Maiores estatais acumulam maior lucro líquido da história em 2019, diz Economatica

Maiores estatais acumulam maior lucro líquido da história em 2019, diz Economatica

Investing.com  | 13.11.2019 15:31

Maiores estatais acumulam maior lucro líquido da história em 2019, diz Economatica

Investing.com - O lucro das três principais empresas estatais brasileira, Petrobras (SA:PETR4), Eletrobras (SA:ELET3) e Banco do Brasil (SA:BBAS3), acumulam nos nove primeiros meses de 2019 um total de R$ 52,0 bilhões de lucro líquido consolidado, o que é o maior resultado da história na base na base anual. O levantamento, realizado pela Economatica, foi divulgado nesta quarta-feira.

A pesquisa mostra que até então, o melhor resultado havia sido registrado no ano passado, com o total de R$ 51,9 bilhões no mesmo período. Nos 27 anos da amostra as estatais registraram prejuízo consolidado somente em cinco oportunidades (1995, 1996, 2014, 2015 e 2016).

O maior prejuízo anual foi no ano de 2015 quando as estatais registraram R$ 34,8 bilhões, influenciados pesadamente pelo resultado da Petrobras (SA:PETR4) com prejuízo de R$ 34,8 bilhões. A Eletrobras (SA:ELET3) no mesmo ano registrou prejuízo de R$ 14,4 bilhões e o Banco do Brasil (SA:BBAS3) lucro de R$ 14,4 bilhões.

O levantamento levou em consideração o lucro líquido anual (janeiro a dezembro) de 1993 até 2018; o lucro líquido no ano de 2019 de janeiro a setembro; e valores nominais sem ajuste pela inflação. Os dados utilizados são os enviados pelas empresas à CVM por meio dos ITR´s ou DFP´s padronizados.

De acordo com a Economatoca, a expectativa é de lucro recorde das empresas estatais no ano de 2019, já que ainda temos o quarto trimestre.

Por empresas

O maior lucro anual das estatais é da Petrobras (SA:PETR4) no ano de 2010 com R$ 35,1 bilhões e o maior prejuízo é também da Petrobras no ano de 2015 com R$ 34,8 bilhões. A petroleira poderá registrar o seu melhor ano historicamente, já que o maior lucro anual é de R$ 35,1 bilhões no ano de 2010 e nos nove meses de 2019 a empresa já acumula R$ 31,9 bilhões de lucro.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Henrique Alves
Henrique Alves

Estatal é do povo. Assim a gasolina era barata.A Eletrobras tá indo pelo mesmo caminho... a conta de luz logo será a mais cara da América Sul   ... (Leia Mais)

14.11.2019 04:18 GMT· Responder
AGVFh
AGVFh

Claro que está certo. Queria o que? Pra começar a Petrobras é uma empresa mista (governo e privada). Quem é dono quer ter lucro. Acha que a Petrobras está dando muito lucro, então vire acionista. Quer gasolina barata se mude para Venezuela.  ... (Leia Mais)

14.11.2019 02:13 GMT· Responder
Máximo Endo
Máximo Endo

35 bilhões de lucro eram revertidos em gasolina barata. Agora todo mundo paga gasolina cara pra dar lucro para os rentistas... que são minoria na população... tá certo?  ... (Leia Mais)

14.11.2019 01:47 GMT· 3 · Responder
Celio Gomes
Celio Gomes

Saiu PT do poder as estatais viraram em lucro. Será mera coincidência?  ... (Leia Mais)

13.11.2019 23:44 GMT· 6 · Responder
Trump Trad er
Trump Trad er

DÓLAR valendo $4,19 e gasosa $4,99 com o Dilmo de calças e ninguém batendo panela na rua... quando o DÓLAR estava $3,80 e gasosa $2,70 com a Dilma de saias, os RENTISTAS tudo na rua batendo panela ; )  ... (Leia Mais)

13.11.2019 23:02 GMT· 2 · Responder
Trump Trad er
Trump Trad er

LIQUIDAÇÃO do pateimônio ESTATAL ou lucratividade com vendas? O ENTREGUISMO entrou na contabilidade criativa do DILMANDO ; )  ... (Leia Mais)

13.11.2019 22:42 GMT· 2 · Responder
Trump Trad er
Trump Trad er

Gasosa a $4,99 Bozos para o POVO pagar a CONTA, como não dar lucro ; )  ... (Leia Mais)

13.11.2019 22:40 GMT· Responder
Trump Trad er
Trump Trad er

Otimo para os.... RENTISTAS ——— Péssimo para o POVO MISERÁVEL que paga a CONTA cada vez mais CARA ; )  ... (Leia Mais)

13.11.2019 22:39 GMT· Responder
TraderAgressivo
TraderAgressivo

Pra tudo que não dá certo: culpa de 25 anos de governos corruptos já que o gov não tem 1 ano.Pra tudo que da certo: culpa do atual governo, fez em 1 ano o q os outros gov.... blá blá bla  ... (Leia Mais)

13.11.2019 22:17 GMT· Responder
edison pellegrini
edison pellegrini

chupa PTrump PTrader.... kkkkkkkk  ... (Leia Mais)

13.11.2019 21:43 GMT· 1 · Responder
Roberto Gaudie Ley
Roberto Gaudie Ley

Pararam de roubar das estatais. Só podia vir lucro  ... (Leia Mais)

13.11.2019 21:05 GMT· 1 · Responder
Fabio Piloto
Fabio Piloto

Com um governo sério tudo fica melhor e ainda irá melhorar muito mais mesmo com tantos lutando contra. Avante Brasil!!!  ... (Leia Mais)

13.11.2019 20:59 GMT· Responder
ricardo souza
ricardo souza

a era do roubo e mama nas tetas das estatais acabou !!!! esquerdistas querem uma boquinha ????? vão trabalhar vaga!!//!!!!! !!  ... (Leia Mais)

13.11.2019 19:38 GMT· Responder
Herbert Garcia
Herbert Garcia

Estatal faz bem ao Brasil até qd é mal adm.   ... (Leia Mais)

13.11.2019 19:19 GMT· Responder
Natan Oliver
Natan Oliver

Uma pergunta!! Quem tava no poder em 2015??? Esquerda câncer!!   ... (Leia Mais)

13.11.2019 18:58 GMT· 9 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी