Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Ibovespa vira e recua com receios por Orçamento e vírus

Publicado 26.02.2021, 12:23
Atualizado 26.02.2021, 12:24
© Reuters.

© Reuters.

Atualizado às 12h48

Por Ana Carolina Siedschlag

Investing.com - O Ibovespa apagou as altas da manhã desta sexta-feira (26) e recuava perto do meio-dia, com reações negativas aos balanços da BRF (SA:BRFS3) e Localiza (SA:RENT3) pesando no índice, além de receios com as recentes altas de casos de Covid-19 no país e com as negociações em torno do auxílio emergencial, do Orçamento e da PEC Emergencial no radar. A coluna Radar, da Veja, também informou agora há pouco que o presidente do Banco do Brasil (SA:BBAS3), André Brandão, estaria avaliando deixar o comando da estatal.

LEIA MAIS - Ações: Frigoríficos avançam após balanços; Petrobras (SA:PETR4) fecha semana em queda

Perto das 12h10, o principal índice da B3 (SA:B3SA3) perdia 0,64%, aos 111.540 pontos, e se afastava da máxima intradiária de 113.446 pontos, com atenção às negociações em torno do Orçamento que, segundo matéria do Estado de S. Paulo desta manhã, citando fontes, tem gerado atritos dentro do Ministério da Economia.

A matéria aponta que vários pedidos de recursos feitos pela ala política do governo, e que não podem ser atendidos por desrespeitarem as regras fiscais, têm sido negados pela área técnica do ministério, alimentando especulações de que os secretários de Fazenda, Waldery Rodrigues, e de Orçamento, George Soares, estariam na mira.

Também pesam as preocupações com a demora da vacina e o avanço do vírus no país. Os papéis ligados ao setor Turismo como Azul (SA:AZUL4), Gol (SA:GOLL4) e CVC Brasil (SA:CVCB3), e de shoppings, como BR Malls (SA:BRML3) e JHSF (SA:JHSF3), caíam perto de 3%, com investidores ligando o sinal de alerta em relação ao aumento das internações por coronavírus por todo o território nacional.

LEIA MAIS: Vacina contra Covid-19 da Pfizer reduz transmissão após uma dose, diz estudo britânico

De acordo com a Folha de S. Paulo, 17 capitais brasileiras têm ocupação acima de 80% nos leitos do SUS, o pior cenário desde o início da pandemia. Já a CNN Brasil informou que o governo paulista deve definir 20h como o novo horário de fechamento para o comércio na Grande São Paulo.

Liderando as quedas da B3, Localiza e BRF reagem aos respectivos balanços, divulgados na noite desta quinta-feira (25).

Os analistas do Goldman Sachs disseram, em relatório, que as margens mais baixas na divisão de aluguéis de carros da Localiza foram um ponto de contenção dos resultados, apagando parte dos ganhos da operação de carros usados.

LEIA MAIS: Minerva lidera pregão após balanço; veja o que dizem os analistas

Já a BRF passa por realização após a companhia apresentar lucro líquido de R$ 902 milhões no quarto trimestre de 2020, alta de 32,6% na base anual - resultado mais forte que o esperado para o período, segundo os analistas da XP Investimentos.

No exterior, o índice Nasdaq operava próximo à estabilidade, enquanto o Dow Jones e Os&p 500 caíam ainda na esteira da alta dos rendimentos dos títulos da dívida americana, uma sinalização de que o mercado acredita que o Federal Reserve pode antecipar o aumento na taxa básica de juros do país.

DESTAQUES

- MINERVA ON (SA:BEEF3) subia 5,4%, maior alta do Ibovespa, tendo de pano de fundo proposta de pagamento complementar de dividendos, embora o lucro líquido no quarto trimestre tenha recuado 53,2% no comparativo anual.

LEIA MAIS: Minerva lidera pregão após balanço; veja o que dizem os analistas

- FLEURY ON (SA:FLRY3) valorizava-se 1,15%, após salto de quase 150% no lucro de outubro a dezembro, com a disparada na procura por testes de Covid-19 e a retomada por exames e atendimento

- ENEVA (SA:ENEV3) ON avançava 2%, após anunciar comercialidade da acumulação Fortuna, descoberta no Bloco PN-T-102A, na Bacia do Parnaíba.

- ITAÚ UNIBANCO PN (SA:ITUB4) subia 0,6% e BRADESCO PN (SA:BBDC4) oscilava ao redor da estabilidade, com o destaque no setor ficando para BTG PACTUAL (SA:BPAC11) UNIT, em alta de 1,2%.

