Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Operação Greenfield atinge Caixa, Bradesco, Santander Brasil e Rio Bravo

Publicado 05.09.2016, 17:38
Atualizado 05.09.2016, 17:38
© Reuters. Imagem mostra o logo da Caixa Econômica Federal em banco no centro do Rio de Janeiro

© Reuters. Imagem mostra o logo da Caixa Econômica Federal em banco no centro do Rio de Janeiro

SÃO PAULO (Reuters) - Caixa Econômica Federal, Bradesco (SA:BBDC4), Santander Brasil (SA:SANB11) e a gestora de recursos Rio Bravo também foram alvo da operação Greenfield deflagrada pela Polícia Federal nesta segunda-feira por suspeita de fraude em fundos de pensão de estatais.

Em todos os casos, a operação mirou a área de gestão de recursos de terceiros dessas instituições.

No caso da Caixa, o alvo da investigação é um fundo do Funcef administrado pelo banco. O Funcef é o fundo de pensão dos funcionários do banco estatal.

Além do Funcef, a operação apura suspeita de crimes de gestão temerária e fraudulenta dentro do Previ (Banco do Brasil (SA:BBAS3)), Petros (Petrobras (SA:PETR4)), Postalis (Correios), tendo como base dez casos revelados a partir do exame das causas de déficits bilionários apresentados pelos fundos.

As autoridades expediram 7 mandados de prisão temporária, 34 de condução coercitiva e 106 de busca e apreensão pela Justiça, que determinou sequestro de bens e bloqueio de ativos e de recursos em contas bancárias de 103 pessoas físicas e jurídicas no valor aproximado de 8 bilhões de reais, segundo comunicado da PF.

Em nota, a Caixa afirmou que já havia criado uma força tarefa interna com técnicos de carreira do banco para apurar "eventuais irregularidades" em investimentos do Funcef.

Também em nota, o Bradesco afirmou que suas unidades de gestão de recursos Bram e a BEM "seguem estritamente o regulamento dos fundos sob sua gestão e administração e as regras definidas pelos reguladores" e que estão prestando toda a colaboração requerida pelas autoridades."

Já o Santander Brasil admitiu que a PF solicitou documentos relacionados ao Funcef, Petros, Previ e à afretadora de sondas para exploração de petróleo Sete Brasil, que está em recuperação judicial, e ao fundo Global Equity. "Essas investigações não têm qualquer relação com o Santander, mas sim com os referidos fundos", afirmou o banco.

© Reuters. Imagem mostra o logo da Caixa Econômica Federal em banco no centro do Rio de Janeiro

A Rio Bravo, que está tendo seu controle vendido para o grupo chinês Fosun, confirmou que seu escritório na cidade de São Paulo foi alvo das buscas da PF, mas que "tem poucas relações com os fundos de pensão que são objeto desta investigação, mesmo trabalhando com a maior parte das empresas deste segmento, sempre com lisura, ética e total observância à legislação".

(Por Aluísio Alves)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.