Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Os 3 maiores problemas dos bancos brasileiros em 2020, segundo a Fitch

Publicado 13.12.2019, 15:07
Atualizado 13.12.2019, 16:41
© Reuters.

Money Times - Ser (SA:SEER3) banqueiro já foi mais fácil no Brasil. É claro que os lucros bilionários ainda estão nos balanços e, nem de longe, se avistam riscos sérios para o sistema. Mas, o fato é que os bancos brasileiros terão de suar muito mais, se quiserem manter o nível de lucro da última década. E, mesmo assim, talvez não consigam.

A avaliação é da Fitch. Em um relatório sobre as perspectivas dos bancos latino-americanos, a agência de classificação de riscos não encontrou motivos para otimismo em 2020. Justiça seja feita, há países com cenários bem piores.

Os bancos da Argentina, Chile, Costa Rica e México tiveram os ratings rebaixados para negativo, devido a questões que vão do acirramento de protestos políticos a incertezas econômicas e mercado de trabalho anêmico.

Perrengues

Diante disso, o rating “estável” conferido ao Brasil é um alento, mas não livra o sistema bancário local de seus próprios desafios. Segundo a agência, o país continua sofrendo com as dúvidas sobre a agenda do governo Jair Bolsonaro e, sobretudo, com sua capacidade de implementá-la.

A aprovação da reforma da Previdência melhorou o humor dos observadores, ao lado da inflação sob controle e dos cortes na Selic. Mas, para quem vive de juros, ver a taxa básica cair impõe alguns problemas, e é isso que preocupa a Fitch.

Segundo a agência, 2020 trará, pelo menos, três pedras no sapato dos bancos verde-amarelos.

1. Juros estruturalmente baixos

A significativa queda da Selic (hoje, em 4,5% ao ano) tornará os bancos mais dependentes da expansão da carteira de crédito, do que da rentabilidade por operação, segundo a Fitch. O problema, aqui, é que o crescimento das operações seguirá um ritmo menor que o da década passada, de acordo com a agência.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

“Portanto, os investimentos em tecnologia e a reestrutura dos negócios, devido à competição e a demanda dos clientes por produtos mais sofisticados e novos canais de distribuição, serão os mais prováveis apoios contra a pressão sobre o lucro líquido”, afirma.

2. Pressão para aumentar os gastos A pressão para elevar gastos em geral não dará trégua para os bancos, tanto públicos, quanto privados. De um lado, as pequenas e médias instituições gastam mais do que a média, quando comparadas às grandes, para reestruturar suas áreas de tecnologia, marketing e atrair pessoas qualificadas.

Já os bancões colocaram a mão no bolso para arcar com o fechamento de agências e planos de demissão voluntária neste ano e em 2018. Por fim, os bancos públicos tentam seguir os concorrentes privados, reestruturando áreas, demitindo pessoal e reduzindo subsídios ao crédito.

Tudo isso custa dinheiro – e continuará custando. “A Fitch espera que essas pressões de gastos continuem em 2020”, afirma o relatório da agência.

3. Maior exposição aos pequenos clientes

Os bancos não poderão contar com os lucros gerados por empréstimos a grandes empresas privadas, se quiserem manter ou expandir seus resultados no ano que vem. O motivo é que, cada vez mais, as maiores corporações optarão por levantar recursos no mercado de capitais, emitindo ações e outros títulos.

Assim, os bancos ficarão mais dependentes das operações com pessoas físicas (sim, nós, pobres mortais) e com micro, pequenas e médias empresas. Há duas desvantagens nessa situação, segundo a Fitch.

A primeira é que é mais caro captar e manter esse tipo de cliente, o que apenas reforça a necessidade de investimentos em tecnologia, infraestrutura para conquistar e reter clientes. A segunda é que esses segmentos apresentam inadimplência historicamente maior.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

“Uma investida mais intensa dos bancos privados no mercado de varejo contribuirá para o aumento nos NPLs [Non Performing Loans, os empréstimos em atraso], mas não para níveis alarmantes”, estima a Fitch.

