Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Petrobras negocia com Mitsui realizar IPO da Gaspetro no 2º semestre de 2020, diz CEO

Publicado 11.12.2019, 14:47
Atualizado 11.12.2019, 14:47
Petrobras negocia com Mitsui realizar IPO da Gaspetro no 2º semestre de 2020, diz CEO

Petrobras negocia com Mitsui realizar IPO da Gaspetro no 2º semestre de 2020, diz CEO

Por Marta Nogueira e Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras (SA:PETR4) está em conversas com a sócia Mitsui para realizar no segundo semestre de 2020 uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Gaspetro, empresa que reúne diversas distribuidoras de gás natural, afirmou nesta quarta-feira o presidente da estatal, Roberto Castello Branco.

Após a listagem, que deverá ocorrer no Novo Mercado da bolsa paulista B3, a Petrobras planeja vender toda a sua participação na companhia, cumprindo compromisso firmado com o órgão antitruste Cade, que prevê a saída completa da empresa do setor de distribuição e transporte de gás no Brasil até 2021.

Atualmente, a Petrobras tem participação de 51% da Gaspetro --que reúne fatias em 19 distribuidoras, das 27 constituídas no país, segundo informações no site da empresa. A fatia restante, de 49%, foi comprada da Petrobras pela Mitsui em 2015.

"Nós gostamos de usar o mercado de capitais, é uma forma mais democrática, transparente... está crescendo no Brasil", disse Castello Branco, ao participar de café da manhã de fim de ano com a imprensa, na sede da companhia, no Rio de Janeiro.

Ele acrescentou, no entanto, que algumas distribuidoras pré-operacionais deverão ser excluídas dessa operação, sem citar as empresas.

A Petrobras planeja recorrer ao mercado de capitais também para outros desinvestimentos, como de sua fatia na Braskem (SA:BRKM5) e outros ativos, incluindo suas usinas termelétricas e gasodutos, conforme informado anteriormente pela empresa.

No caso das termelétricas, a petroleira estuda criar uma empresa nova, que agrupará usinas da companhia, e ofertá-la ao mercado de capitais. Para essa operação, a Petrobras já contratou o banco Goldman Sachs.

"Confirmo a contratação (do Goldman Sachs). Ele vai formatar (a modelagem) juntamente conosco... a ideia principal seria uma subsidiária, uma empresa de geração térmica", disse Castello Branco, pontuando que não está ainda definido se a Petrobras venderia apenas uma parte dessa empresa ou 100% do ativo.

O executivo evitou dar mais detalhes sobre a operação planejada, como o número de usinas que poderão ser agrupadas na nova empresa, o que segundo ele não está decidido.

"Ainda estamos em um estágio bem preliminar."

Em agosto, a diretora-executiva de Refino e Gás Natural da Petrobras, Anelise Lara, havia afirmado que os planos envolveriam a venda de 15 termelétricas, de um total de 26 no portfólio da companhia.

(Por Marta Nogueira)

Últimos comentários

Esse plano de amplianção da rede de gas e o menor preço é o que o Brasil precisa. Sem isto não tem como ir pra frente. A europa ocidental enriqueceu graças à energia barata, agora querem criar um monte de regulações ambientais para que nós continuemos na merda..
ampliação
A teta da vaca PETR era muito grande, todas com resultados ocultos dentro do balanço da PETR....!!! pode-se imaginar com o incontavel numero de diretores, gestores, consultores vivendo disto. Quando acabar tudo isto a PETR será a petroleira mais rentavel do mundo, com a maior qualidade e transparencia de resultados. Esperamos que o sr castelo branco consiga fazer tudo antes de 2022....porque dai em diante não sabemos que o futuro nos espera.
não se preocupe, em 2022 vai sair o b17 e entrar o b38.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.