Ibovespa sobe forte e tem volume expressivo com otimismo sobre vacina, eleição de Biden

Ibovespa sobe forte e tem volume expressivo com otimismo sobre vacina, eleição de Biden

Reuters  | 09.11.2020 18:40

Ibovespa sobe forte e tem volume expressivo com otimismo sobre vacina, eleição de Biden

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em forte alta nesta segunda-feira, chegando a superar 105 mil pontos na máxima, em sessão com giro expressivo após eleição de Joe Biden para a presidência dos EUA e anúncio de Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34) e BioNTech (NASDAQ:BNTX) de que sua candidata a vacina contra o coronavírus mostrou-se 90% eficaz em estudos preliminares.

REPERCUSSÃO-Pfizer e BioNTech dizem que sua vacina contra Covid-19 é 90% eficaz

Na bolsa brasileira, a notícia da vacina embalou as companhias que mais sofreram com a pandemia e que mais devem se beneficiar de uma reabertura econômica total, com o salto nos preços do petróleo também impulsionando as ações da Petrobras.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 2,57%, a 103.515,16 pontos. No melhor momento, chegou a 105.146,56 pontos, renovando máxima intradia desde julho.

O volume financeiro na bolsa totalizou 49,1 bilhões de reais, bem acima da média diária de 2020 de 29,9 bilhões de reais. O giro recorde no segmento Bovespa é de 18 de dezembro de 2019, quando movimentou 54,9 bilhões de reais, líquidos do exercício sobre o Ibovespa que aconteceu no mesmo dia, com o total da sessão ficando em 79,6 bilhões de reais.

A Pfizer e BioNTech são as primeiras farmacêuticas a anunciarem dados bem-sucedidos de um ensaio clínico em larga escala. Elas esperam pedir autorização para uso emergencial da vacina nos EUA neste mês.

Um porta-voz da Pfizer afirmou à Reuters que o governo do presidente Jair Bolsonaro mantém negociações com a farmacêutica no Brasil para comprar a vacina experimental contra a Covid-19 da companhia e incluí-la no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

A notícia sobre a vacina ampliou o clima já positivo nos mercados acionários em razão da vitória de Biden, anunciada no sábado, após uma dura campanha eleitoral, bem como sua promessa de que trabalhará para unificar um país profundamente dividido, mesmo com Donald Trump se recusando a aceitar a derrota.

"Com isso, a incerteza em torno da eleição se dissipou e os investidores recuperaram o apetite pelo risco", afirmou o analista de mercados Milan Cutkovic, da Axi.

Para o analista Chris Hussey e equipe, do Goldman Sachs, as atenções dos investidores agora provavelmente migrarão rapidamente dos catalisadores do período atual formado por resultados do terceiro trimestre, eleições e vacinas.

"É provável que um projeto de estímulo fiscal esteja na lista dos próximos catalisadores nos quais se concentrar" com economistas do Goldman enxergando potencial para um projeto a ser aprovado pelo Congresso dos EUA já no próximo mês", afirmou em comentários a clientes nesta segunda-feira.

Por aqui, dados da CVM mostraram que mais duas companhias - a construtora BRZ e a rede de lojas de departamento Le Biscuit - desistiram dos planos para listar ações na B3 (SA:B3SA3), elevando para 20 o número de cancelamento de planos de estreia na bolsa em 2020.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) disparou 9,42%, na esteira do salto do petróleo no exterior, em parte por causa do noticiário sobre vacina. Fontes ouvidas pela Reuters também afirmaram que a empresa deve receber em 10 de dezembro propostas vinculantes por sua refinaria no Rio Grande do Sul, a Refap, com o conglomerado indiano Essar e as empresas locais Raízen e Ultrapar (SA:UGPA3) entre os potenciais interessados.

- GOL (SA:GOLL4) PN e AZUL PN (SA:AZUL4) avançaram 19,94% 18,43%, respectivamente, com os setores mais sensíveis aos efeitos da pandemia entre as maiores altas do Ibovespa. CVC ON (SA:CVCB3) valorizou-se 10,46%. EMBRAER ON (SA:EMBR3) saltou 13,1%, antes do balanço no começo da terça-feira.

- LOJAS RENNER ON (SA:LREN3) fechou em alta 14,51%, também reagindo ao otimismo sobre uma vacina contra o coronavírus, conforme resultados recentes da varejista de moda refletiram o efeito nocivo da pandemia em suas operações.

- MULTIPLAN ON (SA:MULT3) e BRMALLS ON subiram 14,05% e 12,04%, respectivamente, acompanhando a euforia em torno do anúncio da Pfizer. IGUATEMI ganhou 12,33%.

- ITAÚ UNIBANCO PN (SA:ITUB4) ganhou 8,1%. BRADESCO PN (SA:BBDC4) teve acréscimo de 9,5%. A exceção entre os papéis de bancos foi BTG PACTUAL UNIT, que caiu 2,06%, antes do balanço do terceiro trimestre, esperado para a terça-feira, antes da abertura da bolsa.

