Maia mira reformas Tributária e Administrativa após aprovação da Previdência

Maia mira reformas Tributária e Administrativa após aprovação da Previdência

Investing.com  | 16.08.2019 14:57

Maia mira reformas Tributária e Administrativa após aprovação da Previdência

Investing.com - Com o sucesso da aprovação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, o presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) agora aposta nas reformas Tributária para estimular o crescimento econômico e na Administrativa para trazer equilíbrio fiscal ao país. O deputado participou do 3º Fórum Nacional de Competitividade, promovido pelo LIDE, nesta sexta-feira em São Paulo.

Para Maia, o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo, que poucos são capazes de entender. “Precisamos simplificar esse nosso sistema para permitir que a economia volte a crescer. É muito importante corrigir distorções, mas temos que discutir uma proposta do mundo real, já que muitas empresas já planejaram e realizaram investimentos com base no cenário atual”, explicou o deputado durante um dos painéis do evento.

Outro passo que a Câmara está tomando para ‘arrumar a casa’ e servir de exemplo para o Executivo e Judiciário é uma reforma Administrativa, explica o deputado. “Começamos a falar sobre o tema ontem. No Estado brasileiro tem funcionado basicamente para pagar salários, o que acaba pesando nos orçamentos de estados, municípios e também do governo federal. É necessário conter esse avanço para que sobre dinheiro para investir no que é importante para o país”.

Reforma Tributária

- Câmara dos Deputados

Autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45, o deputado Baleia Rossi (SA:RSID3) (MDB-SP) também participou do evento do LIDE em São Paulo. Ele destacou que o tema já está bastante maduro e tem sido discutido nos últimos 5 anos pelo economista Bernard Appy.

‘É um momento especial que o Legislativo está vivendo. Nos últimos anos aprovamos diversos temas que eram bastante polêmicos como a PEC do Teto dos Gastos, a reforma Trabalhista e a do Ensino Médio. Hoje a Tributária foi colocada como prioridade depois da aprovação do texto da Previdência’, disse o deputado.

Em maio, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o texto da reforma proposto por Rossi (SA:RSID3), que prevê a unificação de cinco tributos um único. “É uma pauta do Brasil, o texto foi aprovado em tempo recorde, com apoio até mesmo dos partidos de esquerda. É uma necessidade do país, que vai melhorar a renda das famílias, gerar empregos e fazer a economia crescer”.

Rossi (SA:RSID3) revelou que conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o assunto, e que a proposta de um “IVA nacional” foi elogiada. No entanto, Guedes demonstrou preocupação com a forma que os estados e municípios receberiam a proposta. “A questão é que temos já os apoios dos governadores e dos prefeitos. É a hora certa para aproveitar o clima político e encerrar essa novela que é a reforma Tributária”.

- Senado

Ao mesmo tempo, corre no Senado Federal uma outra proposta de reforma Tributária, de autoria do senador Roberto Rocha (PSDB-MA). Na próxima segunda-feira (19) o tema começa a ser debatido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Durante o evento do LIDE, Appy, que é diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e mentor da proposta apresentada por Rossi (SA:RSID3) na Câmara, explicou que as propostas são muito parecidas, também prevendo a criação do chamado Imposto de Bens e Serviços, mas unindo PIS, Cofins, IPI, ICMS, ISS, IOF e Salário Educação, sendo que os dois últimos não fazem parte da PEC da Câmara.

“São algumas diferenças, que precisamos debater para chegar a um texto final. No Senado, por exemplo, se discute também a unificação do IRPJ e da CSLL, com a transferência dos recursos do ITMCD e do IPVA para os municípios. São temas que não estão no texto da Câmara”, explica Appy.

O economista destaca que o mais importante é chegar a um consenso, apontado outra diferença entre os textos, com o Senado prevendo a fase de transição em cinco anos e a Câmara em dez. “Ainda tem a proposta do governo federal, que, pelo que se tem ouvido, é bastante parecida também com que já estamos discutindo”.

Dialogo necessário

Para o presidente da Câmara, as propostas existentes são todas positivas e com seus problemas de ser implementadas. Ele citou a do fundador do Movimento Brasil 200, Flávio Rocha, acionista do grupo Guararapes - proprietário da Lojas Riachuelo (SA:GUAR3) -, que defende a criação de um imposto único sobre as movimentações financeiras.

“Tem seus aspectos positivos, mas temos que pensar também do ponto de vista político. A ideia do Flávio (imposto único) pode trazer problemas aos estados e municípios ao tirar poder deles. Não adianta simplificar o sistema e causar um ambiente ruim”, esclareceu Maia.

O deputado também pediu pressa à equipe econômica para a apresentação da proposta do governo para o assunto. Com isso, o presidente da Câmara espera aprovar o texto nas comissões e iniciar logo as discussões no plenário para conseguir aprovar o texto ainda neste ano.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Marcilio Bomfim
Marcilio Bomfim

Críticas são sempre toleráveis. Mas a pura realidade é que o inteiro sucesso do processo legislativo das principais pautas não acontecem sem a batuta do eficiente Rodrigo Maia.  ... (Leia Mais)

20.08.2019 07:10 GMT· Responder
Carl Vasc
Carl Vasc

Promovendo Rodrigo Maia.   ... (Leia Mais)

20.08.2019 01:41 GMT· Responder
willames carvalho
willames carvalho

Quero ver quando eh que esse ai vai cair!   ... (Leia Mais)

18.08.2019 20:50 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+