Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Ibovespa reverte alta da semana após Lula deixar a prisão

Publicado 08.11.2019, 19:32
Atualizado 08.11.2019, 19:32
Ibovespa reverte alta da semana após Lula deixar a prisão

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em forte queda nesta sexta-feira, com investidores preferindo realizar lucros após decisão da Justiça de libertar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,78%, a 107.628,98 pontos, ampliando as perdas no final da sessão. O giro financeiro somou 20,2 bilhões de reais.

Com a queda, o Ibovespa reverteu o ganho acumulado da semana e terminou em baixa de 0,52%.

A Justiça Federal do Paraná colocou Lula em liberdade após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) da véspera de impedir prisão para um condenado em segunda instância.

O analista Régis Chinchila, da Terra Investimentos, destacou que a decisão do STF trouxe insegurança jurídica e potencial instabilidade política futura, que, segundo ele, são dois assuntos que preocupam os investidores.

Após ser solto da sede da Polícia Federal em Curitiba, onde cumpria pena desde abril do ano passado, Lula afirmou que vai percorrer o Brasil. Ele disse ainda que fará um ato no sábado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), e que o candidato presidencial do PT na eleição do ano passado, Fernando Haddad, teve o pleito "roubado".

No exterior, o norte-americano S&P 500 terminou o dia com variação positiva de 0,25%, enquanto investidores continuaram à espera de definições nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China.

Para a equipe do BTG Pactual (SA:BPAC11), a volatilidade ainda não acabou e os mercados podem passar por uma realização de lucros no curto prazo.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

DESTAQUES

- CVC (SA:CVCB3) BRASIL ON desabou 14,15%, após a operadora de turismo reportar o que o analista do Bradesco BBI classificou como "outro trimestre desafiador" para o período de julho a setembro. A companhia também afirmou que espera efeito de 30 milhões a 40 milhões de reais de custos adicionais no futuro em razão do colapso da companhia aérea Avianca Brasil.

- BRF ON (SA:BRFS3) caiu 4,2%, mesmo após lucro líquido de 446 milhões de reais nas operações continuadas no terceiro trimestre, revertendo prejuízo de 860 milhões de reais um ano antes, em meio a efeitos tributários e queda sequencial em margens. Em teleconferência, executivos da companhia afirmaram que estão olhando para o quarto trimestre com otimismo em termos da demanda por alimentos no Brasil.

- AZUL PN (SA:AZUL4) e GOL (SA:GOLL4) PN recuaram 3% e 4,5%, respectivamente, afetadas pela valorização do dólar ante o real, com a cotação à vista acima de 4,15 reais.

- VALE ON (SA:VALE3) recuou 1,86%, em dia de queda do preço do minério de ferro na China.

- IGUATEMI ON (SA:IGTA3) desvalorizou-se 3,05%, apesar do balanço trimestral, que mostrou lucro antes de juros impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 168,5 milhões de reais, alta de 19,4%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

- BR DISTRIBUIDORA ON subiu 1,71%, na esteira de anúncio de programa de desligamento voluntário que trará redução estimada de despesas de cerca de 650 milhões de reais anuais.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) recuou 2,85%, após alta na véspera, mas afastando-se das mínimas conforme o petróleo melhorou no exterior. PETROBRAS ON (SA:PETR3) cedeu 1,61%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- BRADESCO PN (SA:BBDC4) caiu 2,89% e ITAÚ UNIBANCO PN perdeu 1,49%, pressionando o Ibovespa dado o peso relevante que ambos detêm na composição do índice.