- VALE ON (SA:VALE3) fechou estável, em sessão mista para o setor de mineração e siderurgia. USIMINAS PNA (SA:USIM5) teve baixa de 0,87% e GERDAU PN (SA:GGBR4) declinou 1,74%, mas CSN ON (SA:CSNA3) subiu 0,87% O BTG Pactual (SA:BPAC11) reforçarçou recomendação "convicta" de compra para os papéis da Vale, com preço-alvo de 14 dólares para os recibos das ações negociados nos EUA (ADR), citando uma "nova ordem política global".

© Reuters. .

- MAGAZINE LUIZA ON (SA:MGLU3) caiu 3,22% antes do balanço trimestral previsto para esta segunda-feira, seguida pela rival B2W ON (SA:BTOW3), que recuou 3,15% e VIA VAREJO ON (SA:VVAR3), que fechou em baixa de 3,54%. MERCADO LIVRE (NASDAQ:MELI), negociada em Nova York, perdeu 10,44%. O setor de comércio eletrônico é um dos que mais têm se beneficiado das medidas de distanciamento social para evitar a disseminação de Covid-19.

- ENJOEI ON caiu 4,78%, a 9,76 reais, em sua estreia na B3 após precificar IPO na semana passada a 10,25 reais por ação, no piso da faixa estimada.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
olavo espindola
olavo espindola

pais de boçais governado.por boçais!!! fora boçais!!! fora provincianos!!! fora caipirada!! ribeirao preto goiania londrina sorriso sinop palmas ......saiu do rio é tudo caipira boçal!  ... (Leia Mais)

10.11.2020 17:08 GMT· Responder
Diego Gomes
Diego Gomes

amanhã tô vendido, 5 contratos busca 500 pontos logo no gap de abertura..   ... (Leia Mais)

10.11.2020 04:13 GMT· Responder
olavo espindola
olavo espindola

fora bozo!!! fora boçais!! fora provincianos!!! saiu do rio de janeiro é tudo boçal provinciano!!!  ... (Leia Mais)

10.11.2020 03:09 GMT· 2 · Responder
Rodrigo Avila
Rodrigo Avila

vacina chinesa suspensa momentaneamente. Ainda bem que União não caiu na conversinha de comprar algo que nem finalizou seus testes! agora aguardar o resultado das recontagem dos votos p bolsa melhorar de vez !  ... (Leia Mais)

10.11.2020 02:08 GMT· 1 · Responder
zeni moura
zeni moura

Procurador-Geral dos EUA autoriza investigações a fraude eleitoral .... sera q acabou?!   ... (Leia Mais)

10.11.2020 01:51 GMT· 1 · Responder
Renan Coelho
Renan Coelho

e aqui no BR governos querendo aplicar vacina em massa na população. Hoje morreu um voluntário testando o CoronaVac. Vacina por enquanto é máscara e higienização das mãos.   ... (Leia Mais)

10.11.2020 01:10 GMT· Responder
Tiago silva
Tiago silva

só espero q amanhã não seja um fatídico dia de "realização de lucros".  ... (Leia Mais)

09.11.2020 22:44 GMT· Responder
Eliane Bernardi
Eliane Bernardi

A bolsa podia continuar subindo, o covid acabar e o papa beatificar o Biden!   ... (Leia Mais)

09.11.2020 22:41 GMT· Responder
Jaques Trentin
Jaques Trentin

Ibovespa ta barato. Aproveitem em breve 130k pontos ai nao adianta comprar topo e chorar. Correcoes virao mas faz parte do processo.  ... (Leia Mais)

09.11.2020 22:37 GMT· Responder
Nathan Silva
Nathan Silva

Está difícil saber onde investir agora com a bolha nas bolsas americanas  ... (Leia Mais)

09.11.2020 22:32 GMT· Responder
Eduardo José Nicolau Feliz
Eduardo José Nicolau Feliz

Ibov continua barato sob qquer enfoque: em dolar, comparado com bric,s, com outras potencias globais...120 k é piso com dolar 5/5,3  ... (Leia Mais)

09.11.2020 22:29 GMT· 4 · Responder
Andollinni Carleone
Andollinni Carleone

Amanhã é correção. Principalmente nos primeiros 15 min de pregão é correção forte.  ... (Leia Mais)

09.11.2020 22:24 GMT· Responder
Henri Carpenter
Henri Carpenter

Atenção, isentões geléia, de cueca pastosa, o boca de veludo do STF é que gosta dessas idéias "iluministas"  ... (Leia Mais)

09.11.2020 22:15 GMT· Responder
Daniel Rolim
Daniel Rolim

Infelizmente esse fórum virou lar de malucos. Se antes tínhamos que aguentar os militantes do PT, agora vemos no outro extremo político esse monte de tiozões do zapzap com suas teorias da conspiração de quinta categoria. Precisamos mais do que nunca de um novo Iluminismo pra apagar essas trevas de ignorância.  ... (Leia Mais)

09.11.2020 22:11 GMT· 2 · Responder
Henri Carpenter
Henri Carpenter

Se o rally de hoje é atribuído à "vitória" do Bribe, preparem-se para a queda. Trump foi reeleito!!  ... (Leia Mais)

09.11.2020 22:08 GMT· 3 · Responder
Luiz Oliveira
Luiz Oliveira

Feliz Natal pra todos, com IBOV acima dos 115.000 pts.  ... (Leia Mais)

09.11.2020 22:08 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.