Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Ibovespa recupera os 118 mil pontos com melhora externa; trégua em bancos e alta de B3 ajudam

Publicado 22.01.2020, 18:38
Atualizado 22.01.2020, 18:41
Ibovespa recupera os 118 mil pontos com melhora externa; trégua em bancos e alta de B3 ajudam

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista subiu nesta quarta-feira, acompanhando a recuperação dos mercados no exterior, em movimento favorecido pela trégua nas fortes perdas no setor bancário, enquanto Petrobras recuou após anúncio de oferta de ações e declínio nos preços do petróleo no exterior.

O Ibovespa avançou 1,17%, a 118.391,36 pontos. O volume financeiro da sessão somou 22,5 bilhões de reais.

Na véspera, o Ibovespa caíra 1,54%, com forte declínio de papéis de bancos e da Vale, além de receios sobre um novo vírus na China que adicionaram aversão a risco aos mercados globais.

Na avaliação de Jerson Zanlorenzi, responsável pela mesa de renda variável do BTG Pactual (SA:BPAC11) digital, parte do desempenho das ações brasileiras nesta sessão refletiu um ajuste a exageros da terça-feira, quando, na dúvida sobre o que se tratava o novo vírus, muitos preferiram realizar lucros.

Ele acrescentou que o investidor permanece otimista com as perspectivas para o cenário local, em particular o andamento das reformas, com a equipe econômica do governo dando sinais claros de que o mesmo empenho dedicado neste ano continuará em 2020.

A expectativa de novo corte na taxa básica de juros, que já está em mínima histórica, acrescentou, é mais um elemento que endossa o viés positivo para a bolsa.

No exterior, os norte-americanos S&P 500 e Nasdaq renovaram recordes, com previsões da IBM (NYSE:IBM) favorecendo apostas otimistas para a temporada de resultados corporativos, enquanto investidores continuavam avaliando os riscos ligados ao surto de um novo vírus na China.

Em nota, a equipe de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco destacou que a transparência e a rápida reação das autoridades chinesas têm ajudado a aliviar as preocupações, embora o tema siga sendo monitorado.

DESTAQUES

- PETROBRAS ON (SA:PETR3) fechou estável, após anúncio de oferta secundária na qual o BNDES pode vender até 734,2 milhões de ações ordinárias, em operação que deve ser precificada em 5 de fevereiro. PETROBRAS PN (SA:PETR4) perdeu 1,1%, com a queda nos preços do petróleo no exterior.

- ITAÚ UNIBANCO PN fechou com acréscimo de 0,6% e BRADESCO PN (SA:BBDC4) subiu 0,36%, após perdas expressivas na véspera, conforme o setor segue pressionado por receios sobre possíveis efeitos nos resultados devido a mudanças regulatórias, maior competição, juros menores e aumento na tributação.

- B3 ON apreciou-se 6,26%, em meio a expectativas favoráveis para o mercado de capitais brasileiro diante do cenário de juros baixos no país e previsões de retomada da economia nacional, o que deve se refletir em aumento nos volumes negociados na operadora de infraestrutura de mercado.

- USIMINAS PNA (SA:USIM5) saltou 13,93%, tendo no radar relatório do Bradesco BBI citando possibilidade de reajuste de 10% no preço de aços planos para distribuidores e definindo a companhia como sua preferida. CSN ON (SA:CSNA3) subiu 6,96% e GERDAU PN (SA:GGBR4) valorizou-se 1,24%.

- VALE ON (SA:VALE3) teve acréscimo de 0,48%, enfraquecida pela . Na visão de analistas do Itaú BBA, a denúncia desta semana contra a empresa por crimes relacionados o rompimento de uma barragem em Brumadinho (MG), no ano passado, tem efeito limitado nas atividades em andamento da Vale.

- ELETROBRAS ON (SA:ELET3) avançou 5,59%. O Itaú BBA iniciou a cobertura da ação com recomendação 'outperform', citando balanço muito atrativo de risco/retorno, com substancial espaço de alta se a companhia for privatizada e queda relativamente limitado se o governo federal desistir.

- MARFRIG ON (SA:MRFG3) perdeu 2,02%. JBS (SA:JBSS3) cedeu 0,13%, em meio a notícias de renegociação de contratos de carne com importadores chineses. MINERVA ON (SA:BEEF3) perdeu 7,69%, também pressionada por relatório do Goldman Sachs, que cortou a recomendação da ação a 'venda'. No setor, a BRF (SA:BRFS3), que anunciou que não está renegociando com suas contrapartes no país asiático, fechou com variação positiva de 0,48%.

- KLABIN UNIT (SA:KLBN11) avançou 5,29%. A empresa disse na véspera que elevará os preços de celulose de fibra curta e longa em 20 dólares a tonelada para a China para os pedidos com entrega a partir de fevereiro. Também assinou acordos para explorar atividade florestal no Paraná. No setor, SUZANO (SA:SUZB3) encerrou em alta de 5,04%.

- XP, negociada na Nasdaq, subiu 4,65%, a 42,48 dólares. Na máxima da sessão, a 43,52 dólares, o papel superou os 100 bilhões de reais em valor de mercado, uma valorização de mais de 60% em relação ao preço definido para sua estreia no mercado acionário norte-americano.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.