 2018. Analistas do Credit Suisse consideraram o desempenho das vendas fraco. No setor, CARREFOUR BRASIL ON (SA:CRFB3) cedia 1,7%.

- ITAÚ UNIBANCO PN cedia 1,1% e BRADESCO PN (SA:BBDC4) recuava 1%, com bancos novamente pesando no Ibovespa. Em meio a preocupações com o aumento da competição no setor, reportagem do Valor Econômico traz que o governo prepara medidas para facilitar o pagamento de contas de serviços públicos e tributos por parte de cidadãos e empresas, com as primeiras discussões considerando ampliar o acesso de fintechs, bancos pequenos e empresas de cartões.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) caía 0,6% e PETROBRAS ON (SA:PETR3) perdia 0,9%, tendo no radar a fraqueza do petróleo no exterior, além da esperada oferta de ações da petrolífera de controle estatal em poder do BNDES.

- VALE ON (SA:VALE3) avançava 0,7%, engatando a quarta sessão de ganhos, ainda apoiada em cenário favorável de analistas para os papéis em 2020. No setor de siderurgia e mineração, GERDAU PN (SA:GGBR4) subia 0,8%, CSN ON (SA:CSNA3) ganhava 0,5% e USIMINAS PNA (SA:USIM5) rondava estabilidade.

Últimos comentários

em 2019 a bovespa subiu cerca de 33% mesmo com a "crise" da guerra comercial tendo seu efeito "negativo" por pelo menos 6 meses;  Essas quedas são pra fazer mais grana na venda para comprar os mesmos ativos "queridinhos" a um preço mais baixo... fácil fácil... quem entrou no barco parabéns quem ainda não entrou esta na hora de pensar denovo....   go go bolsa 120 mil pontos até fim de fevereiro!
Não sabem o que falar, fiquem quietos. Realização de lucros.
TOPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!! Futuros S&P 500 - Visão Geral. CHORAAAAA  PTzadaaaaa.......
kkkkkkkkkkkk!!!
Fraqueza externa? Onde? Kkk
Noticia pífia! Bora comprar!
Ibov a 120, depois 150 e depois a 200k em dez/2020. É compra, é compra, é compra...
Fala sério! Notícia para manipular o mercado? Por acaso já saiu o resultado da Black Friday das empresas de Varejo?
Olharam o mercado e quiseram dar uma justificativa. Assim até eu! Queria ver a notícia ter saído ontem antevendo o movimento.
hora de comprar pessoal, noticia pífia!
Criticos sempre irao criticar. Na Empiricus as noticias mostram ser bem fundamentadas. Nunca li uma noticia que defenda ou ataque alguem por defender isso ou aquilo. Ataca ou defende se tem fundamento pro mercado. As análises daqui fazem pouco sentido na maioria das vezes.
Fraqueza externa é brincadeira, SP no topo histórico!! Agora,  Brasil subiu muito em Dezembro na euforia, um recuo é natural.
Conversa de pescador..
Que fraqueza externa é está tudo subindo
eles precisam de algo pra justificar a manipulação deles por aqui, querem ibov pra baixo, torcem e trabalham pra isso.
Sempre quando cai vira o caos essa coisa aqui e quando sobe vira país das maravilhas. Caiu compra subiu vende .
Ué? mas a Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop), não tinha dito que as vendas do final de ano subiram 10%, melhor resultado desde 2014. . Alguém está mentindo!
Carregado em PUTS e a qualquer momento a bolha explolde em ...4,3,2,1
torça bem, hehehehe... em vez de ganhar dinheiro. Mas, o verme não volta.
bolsa não quer subir 119200 pontos futuros. por isso começamos as quedas. vencimento das opções hoje. papéis em topos...por isso...realizar até próximo dia 15
kkkkkk
deve ser culpa do lula no oscar
pelo jeito nem voo de galinha vamos ter, só os ovos e olhe lá...
Na verdade o mercado financeiro descobriu tarde que esse governo é ruim mesmo, ficou na DEforma da previdência, iludiu todo o mundo e agora taí: ultraliberlismo com direito a estagflação. Parabéns aos envolvidos!
bom era a era PT, estuprando os bolsos dos brasileiros e dando pão com mortadela pros ignorantes se sentirem felizes. AFF!
Pode dar descarga porque esse ai já encheu o vaso...
fique de fora da bolsa, então.Todo dia a imprensa, capitaneada pela rede globo, comandando a tentativa insana de esquerdistas perdedores e frustrados em derrubar um governo que está dando certo tem feito muitos tentarem e torcerem contra o governo, em vez de ganhar dinheiro na bolsa e agradecer à Deus. Tenho açoes com ganhos da rent3 ( 138% desde outubro 18 ), petr4 (9,10 desde outubro 19 ), suzb3 (10% desde nov 19), vvar3 ( 13% desde 03/01/20 ) e lren3 (3,51 desde 03/01/20). Continuem perdendo tempo, mas a bolsa está bombando... e eu e muitos ganhando nossos "trocadinhos".
Na verdade o mercado financeiro superestimou a recuperação da economia. O governo é confuso e os rumos não estão claros.
fraqueza externa? Dj, SP 500 nas máximas da história
A fraqueza vem da resposta de indicadores macroeconômicos, não de forma isolada das Bolsas.
fraqueza externa? Dj, SP 500 nas máximas da história
Ações deveriam recuar no Brasil se EUA e China firmarem o acordo, sem acordo e com guerra comercial o Brasil se beneficiaria, venderia mais para EUA e China, acho que essa lógica não anda muito correta na B3, que acham?
IBOV recua, mas CENTAURO nem pensar...
Conversa fiada, realização de lucros!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.