Últimos comentários

Se por alguma razão ele voltar pra cadeia, o índice vai subir igual a um foguete
Para quem entrou vendido na sexta estão felizes....kkk
Impunidade e corrupção voltam a ameaçar nossos filhos e netos. Lamentável!
Não altere o artigo: “Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória”. O referido dispositivo versa sobre a questão da culpabilidade, e não da pena privativa de liberdade ou da prisão em si. Há menos de três anos, o próprio STF fixou entendimento de que cabia prisão, após confirmação da sentença condenatória em 2°grau para dirimir quaisquer dúvidas sobre qual momento ela deveria ocorrer. Logo, pergunto: quando o STF acertou? Nessa época em que se filiou, nesse ponto, ao entendimento das maiores cortes constitucionais do mundo, ou agora em que se mostrou conivente com a impunidade e gerou o caos social? O STF reverteu o próprio entendimento, não por respeitar a CRFB, e sim em razão de interesses espúrios. Resta claro, e é um absurdo alguém achar que colheremos bons frutos dessa decisão vexatória.
O que vimos foi o Sistema Totalmente Falido dar legalidade à impunidade exaltando a corrupção, injustiças, propinas, conluios, roubos, desvios que assolam o país.. Assim também, TODOS os condenados presos teriam direito a uma igual libertação!. . Com esta infame decisão, o Brasil volta a ser aquela república de bananas, em que a lei não vale pra todos, somente pra os endinheirados que podem pagar bons advogados.. Isso afeta o sentimento de impunidade e injustiça na população, como também prejudica a economia.. . Não vai ser só Lularápio, tem Dirceu e vários de outros partidos tbm inclusive o Cunha, Cabral, Palocci, Eike. Não querem a Intervenção Militar, mas vão ter que conviver com criminosos sendo soltos; ou os senhores acham que os chefões do PCC e do Comando Vermelho e fortes criminosos milicianos ricos ligados ao Partido Terrorista etc não tem dinheiro pra entrar com recursos?! Só pobre ladrão de galinha que vai continuar preso neste país!
Dá pra entender pq o dólar acima de R$4 e os gringo fugindo do brasil.
claro que a culpa continua sendo do lula, e não do fiasco do leilão do pré-sal
O mercado é muito frágil mesmo. Tudo gira ao redor do Lula. É risível isso.
É pegadinha? Tem camera escondida?
Inseguranca juridica total a culpa e do judiciario
tão inocente que mesmo com os melhores advogados, houve a necessidade de mudar a interpretação da lei.
A LEI É CLARA: De acordo com a CONSTITUIÇÃO, o transito em julgado deve ser respeitado. Mas, devido às pressas de julgar e condenar um pré-candidato forte da esquerda na eleição anterior, a CONSTITUIÇÃO foi simplesmente “rasgada” pelos IMPARCIAIS DE CURITIBA ; )
para, não adianta explicar hahaha ontem eu vi um falando que já tinha trânsito julgado pq ele já havia sido condenado em 1a e 2a estância hahahah talvez um ou outro entenda, mas não tenho mta esperança hahah
Incrivel como tem individuos que ainda apoiam PT e seu lider supremo, chefe de quadrilha, que trouxe tanto rombo aos cofres publicos e com certeza afetou o proprio bolso desses apoiadores....veem mas nao enxergam...
É verdade e ainda tem gente que apoia Miliciano. Tem de tudo por ai.
quando alguém for condenado aí sim você pode abrir a boca para falar, enquanto isso não! senão passa atestado de burrice!
quer dizer q gente como Maluf q nos sabíamos que era corrupto mas demorou décadas até ser condenado deve ser considerado inocente até lá? gente como Alckmin, Serra, Aécio, Calheiros, Maia...
não porque ficarem tão tenebrosos com a saída de Lula, o presidente do Brasil é Jair Bolsonaro E estamos ainda no primeiro ano de governo para que tanto medo se qdo Lula foi presidente a 10 anos atrás foi qdo a bolsa mais subiu
Agora a inocência é que tem que ser provada, não a culpa. Só dando na cabeça desses Bolsominions com um gato morto, até o gato miar...
tão inocente que mesmo com os melhores advogados, houve a necessidade de mudar a interpretação da lei.
triste ver um bandido como Lula nas ruas novamente, sem mais.
Triste é ver os MILICIANOS da turminha do QUEIROZ nas ruas... aliás, dentro de condomínios na Barra ; )
faltou dizer dentro dos cargos de 20k
quando o tal miliciano for condenado aí você pode abrir a boca, lembrando que o MP RJ é Dilma, mas por hora não passa atestado de burrice. NINGUÉM cai nesta conversinha de esquerdista, afinal vocês investem mesmo ou é aqueles robôs do Haddad, afinal ele foi condenado por fale news e a Gleice pagava uma influencers, VOCÊS gostam de acusar das coisas que fazem! #Piada
Pois é Cícero esses caras não sabem oque Falam, simplismente perderam a oportunidade de ficar calado a economia mundial de hoje não é a mesma daquela época, e toda corrupção que essa pessoa diz ter acontecido a maioria foi no mandato do tal Lularapio que está sendo jungado em mais de 11 processos e já foi condenado em pelo menos dois deles por mais de uma vez!
Lembrando... “julgado” em 11 processos pelos IMPARCIAIS DE CURITIBA e pelo atual Sr. MORALISTA ministro ;
nem mesmo conseguiram PROVAR sua culpabilidade. Aliás, mediante DELAÇÃO “premiada” dos reais criminosos, os IMPARCIAIS DE CURITIBA criaram suas próprias “convicções” para a sentença ; )
