Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Lucro da JBS dispara no quarto trimestre e supera previsões

Publicado 25.03.2020, 20:57
Atualizado 25.03.2020, 22:00
© Reuters. Funcionários da JBS em unidade da empresa em Lapa (PR)

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - A JBS (SA:JBSS3), maior processadora de carne do mundo, publicou nesta quarta-feira lucro líquido de 2,43 bilhões de reais para o quarto trimestre do ano passado, um salto sobre os cerca de 560 milhões obtidos um ano antes e acima do esperado por analistas.

O desempenho foi apoiado por forte demanda da China, que ampliou importações de alimentos após a epidemia de peste suína africana que atingiu seu rebanho.

A expectativa média de analistas para o lucro da JBS, dona de marcas como Seara e Swift, era de 2,19 bilhões de reais, segundo dados da Refinitiv.

Executivos da companhia afirmaram que a JBS tem a estrutura adequada para superar as incertezas geradas pela pandemia de coronavírus.

A JBS conseguiu reduzir dívida ao longo do ano passado e não tem necessidade de levantar capital adicional, afirmou o vice-presidente financeiro, Guilherme Cavalcanti, à Reuters. A companhia espera economizar em 2020 cerca de 100 milhões de reais em pagamento de juros, disse o executivo.

"Foi muito feliz de ter alongado a dívida no momento certo", disse Cavalcanti.

A JBS encerrou 2019 com queda na alavancagem. A relação dívida líquida sobre Ebitda fechou o ano em 2,16 vezes em reais ante 3,18 vezes em 2018. Em dólares, a alavancagem caiu de 3,01 vezes para 2,13 vezes.

O presidente-executivo, Gilberto Tomazoni, afirmou que a demanda chinesa vai continuar elevada uma vez que os impactos gerados pela peste suína persistem na cadeia de alimentos do país.

Além disso, o executivo citou que as cidades chinesas estão reduzindo restrições à circulação relacionadas ao coronavírus, o que deve ser positivo para a demanda.

Tomazoni afirmou que a JBS está pronta para enfrentar os impactos da pandemia por causa de sua base de produção diversificada. "Dependendo do tamanho do navio, as ondas vão balançar mais ou menos", disse o executivo.

Os planos para a listagem das ações dos negócios internacionais do grupo nos Estados Unidos continuam uma prioridade para a JBS, mas o momento para isso é incerto dadas as turbulências geradas pelo Covid-19 no mercado financeiro, disse Tomazoni.

RESULTADO A JBS teve lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização de 5,67 bilhões de reais nos três últimos meses do ano passado, ante expectativa média de analistas compilada pela Refinitiv de 5,53 bilhões.

A companhia teve alta de quase 21% na receita líquida do período, para 57 bilhões de reais.

© Reuters. Funcionários da JBS em unidade da empresa em Lapa (PR)

Na divisão de bovinos no Brasil, a JBS registrou crescimento de quase 100% nas vendas à China, com os volumes avançando 61% e os preços médios crescendo 23%, com reflexo da forte demanda do país asiático.

A divisão Seara, de alimentos processados, teve receita líquida de 5,7 bilhões de reais, alta de quase 24% sobre o quarto trimestre de 2018, graças a uma demanda ainda aquecida no Brasil e em mercados no exterior.

Em 2019, os volumes de embarques de suínos da JBS para a China a partir dos Estados Unidos subiram 10%. Já a Pilgrim´s Pride, companhia norte-americana controlada pelo grupo brasileiro e que vende produtos de carne de frango, teve alta de cerca de 25% na receita líquida do quarto trimestre, totalizando 12,6 bilhões de reais.

Últimos comentários

Ja poderiam pensar em pagar uma parte do acordo de leniência de 10 bi,,, Brasil tá precisando,,,,
Quem acompanha a rural busines já sabia!
O que importa ser de ideologia da esquerda ou da direita ou do centro, se todos nós estamos tentando ganhar dinheiro com o investimento de risco da bolsa de valores (capitalismo puro e selvagem)? ..... a recessão não é algo que aparece da noite pro dia, ela vem se construindo silenciosamente durante anos (e muitas vezes fica oculta/escondida atrás de super resultados de algum setor específico da economia) ... mas basta ter um elo fraco na corrente, que tudo se rompe. É a famosa balança de 5 pratos, se não equilibrar todos, alguém vai se destacar negativamente muito mais que os que apresentarem algum crescimento.
É gostar de ser sócio de governança corrupta viu.
Excelente empresa, se não fosse os irmãos metralha, eu teria dela na minha carteira
kkkkk...vai deixa de colocar dinheiro bolso por causa disso..kkkkk....
de forma alguma, tenho das outras empresas do mesmo setor e o resultado não é muito diferente
A China nunca comprou tanta carne com estes preços baixos. Soja com preços de 13 anos atrás e recorde e mais recorde de importação. Compraram a Bandeirantes, parceria fortíssima com a Globo, comprou 17 hidrelétricas, sistemas heolicos, e muito mais. Se Bolsonaro e Trump não agirem, logo seremos colônia chinesa. Dória está metido nisto. Este país é uma vergonha, por isto moro na UE.
já que mora aí, para de falar mau do prato que comeu, bem ou mal estamos melhorando, e é por pessoas como você que fica difícil aumentar a velocidade dessa melhora.
China vai comprar tudo.Paulo Guedes falou que o pais está a venda.Não entendo os bolsominions querem escolher os compradores,Trump não tem interesse,desistam ou tirem a venda do pais
Pois então, senhores. Aposto nos trintão até final de abril. Veremos.
lembro que paguei 10,00 reais nela ..
Atenção, desde o dia 12 deste mês, algi da crise, o papel se valorizou quase 10 contos, portanto há possibilidade de realização de lucros "sobe no boato e realiza no fato".
Perdão Helmuth e a todos os outros leitores, tem razão, quero dizer "auge".
Foque no valuation. Empresa é negociada a múltiplos baixos. Subiu mas tem espaço pra subir mais, lembrando que ela ja tocou os R$35 ano passado.
Também concordo Rafael e lembro que meu texto se refere a uma possibilidade. Inclusive no médio prazo também acho o papel muito promissor
R$ 30,00 Até Junho
Acorde cedo para comprar amanha. kkkkkkk
tô fazendo isso com call e put da vale e Petr.
 Tmj
pensar que estava 5,30 naqueles leilões fortes da Morgan. de milhões de papeis... agora mercado precificar o futuro...
Lucro ? Tem que manter isso, viu ?
Amanha sera a estrela da B3.
Pode ser cadente.
lua ou vai cair mesmo assim. que pena hoje bateu 23,60 e não segurou nos minutos finais venderam até a mãe.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.