Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Ibovespa recupera 114 mil pontos com Itaú e Vale; exterior ajuda

Publicado 11.02.2020, 11:58
Atualizado 11.02.2020, 12:01
© Reuters.  Ibovespa recupera 114 mil pontos com Itaú e Vale; exterior ajuda

© Reuters. Ibovespa recupera 114 mil pontos com Itaú e Vale; exterior ajuda

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O tom positivo prevalecia na bolsa paulista nesta terça-feira, favorecido por melhora no humor dos investidores no exterior e com cena corporativa em evidência, após Vale divulgar dados de vendas e produção em meio à alta do preço do minério de ferro na China, e Itaú Unibanco publicar balanço trimestral e projeções.

Às 11:52, o Ibovespa subia 1,76%, a 114.548,00 pontos. Em pregão véspera de vencimentos de opções sobre o Ibovespa e do índice futuro, o volume financeiro somava 6,2 bilhões de reais.

"A volatilidade ainda segue dando o tom nos mercados", destacou a equipe da Elite Investimentos, em nota a clientes, acrescentando que os movimentos nos mercados seguem atrelados a notícias difusas sobre o avanço do coronavírus que surgiu na China e seu impacto na economia global.

No exterior, o norte-americano S&P 500 subia 0,3% nos primeiros negócios.

Nos Estados Unidos, o chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, se mostrou bastante otimista sobre as perspectivas para a economia norte-americana em pronunciamento ao Congresso dos EUA, mas citou como ameaça potencial o coronavírus chinês e preocupações sobre a saúde a longo prazo da economia.

Da pauta doméstica, a ata da última reunião de política monetária do Banco Central indicou divergência entre os membros Copom sobre a ociosidade na economia, e apontou que, diante de "múltiplas incertezas", quer ter melhor compreensão do cenário para definir os próximos passos da taxa Selic.

DESTAQUES

- VALE ON (SA:VALE3) avançava 3% com alta dos preços do minério de ferro na China, além de números da empresa sobre produção e venda do último trimestre de 2019. A mineradora manteve previsão de produção de finos de minério de ferro em 2020 entre 340 milhões e 355 milhões de toneladas. A companhia ainda informou que o resultado do quarto trimestre de 2019 trará ajustes que elevarão em 671 milhões de dólares as atuais provisões para descaracterização de barragens. No setor, CSN (SA:CSNA3) e USIMINAS PNA (SA:USIM5) subiam 4% e 3,8%, respectivamente.

- ITAÚ UNIBANCO PN valorizava-se 3,1%, após reportar alta de 12,6% no lucro líquido recorrente do quarto trimestre. O maior banco em ativos do país também disse que sua carteira de empréstimos deve crescer entre 8,5% e 11,5% este ano, em linha com o crescimento de 10,9% em 2019. Em teleconferência sobre os resultados, o presidente do Itaú, Candido Bracher, disse que a receita de prestação de serviços da instituição deve crescer em 2020, apoiada no resultados do banco de investimento e da gestão de recursos.

- BANCO DO BRASIL ON (SA:BBAS3) disparava 3,7%, tendo no radar balanço trimestral na quinta-feira.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) e PETROBRAS ON (SA:PETR3) subiam 1% e 0,8%, respectivamente, em sessão de alta dos preços do petróleo no exterior, além da repercussão de números sobre a produção da companhia, que mostraram crescimento médio de 16,5% na produção média de petróleo e líquido de gás natural (LGN) no Brasil no quarto trimestre ante mesmo período de 2018, para 2,394 milhões de barris por dia (bpd). A Petrobras ainda informou que obteve sentença favorável em arbitragem relacionada à empresa de sondas Sete Brasil e que com isso reverterá no resultado do quarto trimestre de 2019 uma provisão de 1,3 bilhão de reais referente ao litígio.

- COSAN ON (SA:CSAN3) avançava 4,8% e ULTRAPAR ON (SA:UGPA3) tinha elevação de 3,6%, entre as maiores altas do Ibovespa, com BR DISTRIBUIDORA ON subindo 2,4%.

- CARREFOUR BRASIL ON (SA:CRFB3) perdia 1,5%, entre as poucas quedas da sessão. A varejista confirmou na segunda-feira que está negociando a compra de certos ativos da rede atacadista Makro, mas refutou informações publicadas na imprensa de que o valor da transação pode chegar a cerca de 5 bilhões de reais. A rede de varejo de origem francesa afirmou que as negociações com os controladores do Makro envolvem "possível aquisição de determinados ativos imobiliários e acessórios do Macro" e que os valores citados pela imprensa sobre a eventual transação são "substancialmente maiores" que na realidade.

Últimos comentários

itub3 alguém ainda recomenda?
vamos que vamos vale, rumo aos 57,00 até sexta :. VALE: BTG recomenda compra e aumento de posições após relatório de produção
Ibovespa recupera os 114 mil com os grandes comprando barato as ações que os bobinhos venderam com prejuízo
eu aproveitei a alta e fiz uns ajustes,essa alta de hj nao quer dizer nada ainda.Pes no chao pra nao cair feio
Comprar e esperar ,nada mais!
pessoal que vendeu ontem chorando litros hoje ..
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.