anteontem eu avisei , por conta de máximas e um estopim destes. entrei vendido em índice e comprado em dólar. quase deu para comprar uma casa. segue o fluxo. o que esperar. no meu ponto de vista, o Lula teve muito tempo para arquitetar estratégias de guerrilha na cadeia. podemos esperar o pior para os próximos capítulos. desestruturação política, intrigas, etc. com certeza vai respingar no mercado, a economia ainda está ruim então qual coisa afeta. se não tiver murmurinho. segunda entro comprado, caso contrário continuo vendido.
Fico aqui vendo a maioria dos comentários de pessoas que não sabem nem o que é uma constituição e crítica a decisão do STF. Eu concordo que STF à tempos se tornou uma instituição politizada. Eu não sou partidário, não sou de esquerda, nem de direita, mas graças a Deus o STF deixou a política e a pressão social de lado, e respeitou a constituição federal. Que tem como uma de suas cláusulas pétrias, um direito garantidor para todos nós, que diz que ninguém pode ser condenado e preso sem antes uma sentença condenatória final transitada em julgado. Além do mais não sejamos hipócritas, essa queda é meramente especulativa. E vejo dizrem que o governo de Lula não era um governo de capitais, talvez devam estudar mais! Pois de 2003 a 2011 além da elevação da nota de crédito, e várias parcerias econômicas, a bolsa saltou dos 18 mil pts para casa dos 59 mil pts. O que se sucedeu anos depois foi um desastre de corrupção generalizada, que sinceramente, teria ocorrido com qualquer governo aqui...
explica aí jurista...
Não altere o artigo: “Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória”. O referido dispositivo versa sobre a questão da culpabilidade, e não da pena privativa de liberdade ou da prisão em si. Há menos de três anos, o próprio STF fixou entendimento de que cabia prisão, após confirmação da sentença condenatória em 2°grau para dirimir quaisquer dúvidas sobre qual momento ela deveria ocorrer. Logo, pergunto: quando o STF acertou? Nessa época em que se filiou, nesse ponto, ao entendimento das maiores cortes constitucionais do mundo, ou agora em que se mostrou conivente com a impunidade e gerou o caos social? O STF reverteu o próprio entendimento, não por respeitar a CRFB, e sim em razão de interesses espúrios. Resta claro, e é um absurdo alguém achar que colheremos bons frutos dessa decisão vexatória.
Não altere o artigo: “Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória”. O referido dispositivo versa sobre a questão da culpabilidade, e não da pena privativa de liberdade ou da prisão em si. Há menos de três anos, o próprio STF fixou entendimento de que cabia prisão, após confirmação da sentença condenatória em 2°grau para dirimir quaisquer dúvidas sobre qual momento ela deveria ocorrer. Logo, pergunto: quando o STF acertou? Nessa época em que se filiou, nesse ponto, ao entendimento das maiores cortes constitucionais do mundo, ou agora em que se mostrou conivente com a impunidade e gerou o caos social? O STF reverteu o próprio entendimento, não por respeitar a CRFB, e sim em razão de interesses espúrios. Resta claro, e é um absurdo alguém achar que colheremos bons frutos dessa decisão vexatória.
Mercado de capitais é para pais capitalista.
China é comunista?
Cada um tem aquilo que merece e deseja boa parte do povo brasileiro agora tem Lula que façam bom proveito desse ser medíocre sem caráter como quem o segue e distorce a verdade o STF banalizou a justiça e como pode o investidor confiar num país onde não tem justiça.
cadê o Queiroz? cadê a fita do caso Marielle? segurança jurídica? até bala em corpo de menor tentaram recolher e só agora que estão falando de segurança jurídica? piada pronta
Esse lixo humano só traz desgraça...
somos um povo fraco. dominado por poucos desde nosso descobrimento. Os poucos que tentar mudar isso, são esquartejados e mostrados em praça pública. Tiradentes.
Justifica nossa pobreza! Nem sabemos discernir o q é certo ou errado, imagine desenvolver tecnologia e riqueza! E desanimador!
Ué? Mas foi o presidentO ideológico que acabou com o desenvolvimento das pesquisas médicas e tecnológicas em detrimento do EXTRATIVISMO na Amazônia ; )
Vendam, vendam bastante pra eu comprar barato. Obrigado.
O Lula derrubou a Bolsa
A irresponsabilidade jurídica do STF vai LIBERTAR MILHARES ladrões, assassinos, traficantes , pedofilos e outros CRIMINOSOS para continuarem a fazer o Brasil um dos países com o maior índice de violência. Tudo isso por causa de um CRIMINOSO : LULA!!!
Não vai não. Criminosos que representam perigo a sociedade continuarão presos. Presta atenção na notícia é para de espalhar informação falsa.
Um cara q se define Karl Marx e quer credibilidade. Piada. kkkkkkkkkkk
fake news detected hahahah já ouviu falar de prisão preventiva? serve pra esses casos.. se informe antes de falar
Lula é um dos melhores Presidente que o Brasil já teve ...muito querido pelo povo Brasileiro!!!
também acho ainda mais depois de estar líquido e ele sair da cadeia derrubando o mercado.
Meu ovo
É mesmo? No instante do meu comentário, o seu comentário apresenta apenas 8 likes contra 63 dislikes. Melhor vc rever os seus conceitos!
Alguns ministros do STF fizeram um desfavor para o Brasil! Deveriam ser ministros na Argentina , Venezuela e Cuba!!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.