- VALE ON (SA:VALE3) cedia 0,6%, após lucro de 739 milhões de dólares no quarto trimestre, afetado pelo acordo de 37,69 bilhões de reais relacionado a Brumadinho. A mineradora anunciou distribuição de dividendos e manteve a meta de produção de minério de ferro em 2021.

- BRF ON (SA:BRFS3) caía 3,5%, mesmo após lucro de 902 milhões de reais no quarto trimestre, acima do esperado no mercado. Em teleconferência com analistas, executivos citaram expectativa de pressão de custos de grãos no primeiro semestre, que deve levar a alguma "adequação" de preços de produtos da companhia.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) recuava 1,9%, em semana volátil, marcada por resultado recorde no último trimestre de 2020, mas dúvidas relacionadas à autonomia da estatal, principalmente após movimentações coordenadas por Brasília para a troca do comando da companhia.

- BK BRASIL ON (SA:BKBR3) perdia 5%, entre os piores desempenhos do índice Small Caps, após resultado do quarto trimestre que mostrou queda de receita e vendas na comparação ano a ano e resultando em prejuízo líquido de 97,3 milhões de reais.

--Com informações da Reuters

Últimos comentários

reuters LIXO
Essa mídia quando quer lascar o Brasil não tem pena nenhuma, e olhe que eu nem gosto do presidente, mas, deveria tirar os holofotes da imprensa, se tudo vai bem foi pelo exterior se vai ruim foi o presidente.So irão falar bem do Brasil nas próximas eleições.O mundo está em pandemia, mas, a economia está crescendo, só o Brasil que anda pra tras.
morre mais gente de fome no mundo por ano do que de covid19 ou qualquer outra doença, e só querem ficar martelando na super lotação das uti’s em grandes cidades. Qualquer outro meio de comunição que não seja imparcial não tem minha credibilidade. Só quero ver quando a população Brasileira estiver vacinada o que vão achar de ruim aqui no Brasil.Pois, educação, segurança, economia está perfeito. O problema do Brasil só é leitos de uti’s que não tem o suficiente. Ne isso Suzana?????
é muito facil saber quais dessas imprensas querem destruir com o Brasil.A final querem é acabar com o presidente quando mexem no queijo deles.Coloca dinheiro na midia suja para ver eles caladinhos.Eles nao pensam nos filhos e netos, pois, nós investidores pensamos no futuro.
e tem mais.O indice de morte por doenças em primeiro lugar sao doenças isquêmicas do coração, que atinge as pessoas de idades mais avançadas, e por sua vez quando infectados pelo virus retardam seu dia de mortes como em qualquer outra comorbidade.Para o ano que vem essa doença perdera o ranking uma vez que o covid19 mata em 99% qualquer pessoa com alguma comorbidade.Infelizmente estamos perdendo muita gente com esse virus por causa das comorbidades. E aqui deixo meus sinceros sentimentos.
Exemplo: A petrobras teve lucro, mas, mete o cacete a semana toda porque vai trocar o presidente.
REDIZIU PETRÓLEO AONDE O ABESTALHADO ,, ESSA PO,RR,A TA SUBINDO TODO DIA.
isso é culpa do governador do seu estado seu ignorante. aprenda mais sobre ICMS
Temos o Dilmo reduzindo os preços da Petro, interferindo no BB quando o Brandão quis reduzir despesas, proibindo a privatização da Ceagespe, distribuíndo auxílio eleição sem se preocupar com o fiscal e empurrando as reformas com a barriga. Não tem mercado que aguente.. #Bozolulismo.
brasil sendo brasil..... nada se sustenta nesse país... so a roubalheira dos políticos.... o negócio e seguir o grafico onresto que se exploda
Não seja uma país de maricas,vamos enfrentar essa gripizinha, bem como acabar com a Petrobras e a Eletrobras, rumo ao pré sal...estamos no caminho de destruir a economia bem como o país todo....estamos sem empregos,i daí.....ass: capitão cloroquina...Vou tomar uma cloroquina com leite condensado agora
🤣🤣
parabens toma aqui seu diploma de gadisse superio
sei o que vc vai tomar...
Só to vendo day traders passando perrengue! kkkk quero ver agora fazer um trade pra comprar um croassaint! Negócio é trabalhar pra comprar mais todos os meses, seja na alta, na baixa ou na super alta. Esse índice não significa absolutamente nada, bem como avaliação de analistas inúteis.
vai estudar o basico, pelo visto n sabe nem o básico.
Vix subindo é culpa de quem ??
 meia boca é a tua falta de informação ; )
 Falta de informação em saber que não se precisa de dolar pra compra vacinas produzidas no Brasil , ou falta de informação de saber que tais vacinas não impedem de ser contagiado e de transmitir também, Mas se vc esta na espera dessas vacinas torço por você , ou a falta de informação é sua que não sabe o que é VIX em vem com outra respostinha  ;)
Fala Dennys, vc é o tal que está segurando suas ações e torcendo para a Petro cair para poder ter um dividend yield maior? Hahahahhaa, Sensacional. O Rei da Rachadinha foi feito para seus seguidores.....#Bozolulismo
O virus chegou ao Sr mercado...quanta besteira
Só a vacina não chegou... com o JACARÉ do Planalto PROCRASTINANDO ; )
E eu que pensava que a competencia para aprovação de vacina cabia à ANVISA!
economia em franca desaceleração. .covid aumentando..sem vacinas..sem uti. ... dólar subindo...juros estático. .cenário bem crítico
Reformas nada, mas a PEC da blindagem faz os amigos de 30 anos do Bozo pararem tudo para votar ela em dois dias. #Bozolulismo
 Boa, chegamos a uma conclusão! Precisa ser muito burro para perder na bolsa. Mais ainda para esperar dividendos de 3% com queda de 20% das açoes. Um abraço.
 Como eu falei , estratégia de cada um , por acaso vc vende seu carro ou sua casa ou mesmo dólares porque desvalorizou ?? Eu não pretendo vender . É preço da petr -20% , mas preço do petróleo +40% ou em relação ao inicio do ano . É só saber fazer conta e ver o que é melhor 0,78 por ação que custe 30,00 20,00 ou 15,00 . Estudar tributação também ajuda . Forte abraço
Hahahahahahaha. Então torce para cair para 1,00 que você perde 26, mas fica com 78% de dividendos. Uau!...... Muito bom, morrendo de rir da ignorância. Não é a toa que apoiam o Rei da Rachadinha. Perdeu completamente a moral comigo. Essa eu vou espalhar para os amigos!
Não tem nada de receio, tubarão entra comprado quando tá esticado vira a mão e entra vendido e assim vai especulando e ganhando dinheiro das sardinhas.
Exatamente. Acho patético os analostas culparem o virus ou uma genérica diminuicao do apetite internacional para riscos.
não seja gado bolsonarista. .ele não está nem ai para vocês.
Reformas nada, mas a PEC da blindagem faz os amigos de 30 anos do Bozo pararem tudo para votar ela em dois dias.
não entendo como pode haver pessoas que defendam um mal cateter e incompetente como presidente. a lei de Gerson está na alma do brasileiro.
mal caráter incompetente.
é você é gado.
Lei de Gerson e Bolsa de Valores uma combinação ótima
Que país de mer......!!Bolsonaro fazendo de tudo pra baixar o preço dos combustíveis, e tem um monte de gente sem cérebro, falando só besteira, povo ignorante !! DANE-SE os especuladores da Petrobras !!
Estude. Quer debater? Ele fez o dólar subir antes da pandemia. Se estivesse no mesmo valor de quando do assumiu, a gasolina estaria 3.45. Fora isso, já temos exemplos no Brasil, logo depois da ditadura, Venezuela e Argentina o que acontece quando se interfere nos preços a força.
O problema não é a Petrobrás é o caráter dele, ele é uma pessoa sem noção, sabe que pode estar transmitindo o vírus, mais mesmo assim anda sem máscaras, ou vocês também acham normal esse comportamento de um Presidente?
 , 1000 vezes pior é  liberar o preço dos combustíveis, tem que ter o mínimo de controle, acho que você não tem carro.  !!! $5 Mangos o litro da gasolina !!!! Gasolina mais cara do mundo, como explicar o preço em outros países bemmmmmmm mais barata que o Brasil, sendo que a cotação do petróleo é mundial !!!Fez o dólar subir ?!? Da onde você tirou está estupidez ??Petrobras apesar de ter diminuído a corrupção, ainda tem muuuuuuuito esquema, meu primo trabalhou lá, então não fala besteira,quer comparar comando Dilma PT com Bolsonaro, você deve estar drogado !!
Bolsonaro está feliz. O país na lama e mergulhado na doença e na crise economica.
Lama tem dentro da tua cabeça! Governo Federal deu superávit primário recorde em 01/2021, Empresas dando grandes lucros em plena pandemia, safra agricola será recorde, financiamentos imobiliários recorde, construcão civil bombando, CAGED positivo em 2020 mesmo com pandemia, infra-estrutura melhorando....vc precisa tirar da Globo camarada!
E você precisa andar nas ruas: comércios fechados, salas comerciais fechadas, preços dos alimentos nas alturas, desemprego recorde, chegando a 300.000 mil mortos, milicianos tomando conta do Pais. Caminhando a passos largos para uma ditadura miliciana.
