Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Petrobras pode desestatizar BR e avalia vender mais gasodutos, diz CFO

Publicado 17.04.2019, 19:23
Atualizado 17.04.2019, 19:23
© Reuters. Rafael Grisolia, CFO da Petrobras

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras (SA:PETR4), controladora da BR Distribuidora (SA:BRDT3), muito provavelmente reduzirá fatia na empresa de combustíveis para menos de 50 por cento, afirmou o diretor financeiro da estatal, Rafael Grisolia, após seminário da Fitch, nesta quarta-feira.

A BR Distribuidora está entre os ativos que a Petrobras pretende vender para reduzir suas dívidas e ampliar investimentos no setor de exploração e produção de petróleo, e a estatal já contratou nove bancos para coordenar a operação, segundo informou a Reuters nesta semana com fontes familiarizadas com o assunto.

"A questão é que hoje a gente tem uma participação de 71 por cento, e muito provavelmente, ainda está sob aprovações internas. A gente vai reduzir essa participação abaixo de 50 por cento", declarou ele a jornalistas.

Mas Grisolia destacou que a Petrobras continuará sendo sempre um acionista relevante da BR.

A companhia tem discutido se a oferta de ações precisaria ser submetida ao Tribunal de Contas da União (TCU) no caso de significar uma privatização.

Segundo Grisolia, que deverá assumir o posto de presidente-executivo da BR, a empresa de combustíveis teria mais valor se fosse desestatizada e poderia tomar decisões de maneira mais ágil em um mercado competitivo.

"Acho que a gente pode trazer valor para a própria Petrobras e para os acionistas da BR... com relação a uma redução de participação que caracterizaria de repente a BR deixar de ser estatal... Ela precisa ter agilidade para competir com os investidores", afirmou Grisolia, citando Raízen e Ipiranga como as principais concorrentes.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

DIESEL

Ele comentou também sobre recente polêmica sobre preços de combustíveis envolvendo da Petrobras e o presidente Jair Bolsonaro, que reclamou de um reajuste do diesel da estatal.

Segundo o CFO, todas as decisões da Petrobras nos últimos tempos foram tomadas de forma estritamente empresarial e por sua própria ótica de riscos.

"As decisões recentes da companhia, dos últimos meses, semanas, dias, são estritamente empresariais, sempre por nossa ótica de gestão de risco", disse o CFO, ao responder pergunta sobre governança e eventual interferência do governo na empresa.

"Sempre falo, se empresas como a Shell, a Exxon tivesse a presença crítica que a gente tem no setor de refino... também teria a mesma sensibilidade", completou.

"É assim que o time executivo pensa com relação a todas suas responsabilidades."

Ele argumentou que uma greve de caminhoneiros, na hipótese de um reajuste do diesel disparar o movimento, poderia ter um efeito desastroso para a Petrobras.

"Qual de nós brasileiros não tem preocupação com esse assunto? Acho que qualquer empresa... qualquer administrador de qualquer empresa tem que pensar sobre isso e os administradores da maior empresa do Brasil, também", disse ele, lembrando do impacto econômico de uma greve dos caminhoneiros para a Petrobras, que resultaria em paradas ou redução da produção.

GASODUTO

O CFO disse que a Petrobras poderá incluir mais gasodutos em seu plano de desinvestimentos, como as unidades conhecidas como Rota 1, Rota 2 e Rota 3, que conectam a área do pré-sal na Bacia de Santos à infraestrutura terrestre.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Eventualmente, sim, dentro das aprovações e no momento certo a gente anuncia... esta sendo redesenhada a forma mais efetiva de vir a mercado... pode ser um desenho (com todas as três Rotas), pode ser um desenho parcial, isso está muito aberto para o que gere mais valor a gente", declarou.

A afirmação confirmou reportagem da Reuters publicada na semana passada, de que a Petrobras está preparando a venda de mais três gasodutos depois de levantar 8,6 bilhões de dólares com o repasse do controle da TAG à francesa Engie (SA:EGIE3).

Segundo três fontes com conhecimento do assunto, a Petrobras contratou a unidade do banco de investimento do Credit Suisse para vender os gasodutos.

Últimos comentários

Repetindo: Esse movimento agressivo de venda de ativos da Petrobras vai ferrar o País. Os agentes de negócios e equipe, só pensam em vender. Virou um conluio infernal por sobre os ativos da estatal. Ao que parece agora é a valer, os agentes de negócios querem quebrar a soberania e o monopólio do “Estado” por sobre a matriz energética do País ( energia hidroelétrica, petróleo, gás e por ai vai). diga-se de passagem a mais renovável do mundo industrializado. Todos sabem, só aqui não, que: “Nenhum país do mundo está vendendo estatais, pelo contrário, estão fortalecendo suas empresas nacionais e abrindo mercado pelo mundo. Até mesmo os EUA – bastião do liberalismo econômico – têm estatizado parte das empresas atuantes no seu território, especialmente as que lidam com ativos estratégicos.”  O setor em todo mundo é encarado como estratégico para garantir a independência energética e o desenvolvimento”, enquanto por aqui, os agentes de negócios, ou só Deus sabe o que são, querem vender tudo.
Desapega meu Caro! Governo não deve ser dono de empresas. Veja por exemplo o setor de telecomunicações, Se estivesse na mão do Estado estaríamos tendo de entrar em fila de espera para termos um celular. Petróleo entrará em declínio em 15 anos no máximo.
 - “Nenhum país do mundo está vendendo estatais, pelo contrário, estão fortalecendo suas empresas nacionais e abrindo mercado pelo mundo (E COMPRANDO ESPECIALMENTE NO BRASIL). Até mesmo os EUA – bastião do liberalismo econômico – têm estatizado parte das empresas atuantes no seu território, especialmente as que lidam com ativos estratégicos.”  O setor de (ENERGIA) em todo mundo é encarado como estratégico para garantir a independência energética e o desenvolvimento”. O BRASIL A CONTINUAR COMO ESTÁ, É O TITANIC DA VEZ! O (CEO) das Estatais  vai colocar o Brasil no inferno em pouquíssimo tempo, é só esperar pra   ver. Se o Presidente e o Congresso Nacional, não agir rápido para impedir o desmantelamento do extraordinário e estratégico portfólio de negócio de uma das maiores gigantes de energia do  mundo (Petrobras), o país vai naufragar no mar da pior crise da sua história, dentro de pouquíssimo tempo.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.