Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Ibovespa renova máxima e se aproxima de 110 mil pontos com exterior, ânimo sobre economia do país

Publicado 04.12.2019, 12:00
Atualizado 04.12.2019, 12:38
© Reuters.  Ibovespa renova máxima e se aproxima de 110 mil pontos com exterior, ânimo sobre economia do país

© Reuters. Ibovespa renova máxima e se aproxima de 110 mil pontos com exterior, ânimo sobre economia do país

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançava nesta quarta-feira, renovando máxima histórica, com a alta de Petrobras e Vale entre os principais suportes, tendo de pano de fundo um cenário positivo no exterior, com alta de commodities e em mercados acionários.

O noticiário doméstico corroborava compras na bolsa brasileira, com dados de produção referendando o quadro de recuperação da atividade econômica do país.

Às 11:54, o Ibovespa subia 0,7 %, a 109.721,76 pontos. Na máxima até o momento, alcançou 109.801,61 pontos, recorde intradia.

O volume financeiro somava 3,488 bilhões de reais.

A nova máxima do Ibovespa, de acordo com Pablo Spyer, diretor da Mirae Asset, reflete um somatório de vários fatores, entre eles números melhores sobre a economia, em particular o crescimento acima do esperado do PIB divulgado na véspera.

O IBGE divulgou na terça-feira que a economia cresceu 0,6% entre julho e setembro sobre os três meses anteriores, acima do esperado pelo mercado. "Ajuda a consolidar a impressão dos investidores de que o país está crescendo", afirmou.

"Ao mesmo tempo, não podemos esquecer, que, na semana passada, grandes bancos globais recomendaram em bloco o Brasil, sugerindo que os estrangeiros podem estar voltando", comentou.

Em meio à sensibilidade no mercado a desdobramentos ligados ao comércio global, ocupava os holofotes notícia da Bloomberg de que Estados Unidos e China se aproximam de acordo sobre tarifas a serem revertidas na fase 1 das negociações.

Wall Street abriu em território positivo, com o S&P 500 em alta de 0,54%, enquanto os pregões europeus também subiam.

A equipe da Elite Investimentos destacou que, depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, sugerir na véspera que não tem pressa de fechar um acordo preliminar com Pequim e azedar o clima entre os investidores, o cenário hoje é outro.

No Brasil, a produção industrial cresceu 0,8% em outubro na comparação com setembro, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), melhor resultado desde 2012 e acima do esperado.

Para a equipe da Terra Investimentos, a melhora apresentada pela produção industrial reforça o otimismo na economia interna.

"O cenário econômico brasileiro começa a traçar certa melhora, com projeções de expectativas para o PIB sendo elevadas pelo mercado, aliada a uma continuidade de inflação e taxa de juros baixas", destacou em nota a clientes.

"Se o cenário externo não estragar a bolsa brasileira tem tudo para ter um dia de alta hoje", estimou.

DESTAQUES

- VIA VAREJO ON avançava 3,26%, engatando a décima sessão seguida de alta e atingindo cotação recorde, no melhor desempenho do Ibovespa nesta sessão. De pano de fundo, entre outros fatores, relatos de desempenho forte da varejista na Black Friday e expectativas de melhora no consumo. No setor, B2W ON (SA:BTOW3) subia 1,71% e MAGAZINE LUIZA ON (SA:MGLU3) valorizava-se 1,86%.

- VALE ON (SA:VALE3) tinha elevação de 0,30%, conforme os futuros do minério de ferro na China subiram nesta quarta-feira, ampliando ganhos pela segunda sessão à medida que dados mostraram queda nos embarques do Brasil na semana passada. A empresa faz encontro com investidores em Londres.

- CSN ON (SA:CSNA3) subia 1,80%, com o setor de mineração e siderurgia como um todo no azul e tendo no radar evento da empresa com analistas e investidores em Nova York. Em apresentação para o evento, a companhia estimou alta de vendas de aço e minério de ferro em 2020.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) valorizava-se 0,83%, beneficiada pela alta dos preços do petróleo no exterior e com agentes atentos a evento da petrolífera com investidores em Nova York.

- BR DISTRIBUIDORA caía 1,10%, tendo de pano de fundo reportagem do jornal Valor Econômico citando declaração do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, de que a empresa pretende fazer outra oferta subsequente de ações da BR Distribuidora (SA:BRDT3).

- ITAÚ UNIBANCO PN avançava 1,42%, em meio a expectativas relacionadas ao IPO da XP Inc, na qual detém participação relevante. BRADESCO PN (SA:BBDC4) subia 0,80%.

- EQUATORIAL ON (SA:EQTL3) subia 1,63%, após obter na Justiça liminar para suspender decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que negou pedido da empresa para uma revisão extraordinária das tarifas (RTE) de sua subsidiária responsável pela distribuição de eletricidade no Piauí.

- MRV ON (SA:MRVE3) cedia 2,35%, em sessão de ajustes, após fechar em alta de mais de 7% na véspera.

Últimos comentários

Mais de 10% de todo o volume do IBOV de hoje, 04/12/19, concentrou-se no ITUB4. Movimento estranho para um segmento com muitos desafios pela frente. Sem o investimento nos papéis de bancos o IBOV estava andando de lado. Em um volume baixo do IBOV, cerca de 8 bilhões até o memento, não é difícil para os bilionários controlarem o índice. A economia mostra sinais de reação, mas CUIDADO com seu patrimônio, alguém está muito interessado nele, portanto faça valer a máxima: "Quem tem cuida e quem cuida tem"
Vai ver, é culpa do PT ; )
110.000 Pontos, 04/12/2019, bem diferente de 04/12/18, 17, 16, 15.................................
Testando a resistência!
Quem compra, sempre tem!!!
Grande dia!!
resultados aparecendo
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.