Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Juros têm ajuste para baixo com dólar; mercado espera PIB dos EUA e Campos Neto

Publicado 25.11.2020, 06:30
Atualizado 25.11.2020, 09:41
© Reuters Juros têm ajuste para baixo com dólar; mercado espera PIB dos EUA e Campos Neto

Os juros futuros iniciam a sessão sem uma direção clara. Abriram mistos, sendo que alguns marcaram máximas com viés de alta e outros, mínimas com viés de baixa. Perto das 9h10, os principais vencimentos registravam mínimas com viés de baixa sugerindo ajustes depois de uma sequência de dias em alta, interrompida ontem à tarde. O dólar, que abriu em alta e migrou para uma variação negativa, corrobora a dinâmica incerta de início de negócios nos DIs e opera, igualmente, entre margens estreitas.

Às 9h12, o DI para janeiro de 2022 estava na mínima a 3,38% ante 3,416% no ajuste de ontem. DI para janeiro de 2025 estava em 6,97% ante 7,00% no ajuste de ontem. DI para janeiro de 2027 estava em 7,71% ante 7,76% no ajuste de ontem.

No exterior, o índice futuro de Dow Jones está 'de lado' depois do recorde ontem, enquanto as Bolsas na Europa caem. O entusiasmo da terça-feira com a vacina anticovid e com o mundo mais multilateral, proposto pela equipe escolhida pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, dá lugar a preocupações com o Brexit, que vive dias decisivos. Da agenda internacional, um destaque é a segunda estimativa do PIB americano do terceiro trimestre sai às 10h30.

Da agenda doméstica, um destaque é a divulgação do relatório sobre o setor externo às 9h30. Hoje cedo, a FGV divulgou indicadores de confiança apontando maior incerteza de empresários e consumidores, apesar de estar cada vez mais perto a vacina contra a covid-19, prioridade hoje nos cenários do mercado financeiro, segundo o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. "O mercado está mais focado em vacinas do que em impulsos de estímulos adicionais", disse o presidente do BC ontem à noite. O Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 1,4 ponto em novembro, para 93,8. O resultado interrompeu a sequência de seis meses de aumento do indicador, segundo a FGV. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) desceu a 81,7 pontos, a segunda queda consecutiva.

Nesta quarta-feira, Campos Neto, volta a participar de evento público. Ele vai falar pouco antes do encerramento da sessão regular (16h) em evento sobre cooperativismo financeiro. Ontem à noite, Campos Neto fez seu diagnóstico sobre gestão da dívida pública e também sobre inflação. Ele entende que a concentração em dívida pós-fixada é passageira e reconheceu que "a trajetória na curva de juros está muito ligada à percepção fiscal dos agentes". Sobre a inflação, ele disse que divide o tema em três dimensões e que a dimensão do câmbio tem afetado muito a média de preços ao consumidor. Voltou a reafirmar que a autoridade monetária dispõe do instrumento do forward guidance, muito ligado à parte fiscal.

LEIA MAIS: Equilíbrio fiscal é muito relevante para condução da política monetária, reforça Campos Neto

Sobre a atual situação fiscal e a demora do governo Bolsonaro em dar soluções, a economista Zeina Latif fez o seguinte resumo: Tudo que o Ministério da Economia leva de proposta, ele o presidente Jair Bolsonaro diz que não quer. Por isso, que muitos analistas falam: vamos parar de nos enganar, porque não vai ter reforma estrutural relevante e a gente vai ser forçado a aumentar a carga tributária."

VEJA TAMBÉM: Governo intensifica negociações para pôr de pé programa social

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.