Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Mubadala fecha exclusividade com Petrobras para negociar refinaria na BA

Publicado 09.07.2020, 20:54
Atualizado 09.07.2020, 22:05
© Reuters. .

© Reuters. .

Por Sabrina Valle e Carolina Mandl e Tatiana Bautzer

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - O fundo de investimento de Abu Dhabi Mubadala passou à frente do grupo indiano Essar na disputa para comprar a segunda maior refinaria do Brasil, conhecida como Rlam, conforme antecipou a Reuters.

O Mubadala fez a melhor oferta na fase vinculante e ganhou o direito de discutir com exclusividade os termos do contrato de compra com a Petrobras (SA:PETR4), numa negociação que deve levar várias semanas, disseram três fontes próximas às negociações.

Em comunicado divulgado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na noite desta quinta-feira, a Petrobras confirmou a informação.

Segundo a estatal, o início das negociações com o participante que apresentou a melhor proposta é um desdobramento esperado nos projetos de desinvestimento, do qual não há previsão de divulgação ao mercado.

Se o contrato mudar significativamente, a Petrobras chamará os concorrentes para uma segunda rodada de lances com base em preço.

"Após a conclusão das negociações com o primeiro colocado, há ainda possibilidade de ocorrer uma nova rodada de propostas vinculantes com os participantes classificados para essa fase, a depender dos termos dos contratos negociados", destacou o comunicado.

O conglomerado indiano Essar também fez uma oferta vinculante pela Rlam, como informou a Reuters em junho, e poderia competir novamente pela refinaria caso a Petrobras promova uma nova rodada.

© Reuters. .

Mubadala e Essar não responderam imediatamente aos pedidos por comentários.

O vencedor final será divulgado apenas após todas as etapas estarem concluídas.

A Rlam, uma refinaria com capacidade para processar 330.000 barris por dia, é a primeira de um grupo de oito unidades que a Petrobras planeja vender para encerrar seu quase monopólio no processamento de combustíveis no Brasil.

