Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Itaú Unibanco tem alta de 12,6% no lucro do 4º tri

Publicado 10.02.2020, 20:08
Atualizado 10.02.2020, 20:13
© Reuters.  Itaú Unibanco tem alta de 12,6% no lucro do 4º tri

© Reuters. Itaú Unibanco tem alta de 12,6% no lucro do 4º tri

Por Carolina Mandl

SÃO PAULO (Reuters) - O Itaú Unibanco, maior banco em ativos do país, teve alta de 12,6% no lucro do quarto trimestre, principalmente por conta do crescimento do crédito ao consumidor, das comissões do banco de investimento e das taxas de administração de fundos.

O banco informou nesta segunda-feira que teve lucro líquido recorrente, que exclui itens únicos, de 7,296 bilhões de reais no quarto trimestre, em linha com a estimativa de consenso dos analistas compilado pela Refinitiv, de 7,242 bilhões.

Ainda assim, o retorno sobre o patrimônio do banco, uma medida de rentabilidade, chegou a 23,7%, acima da expectativa dos analistas de 22,4%.

Apesar do lucro crescente, o Itaú reduziu o percentual de lucro distribuído aos acionistas, para 66,2%, de 87,2%, somando 18,8 bilhões de reais.

Embora o crescimento da carteira de empréstimos tenha acelerado no trimestre para 2,6%, impulsionado por crédito ao consumidor, o banco registrou maiores perdas em empréstimos corporativos, principalmente em suas unidades no Chile e na Colômbia.

As provisões para perdas com operações de crédito aumentaram 70,1% em relação ao ano anterior, para 5,811 bilhões de reais.

O Itaú Unibanco também aproveitou para reforçar as provisões após registrar ganhos extraordinários com o aumento da alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), seguindo movimentos semelhantes dos rivais Bradesco (SA:BBDC4) e Santander Brasil (SA:SANB11).

A receita de tarifas e os ganhos com seguros aumentaram 11,9% em relação ao ano anterior. As taxas de administração de fundos e as comissões do banco de investimento compensaram uma concorrência mais acirrada nos negócios de pagamentos de empresas novatas no mercado, como PagSeguro (NYSE:PAGS) e StoneCo.

O banco também se beneficiou de um setor financeiro que enfrenta a chegada de inúmeros novos participantes. O Itaú registrou um ganho extraordinário de quase 2 bilhões de reais depois que a maior corretora digital do Brasil XP, na qual o Itaú possui uma participação minoritária, listou suas ações na Nasdaq em dezembro.

O Itaú também disse que sua carteira de empréstimos deve crescer entre 8,5% e 11,5% este ano, em linha com o crescimento de 10,9% em 2019, apesar da recuperação econômica do Brasil.

A instituição também vê despesas com perdas em empréstimos aumentando para entre 18,5 bilhões e 22 bilhões de reais, ante 18 bilhões no ano passado.

O presidente-executivo, Candido Bracher, discutirá os resultados do banco em teleconferências com jornalistas e analistas na manhã de terça-feira.

Últimos comentários

com resultado acima da expectativa do mercado 23,7%, aumento das receitas com tarifas e seguros de 11,9%... ganho extraordinario de 2 bilhoes com a xp. Ainda tem gente achando uma empresa ruim... Mas compram Oibr4 de monte... vai entender....
kkkk cada loko preocupado pq esta a tempo nesse média de cotação vejam a TRIS3 QUANTO TEMPO ANDANDO DE LADO KKK a galera investe em cotação e não em empresa
Faz dois anos que ITUB4 ronda os 34,00 reais, tá difícil heim? E ainda diminuem os dividendos, tá difícil mesmo!
Com redução nos dividendos e resultado dentro da expectativa do mercado, me parece que isso não é atrativo para ter o papel, pelo menos no curto prazo!
migra pra bbdc4 , aumentaram o jcp mensal em 10%, estão pagando dividendo complementar pela segunda vez e que estiver carregando a ação em fevereiro será beneficiado pela bonificação de ações que será aprovada em 10 de março onde para cada ação possuída recebe 1 bonificada . Bradesco está na contra-tendencia mas tem lado positivo em Itaú reduzir dividendos pois com menos dividendo menor fica a depreciação da cotação do ativo .
com juros na casa dos 4,25 o dy anual do itau fica em 5,7%
pelo preco atual, ainda faz sentido manter o papel
Ano passado distribuíram $1.65 reais por ação no mesmo período. Agora será $0,96. Abraços
Apenas alguns detalhes : diminuíram a porcentagem de distribuição de dividendos (não gostei pois sou acionista a tempos ) 2) o Bradesco reportou aumento de 23.9% no lucro do quarto trimestre. Enfim , vamos ver amanhã . Torcendo para que suba e muito!
Se não subir amanha não sobe mais, ou vai ou racha
Quem tem tem.. quem não tem passará a ter...
uai cadê o fim dos bancos grandes ? quero ver no dia que Itaú , Bradesco resolverem baixar suas taxas para acabar com banquinho de modinha vai sobrar nada pela frente até hoje eles não fizeram nada , mais quando a máquina de moer for ligada. sai da frente !
E falavam que dois dígitos de lucros estava no fim.
É lua!
ate dia 20 sera de crescimento
empresa excelente admiro como sócio e as falácias que os bancos digitais iam quebrar os bancos grandes kkkk isso vai demorar eles podem inovar lentamente mas nunca estão parados
Ninguem .. absolutamente ninguém fala em quebrar. Fala-se em estagnação dos lucros. Isso sim pode acontecer nos pximos anos, o q já seria suficiente pra fazer a cotação não subir como a média do mercado.
Ninguem .. absolutamente ninguém fala em quebrar. Fala-se em estagnação dos lucros. Isso sim pode acontecer nos pximos anos, o q já seria suficiente pra fazer a cotação não subir como a média do mercado.
hehe essa é a verdade
vai bombar amanhã
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.