Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Licenciamentos de veículos despencam quase 20% em março no Brasil

Publicado 01.04.2020, 19:15
Atualizado 01.04.2020, 19:46
© Reuters. Veículos novos em pátio na fábrica da General Motors em São José dos Campos (SP)

SÃO PAULO (Reuters) - Os registros de vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil em março recuaram cerca de 19% ante o curto mês de fevereiro, impactados pelas medidas de restrição à circulação adotadas em várias cidades do país, segundo dados preliminares informados por uma fonte do setor nesta quarta-feira.

Os licenciamentos de carros, picapes, utilitários esportivos e vans comerciais no país somaram cerca de 155,8 mil unidades no mês passado, um recuo de 22% no comparativo com os quase 200 mil veículos leves emplacados em março de 2019.

O volume de vendas é equivalente a 7.080 veículos por dia útil, quase 34% abaixo da média registrada em fevereiro e cerca de 30% menos que em março do ano passado.

A indústria automotiva é responsável por 3% do PIB geral do país e por 18% do PIB industrial. O setor começou a paralisar suas atividades na semana de 20 de março, em meio a decretos de quarentena emitidos por governos como os de São Paulo e Rio de Janeiro, que suspenderam a atividade de vários setores, incluindo a de concessionárias de veículos, por causa da pandemia de Covid-19.

Montadoras como General Motors (NYSE:GM), Fiat, Toyota, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Mercedes-Benz, Renault e Volvo anunciaram medidas férias coletivas a seus funcionários, com algumas delas prevendo paradas durante quase todo o mês de abril. A opção pela paralisação da produção afetou também fornecedores como Pirelli e Continental, que anunciaram medidas semelhantes.

A associação de montadoras, Anfavea, afirmou anteriormente que até o início da segunda metade de março, as vendas de veículos novos no país estavam subindo em linha com a expectativa de alta de 9,4% em 2020, quando começaram a despencar dois dígitos diante das medidas de quarentena.

© Reuters. Veículos novos em pátio na fábrica da General Motors em São José dos Campos (SP)

Segundo os dados preliminares de vendas de março, os licenciamentos do primeiro trimestre somaram cerca de 533,7 mil veículos leves, uma queda de 8,2% sobre o mesmo período do ano passado. Até o final de fevereiro, as vendas apontavam queda de cerca de 1% no comparativo com o primeiro bimestre do ano passado.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Prezado Alberto. Se o Sr. quer comentar tal fato, troque a palavra despencam por diminuem devido a situação que todos nós sabemos ". O mercado está em repouso, isto é muito obvio. As estatísticas agora estão fora de cogitação. No ano que vêm o Sr. poderia fazer uma comparação. É lógico que agora nenhuma empresa ou setor deve apresentar resultados brilhantes. O Sr. não teria mais nada a declarar? ou uma reportagem melhor para publicar ? Tenha consciência de que termos negativos e estatísticas ridículas não agregam nada para nós leitores.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.