Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Ibovespa retoma 118 mil pts com dados econômicos do exterior e salto de Vale

Publicado 17.01.2020, 18:39
Atualizado 17.01.2020, 18:41
Ibovespa retoma 118 mil pts com dados econômicos do exterior e salto de Vale

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa encerrou esta sexta-feira do alta, após dados econômicos dos Estados Unidos e da China que deram tom positivo aos mercados globais, juntamente com o salto das ações da Vale.

O Ibovespa subiu 1,52%, a 118.478,30 pontos, na máxima do dia e a cerca de 300 pontos do recorde de fechamento, atingido na primeira sessão do ano. O giro financeiro somou 20,6 bilhões de reais. Na semana, o índice acumulou alta de 2,58%.

O otimismo tomou conta de mercados após dados mostrando que a economia da China acelerou no fim de 2019, apesar do ritmo mais fraco em quase 30 anos.

Números mais fortes da economia norte-americana também impulsionaram os índices. A construção de moradias nos EUA saltou para a máxima de 13 anos em dezembro com um aumento generalizado da atividade, podendo ajudar a apoiar a maior expansão econômica já registrada no país.

Esses relatórios ofuscaram dados domésticos recentes, que indicaram uma retomada econômica mais lenta do que o esperado.

"O mercado esperava a economia tracionando mais rapidamente neste início de ano e não é o que está acontecendo", afirmou Fábio Galdino, chefe de renda variável da Vero Investimentos.

Para Galdino, porém, números da produção industrial e da inflação formam um contexto no qual se renova a aposta de um corte maior do que o esperado na taxa básica de juros do país, que agora vê um corte de 50 pontos base na próxima reunião do Copom, em fevereiro.

O Itaú Unibanco cortou a previsão para o IPCA deste ano, de 3,5% para 3,3%. O banco reiterou sua visão da taxa Selic a 4% ao final do ano, prevendo corte de 0,25 ponto percentual em cada uma das reuniões do Copom de fevereiro e março.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O noticiário local teve também a demissão do secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, após polêmica envolvendo discurso no qual o secretário usou frase semelhante a uma fala de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda nazista.

Para Galdino, o ocorrido expõe fragilidades do governo, que continuamente se envolve em polêmicas. "Isoladamente isso não tem grande impacto, mas a repetição desses fatos pode prejudicar a articulação política", afirmou.

A sessão da próxima segunda-feira marca o exercício dos contratos de opções sobre ações na B3.

DESTAQUES

- VALE ON (SA:VALE3) saltou 3,32%. Os futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian subiram depois que a Vale interrompeu as operações em uma mina chilena.

- ITAÚ UNIBANCO PN avançou 0,69%, e BRADESCO PN (SA:BBDC4) valorizou-se 2,34%. Este ano tem se mostrado ruim para os bancos, com Itaú perdendo cerca de 6,4% em 2020 até o fechamento da véspera e Bradesco recuando 3,2% no período.

- MRV ON (SA:MRVE3) recuou 0,32%, após divulgar queda de 9,9% nas vendas do quarto trimestre de 2019, resultado apontado como fraco para analistas do BTG Pactual (SA:BPAC11), apesar da alta de 6,3% nos lançamentos de imóveis residenciais.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) e PETROBRAS ON (SA:PETR3) subiram 1,12% e 2,02%, respectivamente. A chamada pública para expansão da capacidade de transporte no Gasoduto Bolívia-Brasil recebeu consultas de 15 empresas, afirmou a Transportadora Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), na qual a Petrobras tem 51%.

- BR DISTRIBUIDORA ON subiu 2,1%. A empresa assinou na véspera um acordo com a Bitumina Industries, de Dubai, que estabelece exclusividade por 90 dias para a negociação da venda de 100% da Stratura Asfaltos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Últimos comentários

QUARTO GRANDE AXIOMA: DAS PREVISÕES. . . . . O comportamento do ser humano não é previsível,desconfie de quem afirma que conhece uma nesga que seja do futuro.
Estou acompanhando várias análises e o que vejo é que os nossos analistas nunca viveram o que está acontecendo tx juros tão baixa e sinceramente ninguém tem certeza de nada vejo análises totalmente controversa uma da outra sobre o mesmo assunto, neste semana analista indicando venda e a ação subindo em síntese estamos num caminho desconhecido tem gente ganhando muito e em contra partida tem gente perdendo muito.
As análises pelo especialistas, pós Selic baixa, tem sido de certa forma incorreta, pois não existe outra alternativa, de forma imediata, para  investimentos no Brasil visando um rendimento maior que não seja a B[3].  Por isso não importa pequenos rumores externos, a bolsa vai continuar subindo e o medo daquele investidor para aplicações de risco vai aos poucos diminuindo. Portanto enquanto houver migração de investimento interno para a bolsa a tendência de alta se evidencia, pois ao se colocar fermento no bolo ele tende a crescer!
Por essa os ursinhos carinhosos não esperavam!
Pra quem dizia que só ia cair
Rapaz não dê ouvido pra esses arrom.bados !!!!! Janeiro é fundo de 2020 !!!!! kkkkkkkk
Pra quem dizia que só ia cair
uma cervejaria tem sua produção sabotada  e 4 pessoas morrem, resultado, a fábrica é fechada e toda produção se perde. Empregados serão demitidos e famílias serão jogadas à sorte.. Uma mineradora mata 250 pessoas, por negligência e ganância e 1 ano depois, suas ações já dão lucro aos investidores.. . . Parabéns ao bravo povo brasileiro que apoia este sistema.
seu comentário é ensurdecedor. triste verdade!
É que nosso MP, judiciário e mídia estão dominados de direitistas para os quais matar pobres não é problema, mas incomodar uma uma madame dá pena de morte.
apoia esse sistema?! quer dizer que a vale deve ser fechada mandando todo mundo pra rua e prejudicando com a economia de um país inteiro?
Tudo manipulado. Meu dinheiro não entra nessa ciranda de hienas nunca.
vai morrer pobre entao
150.000P 2020....250.000P....2021.....estamos milionários....boa sorte a todos....
Um ano da tragédia de brumadinho e a vale está com suas ações valendo muito mais do que antes. Pois como somos um país de corruptos sabemos que nada vai acontecer com a Vale e seus dirigentes. Isso é o Brasil.
meu dinheiro essa empresa não vê, fode dar o lucro que for.
Você tem que ter em mente que a culpa é dos diretores e gerentes da Vale que atuaram direto na omissão criminosa de Brumadinho.... O brasileiro precisa abandonar esses pensamentos revolucionários de terra arrasada, de destruir tudo por vingança... Esse tipo de pensamento comum só serviu até hoje aos desejos dos auto intitulados pais dos pobres, salvadores do povo, pais dos jegues (Molusco)....
Não queria que seus dirigentes fossem presos pois está claro que eles obrigaram a empresa que deu o laudo de estabilidade a escrever que estava tudo bem . Então presidente,diretoria são criminosos
Vamos que vamos!!!!!!
eba, ganhei dim dim
eba, ganhei dim dim
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.