Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Ibovespa tem leve recuo no dia, mas fecha setembro positivo

Publicado 30.09.2019, 17:59
Atualizado 30.09.2019, 18:00
Ibovespa tem leve recuo no dia, mas fecha setembro positivo

Ibovespa tem leve recuo no dia, mas fecha setembro positivo

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista gravitou em torno da estabilidade durante a maior parte da sessão desta segunda-feira, com investidores adotando cautela diante das negociações comerciais entre EUA e China e ainda acompanhando o andamento das reformas no front doméstico.

O Ibovespa caiu 0,32%, a 104.745,32 pontos. A exemplo das últimas sessões, o giro financeiro foi discreto, com apenas 13,084 bilhões de reais.

Em setembro, o índice avançou 3,57%, o que garantiu o quinto trimestre seguido de alta, ganhando 3,74%.

No fim de semana, a China afirmou que o vice-premiê, Liu He, vai liderar a delegação chinesa nas negociações nos EUA na próxima semana, enquanto o assessor comercial da Casa Branca chamou de 'fake news' nesta segunda-feira notícias de que o governo dos EUA considerava deslistar empresas chinesas das bolsas norte-americanas.

"Investidores seguem na expectativa para uma nova rodada de negociações entre os países, marcada para 10 de outubro", destacou a equipe da Ágora Investimentos em nota a clientes.

Agentes do mercado norte-americano não se abalaram pelas notícias de que o presidente dos EUA, Donald Trump, estava pensando em deslistar ações de empresas da China de bolsas nos EUA. Ajudando ainda mais o sentimento, o assessor comercial da Casa Branca, Peter Navarro, negou as afirmativas das notícias e as classificou como "fake news".

O S&P 500 avançou 0,5% na sessão.

Aqui, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que a votação em primeiro turno da reforma da Previdência no plenário do Senado deve ocorrer na terça-feira depois de ser aprovada pela CCJ da Casa.

Segundo a pesquisa Focus do Banco Central, a expectativa do mercado para a taxa Selic no fim de 2019 foi reduzida a 4,75%. Para 2020, a expectativa geral para a Selic seguiu em 5%, mas o Top-5 cortou mais a previsão, de 4,75% para 4,5%.

DESTAQUES

- BANCO DO BRASIL (SA:BBAS3) subiu 0,33%, destoando do setor. ITAÚ UNIBANCO cedeu 1,41%, BRADESCO caiu 1,68% e SANTANDER recuou 1,09%.

- EDP (SA:ENBR3) BRASIL ON valorizou-se 2,56%, em sessão positiva do setor elétrico. A exceção foi ELETROBRAS com a PNB fechando em queda de 0,31%, tendo de pano de fundo notícias recentes sugerindo um processo complicado para a aprovação na capitalização da empresa no Senado.

- SABESP ON (SA:SBSP3) ganhou 2,37%. Analistas do BB Investimentos destacaram em relatório que o novo marco legal do setor de saneamento deve reduzir barreiras à concorrência e estimular o ingresso de capital privado. "Apesar de pontos críticos ainda não solucionados, enxergamos pontos positivos às empresas listadas do setor."

- IGUATEMI ON (SA:IGTA3) avançou 1,28%. A empresa de shopping centers anunciou a venda fracionada de terreno torre residencial em empreendimentos em Sorocaba (SP) e São José do Rio Preto (SP).

- SUZANO (SA:SUZB3) ON cedeu 0,30%, tendo de pano de fundo um ambiente ainda desafiador para os preços de celulose. Na semana passada, analistas do Credit Suisse afirmaram que continuavam preocupados com o excesso de estoque no setor de celulose de fibra curta, o que torna menos provável um cenário de recuperação de preço relevante.

- CSN ON (SA:CSNA3) perdeu 1,12%, em dia mais fraco para siderúrgicas. USIMINAS PNA (SA:USIM5) perdeu 2,38%. GERDAU PN (SA:GGBR4), porém, avançou 1,00%. O conselho da companhia autorizou a contratação de um 'Credit Agreement' de até 800 milhões de dólares. Ainda no setor, VALE ON (SA:VALE3) subiu 0,19%.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) recuou 0,40%, acompanhando o declínio dos preços do petróleo no mercado externo.

Últimos comentários

Eh aí Petrobras? como fica o preço da gasolina q subiu 5% nos últimos dias!
Eh aí Petrobras? como fica o preço da gasolina q subiu 5% nos últimos dias!!!!!!
Eh aí Petrobras? como fica o preço da gasolina q subiu 5% nos últimos dias!!!!!!
Eh aí Petrobras? como fica o preço da gasolina q subiu 5% nos últimos dias!!!!!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.