Por Money Times

Últimos comentários

Primeiro era a história de que as fintechs iam acabar com os bancos, como no momento isso não fez nem cócegas, resolveram inventar outros motivos sem pé nem cabeça. A grande questão é: por que estão tentando segurar desesperadamente o valor das ações dos bancos? Com certeza estão fazendo um movimento grande (e disfarçado) de troca de ativos, de varejo e utilities para financeiro. Quando isso terminar vocês vão ver a enxurrada de notícias favoráveis aos bancos, o sumiço das desfavoráveis e Itaú indo bater na casa de R$50. Até lá fica ai para pensar: todo mundo adora falar que o ROE dos bancos brasileiros são altíssimos. Mas e o ROA? Como ele se compara com o dos bancos americanos? Esse sim é um indicador de rentabilidade dos ativos e apenas ele pode dizer se é sustentável. O ROE não é puro por causa da alavancagem.
Bancos digitais estão ajudando e muito esse decrecimo dos bancos tradicionais.
o Brasil precisa de uma nova metodologia no sistema financeiro, produção e não especulação
Os bancões sempre fazem pouco caso dos "pessoas fisicas". Essa semana fui ao banco que tenho conta e perguntei sobre credito imobiliário e mais uma vez fizeram pouco caso de mim. Eles perguntam meu nove e olham no computador. Dependendo do perfil nem querem te dar informaçao e burocratizam tudo.
Que os "bancoes" sofram e os pequenos cresçam, isso é mais que justo.
Espero que sofram, é o fim do tempo dos juros de 368% ao ano em cima do cidadão
1. Os acionistas não estão dispostos a bancar o setor por mais um ano. 2. Varejo não vai se deixar enganar como antes, quando se endividou pra bancar o PIB da Dilma. 3. Não temos mais obrigação de lidar com isso, se encherem a paciência a gente faz igual Japão e Alemanha: compra cofre e guarda o pouco que sobrou em casa. Bora ser feliz.
Itub desdobrou (ou bonificou como preferir) 2 para 3 ações e distribuiu uns 8% de div ao ano, se está o mesmo preço significa que o acionista teve um retorno de quase 70%
Tu acha de desbotamento é lucro?
Entendi sua posição lendo outro comentário
Vi agora o aperto do Itaú, investiu 6 Bi na XP que, na época valia ins 12 bi, agora a XP vale 30 bi, que sufoco do Itaú. O aperto virá para os acionistas, as ações ficarão patinando por um bom tempo, por mais que apresentem ótimos resultados, ações ficaão andando de lado, todo mundo com medo dos dias ruins que, quem sabe quando, um dia chega.
os grandes bancos irão sofrer muito nós próximos anos. itub4 bbdc4 que se cuidem. Tem que se reinventar.
Tá muito difícil pra os bancos. ITUB4 chegou em 34,00 reais em jan/2018 e hoje dois anos depois ainda ronda os 34,00 reais.
Não esquece que ITUB teve bonificação de 50% em Dezembro de 2018, ou seja, os 34,00 de Janeiro de 2018, hoje, na cotação ajustada pela bonificação, seria de 17,00. E acho que teve subscrição, mas não lembro se foi do ITUB ou da ITSA.
Ou se preferir, o 34,00 de hoje, seriam 51,00 hoje.
Itub desdobrou (ou bonificou como preferir) 2 para 3 ações e distribuiu uns 8% de div ao ano, se está o mesmo preço significa que o acionista teve um retorno de quase 70%
Mas isso é muito bom, sistema bancário brasileiro caminhando para normalidade de tendencias bancarias "mundiais". Para quem tem ações dos bancos, só tem que estudar mais e ler mais para se precaver, que é absolutamente normal, só que não é de costume das maioria dos brasileiros, infelizmente. Maioria prefere ainda poupança ou no máximo um CDI, na minha humilde opinião, são investimentos para investidores preguiçosos.
pode se ver por um outro ângulo. pessoas com qualidade de vida . pessoas que não vivem correndo atrás de dinheiro. vivem com segurança e sem ilusão de se tornar um milionário se arriscando gerando stress na bolsa. saúde família em primeiro lugar .
existem também as pessoas que se realizam com suas profissões. dedincam suas vidas a seu trabalho . apostando vencer em sua vida profissional . incluindo o comercio. usando o capital para girar investir em seus negócios.
Li e compreendi. Banco é neon 100% online 100% sem taxas. Corretora é clear sem taxa de corretagem. Nova futura para copiar algumas analises e dicas mensais. Leitura de comentarios de sites como esse aqui, da para garimpar muita dica boa. Resultado: Meu patrimonio cresce com humildade e consistencia 20% ao mes!!!
Quem perguntou ?!
Banco Neon foi fechado pelo Bacen.
20% de qual capital que é a dúvida hehe
e o Brasil seguindo a tendência do mundo
festa do credito ta chegando
li.... mas tenho o banco inter!!!!
li.... mas tenho o banco inter!!!!
Banco Inter é pequeno e com essa nova visão já implementada, o texto se refere aos grandes bancos que vivem de juros ao invés de investimentos.
Sem ler:. 1 - Juros Alto
sem ler 1 - juros alto
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.