Últimos comentários

Explorar petroleo da mais dinheiro que refinar. Se explorar em escala melhor ainda... Petrobras não vai conseguir refinar todo petroleo do pre sal...
Não é a livre concorrência?
Nada impede o investidor de querer uma Refinaria. Porque ele não constroi uma. Nao existe mais monopolio. O investidor esta livre para investir e concorrer diretamente com a Petrobras.
certíssimo.
VENDER UMA REFINARIA DESSAS É UM CRIME ...
Crime é um monopolio.
Que mal esse monopólio causou à nação Brasileira? Que eu saiba depois que o preço do petróleo brasileiro passou a ser fixado conforme precificação do mercado internacional o preço do combustível só fez subir.
seria legal ver a Petrobrás como uma empresa de energia em vez de petróleo.A matriz energética do mundo está mudando.
Fala isso pra BP e Exxom Mobil... manda todo mundo vazar da Síria, deixar as guerras de lado. Porque a humanidade evoluiu né? Sei... o petróleo é Geopolítica amigo. Porque vc acha que toda essa zona começou justamente com o Pré-sal???
Ela já foi uma empresa de energia atuando em diversas areas. Agora está se desfazendo de tudo infelizmente para o Brasil.
Tem que vender é tudo inclusive a Petrobras, nenhum pis de primeiro mundo detem estatais. So o brasil e sua corrupcao
Tem que vender tudo mesmo. Estatal é antro de corrupção e cabide de emprego.
Sua afirmação não tem base na realidade, inclusive, há pouco tempo uma estatal norueguesa comprou 25% do campo de petróleo do Roncador e ficou muito feliz com a transação. Obviamente os noruegueses veem como prioridade sua nação como um todo e não meia dúzia de engravatados.
Michel, vai dizer isso ao ao cheik de Abu Dhabi que acabou de fazer a oferta de compra.
É isso aí tem que vender e focar no que você é bom que é a exploração de petróleo enquanto o petróleo tem vantagens em explorar petróleo acredito que vai durar mais uns 50 anos!
eu sou bobinho no mercado de ações  mas bobo não significa ser tonto e ao vender uma herançade meu pai, não me hesitei um minuto se quer cancelar a copra de uma fazenda no auge da pandemia (BOLSA A 65000 PTS) E 45% das minhas ações foram petro 4. Então seja oque Javé quizer.
PETR , ação estagnada que não tem pra onde ir... Petróleo não é o futuro , investimento furada , porque acham que petróleo é perene , e muito pelo contrário...
eu estou ganhando dinheiro com ela... na minha visão e uma empresa que está se reorganizando e se reerguendo, se os planos derem certo vai estar ótima daqui a 3, 4 anos...
mais um vendido, ainda dá tempo de comprar , se vc tiver grana
 eu tb comprei Petro a 12,80, e espero que suas previsões estejam certas.
Sou acionista (PETR3) e ate hoje nao entendo como vao vender duas de auas principais refinarias (RELAM e a mais nova Abreu Lima). Acho valido alocar melhor o investimento desde que nao avra mao de suas maiores riquezas. Acho um absurdo a venda destas duas refinarias, acredito que estao no pacote entre ais outras 6 só para atrair os investidores.
refinaria só dando prejuízo a Petrobrás , sem elas a tendência é crescer muito
O mundo querendo refinarias... e esse governo com esse movimento contrario.E toca o barco...
Privatizar pra estatais estrangeiras é o cúmulo da estupidez. Tanto quanto a da Vale quando se privatizou o equivalente a demanda de minério de ferro do mundo inteiro por 400 anos a um preço equivalente a um semestre de lucro, com capital financiado pelo bndes. A vale nos deu em troca brumadinho e mariana.
Vejam as cidades que têm polo pretoquímico, estão empobrecendo vertiginosamente por causa dessa política de desinvestimento da Petrobras.
Petroquímico* Privatizar pra estatais estrangeiras é o cúmulo da estupidez. Tanto quanto a da Vale quando se privatizou o equivalente a demanda de minério de ferro do mundo inteiro por 400 anos a um preço equivalente a um semestre de lucro, com capital financiado pelo bndes. A vale nos deu em troca brumadinho e mariana.
Petroquímivo* Privatizar pra estatais estrangeiras é o cúmulo da estu pidez. Tanto quanto a da Vale quando se privatizou o equivalente a demanda de minério de ferro do mundo inteiro por 400 anos a um preço equivalente a um semestre de lucro, com capital financiado pelo bndes. A vale nos deu em troca brumadinho e mariana.
Petroquímivo* Privatizar pra estatais estrangeiras é o cúmulo da estupidez. Tanto quanto a da Vale quando se privatizou o equivalente a demanda de minério de ferro do mundo inteiro por 400 anos a um preço equivalente a um semestre de lucro, com capital financiado pelo bndes. A vale nos deu em troca brumadinho e mariana.
A indústria petroquímica se dá em cadeia em que várias indústrias dependem uma da outra. Vejam o que está acontecendo com os pólos petroquímicos brasileiros, são cidades inteiras empobrecendo vertiginosamente. A Vale foi privatizada por 1 semestre de lucro, com dinheiro financiado pelo BNDES. Privatizar pra estatais estrangeiras é o cúmulo da estupidez!
Acho que vou fazer um pouco de petro4 com vale hoje
Tem que fazer isso agora pq se demorar perderá o “bonde” das energias limpas.
Vão trazer petróleo da Arábia, remeter o lucro para o exterior e empregar menos brasileiros. Essa equipe econômica do jegues é o nosso maior problema atualmente.
Sai daí comunista!
eu gosto de neoliberal assim, igual vocês, de quatro e liberando!
mas no caso, se eles vão trazer petróleo de fora, vão usar o petróleo pra fazer alguma coisa, fazendo alguma coisa, aplica valor sobre o produto, gerando mais lucro... É meio que básico isso, é comprar limão e vender limonada
Mundana é acionista majoritária da Porto Sudeste
Toda ação no sentido de reduzir o monopólio do negócio petróleo no Brasil é previdente e necessário, agora, o português que vende a sua padaria demonstra o faturamento história para formação do preço e não tem 10% pra ninguém.
talvez vc prefira monopólio privado. pense!
PelamordedeusVá falar isso com o estado norueguês que fem comprado campos de petróleo e petrolíferas mundo afora.
momento inapropriado para vender, o barril e demanda baixos. burrice
Entregando num momento inadequado. Com esse raciocínio que não devemos ter empresa com capital estatal, entregaremos como China, Oriente médio, etc. A lógica do rico liberal brasileiro: Tenho uma ferida no braço, o que faço? Corto o braço!
Ótimo quando menos refinarias melhor.. Brasil só serve para exportar matéria prima e comprar o produto manufaturados pagando em dólar...
perfeito e repassando o monopólio para empresários aí o Zé vai reclamar na padaria do preço da gasolina. acorda povo.
Ótimo privatização num país de corruptos é melhor opção
Bom que os corruptos levam um dinheiro fácil vendendo as estatais por preço mais barato do que elas valem ... Brasileiro parece que só se informa por notícia rasa mesmo ... v aí os valores das privatizações feitas no Brasil é o calor das empresas...
Verdade... temos corrupção.. nao conseguimos controlar, fazemos o que? Prender e punir? Não... vendemos a qualquer preço a nações que tem empresa estatal ou grandes fundos de investimentos estatais! Genial! 👏🏻👏🏻👏🏻
Porque exclusividade ?ainda vem falar do PT... malandragem .
lê a matéria toda, eles fizeram a melhor oferta.... já ganharam
Tem que comprar Pasadena, segundo os comunistas parasitas de plantão.....KKKKK
Aos acionistas da Petro se preparem para alta dos papeis, a emrpesa esta fazendo caixa com o que nao rende o esperado e depois da gestao fraudulenta do PT que quase faliu a Petrobras, so tem feito operacoes focadas em lucratividade sem roubalheiras. Amanha 🚀🚀🚀
kkkkk. Enche a mão. Adianto que nada será vendido, pensa que o Brasileiro é burro.
Ótimo para a Petrobrás, petr4 Luaaaaa
O que vocês, excelentíssimo senhores socialistas,estão fazendo aqui,ambiente capitalista de livre mercado?Seja um acionista e questione a empresa.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.