Enquanto os desgraçados dos políticos e empresários salafrários não venderem milhões em vacina e encherem seus bolsos, matarão indiretamente milhões de pessoas. Canalhas!
Basta o PROCRASTINADOR de vacinas lá do Planalto não ficar se fazendo e comprar logo ***  Agora, me pergunte o por quê de o Bolsonaro não ter comprado ainda ; )
 Não sou especialista em vacina, apenas vejo as assertivas dos especialistas e o quê vejo é que vacinas são seguras após todos os testes realizados com 10, 20, 100, 1000 e 10000 pessoas voluntárias terem utilizado. Ganhar dinheiro, e muito dinheiro com vacinas é a premissa de muitos dos canalhas governadores e prefeitos de varias regiões do Brasil. Quando os laboratórios não se responsabilizam pelos efeitos colaterais....imagina o perigo que determinadas pessoas correm.
 entendo o ponto de vista da responsabilidade. Porém, devido ao caos sanitário em que o mundo vive, especialmente no Brasil com as UTIs lotadas, se houver efeito colateral em uma parcela abaixo de 1% será muito aceitável, quando comparamos ao percentual de contagiados que vão há óbito. *** EM TEMPO: Israel já imunizou 50% de sua população com a primeira dose da Pfizer. No momento, nenhum efeito colateral relatado. Portanto, qualquer argumento do Bolsonaro, contra a Pfizer, perde valor ***
O problema não é o presidente o problema é o congresso sem apoio ele não faz nada e os nossos políticos são a cara da nossa sociedade que é a sociedade do Gerson que adora levar vantagem em tudo que só vê os seus direitos e não ver as obrigações
 Fala, meu jovem, isso não vem ao caso. Mas em relação ao auxilio eleitoral do Bozo, ele é dinheiro publico, o que vocë faz com o seu, aplica na bolsa?
 Fala aprendiz de MBL e não sou "teu jovem". Não , eu não posso receber, justamente porque tenho aplicação em Bolsa. Quanto ao auxilio seja ele eleitoral ou não , cobre dos deputados e governadores que insistiram na prorrogação em especial ao governadores que estão fazendo tudo pra quebrarem os estados  . Chora mais um pouco
 Calma, nào fique irritadinho.... Assim vocë perde as estribeiras e não consegue se concentrar nos investimentos do auxilio eleição. Por favor, não queime o auxilio, faça ele render!
não vamos compactuar com esse presidente incompetente.
O S&P desaba e a culpa é do presidente O DowJones desaba e a culpa é do cara Nasdaq desaba e a culpa é do cara O cara descobre um mundo em maracutaias na PETR4 e a culpa é dele O cara descobiu tambem a máfia da energia elétrica e a culpa é dele A B3 desaba e a culpa é dele Bem, viver em um país onde muitos defendem a roubalheira e lutam para que ela continue, já é certo então, que continuará o lixo que é com os porcos que se alimentam das migalhas e excrementos que caem das mesas dos corruptos..
Chama a Dilma burrona
Indique entao quem poderá assumir o lugar dele. E diga como esse alguém conseguirá melhorar o pais. Ninguém consegue aprovar nada no corruptorium.
Cuidado para entrarem nos cardumes das sardinhas, agora é a hora que os tubarões ficam com as gargantas prontas.
fora bozo impeachment já.
O S&P desaba e a culpa é do presidente O DowJones desaba e a culpa é do cara Nasdaq desaba e a culpa é do cara O cara descobre um mundo em maracutaias na PETR4 e a culpa é dele O cara descobiu tambem a máfia da energia elétrica e a culpa é dele A B3 desaba e a culpa é dele Bem, viver em um país onde muitos defendem a roubalheira e lutam para que ela continue, já é certo então, que continuará o lixo que é com os porcos que se alimentam das migalhas e excrementos que caem das mesas dos corruptos..
ctrl c + ctrl v. deixa de ser lambedor de botas.
FATO 1: Foi divulgado hoje o indice recorde de desemprego; FATO 2: IGPM 28% ao ano; FATO 3: O Brasil tem um dos piores indices de vacinacao e sabemos pq; FATO 4: O BC esta acabando com o pais e trazendo a inflacao de volta; FATO 5: E dai? FATO 6: Que eu saiba são dois corruptos que estao votando dois projetos de impunidade antes das reformas
Alguém já viu que o IBOV esta em cima de uma linha de tendencia , e o que aconteceu no dia 26/02/20 um ano atrás.  E com as noticias internacionais , volta do auxilio até junho . Olhem o grafico.  Acham que a sardinha vai fugir da rede que tá montada ??
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.