Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Preocupação com contas públicas mantém pressão e Ibovespa cai mais de 1%

Publicado 29.09.2020, 17:47
Atualizado 29.09.2020, 17:50
© Reuters. .

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O mercado acionário brasileiro teve nova sessão de perdas nesta terça-feira, refletindo a preocupação do mercado com a situação fiscal do país, movimento desta vez amparado pelo movimento também negativo de Wall Street.

O índice caiu 1,15%, a 93.580,35 pontos. O volume financeiro da sessão somou 23,3 bilhões de reais.

Após recuar 2,4% na segunda-feira, o Ibovespa chegou a esboçar recuperação nas primeiras horas do pregão, mas logo perdeu força diante de persistnetes temores ligados às contas públicas, após anúncio de proposta do programa Renda Cidadã.

A proposta de usar parte dos recursos de precatórios --dívidas de ações judiciais perdidas pela União e que devem ser pagas depois das sentenças definitivas-- e recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para financiar o Renda Cidadã foi vista pelo mercado como tentativa de driblar o teto de gastos e o ajuste fiscal.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro reclamou da reação negativa do mercado à proposta, pedindo sugestões para financiar o programa.

Mesmo que os detalhes e a aprovação do programa ainda sejam incertos, o anúncio foi um golpe na credibilidade fiscal do país, afirmaram analistas do Julius Baer, em nota.

No cenário internacional, investidores aguardam o primeiro debate das eleições presidenciais dos Estados Unidos entre o presidente republicano, Donald Trump, e o rival democrata, Joe Biden.

O índice S&P 500 teve baixa de 0,48%.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) recuou 1,63%, enquanto PETROBRAS ON (SA:PETR3) perdeu 2,8%, diante da forte queda dos contratos futuros do petróleo. Na quarta-feira, o julgamento de ação sobre possibilidade de venda de refinarias da empresa deve ser retomada no STF .

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- AZUL PN (SA:AZUL4) desabou 7,7%. O Bradesco BBI rebaixou a recomednação da empresa para "neutra", revisando o preço alvo de 27 reais para 23 reais. GOL (SA:GOLL4) PN perdeu 5,7%.

- IRB BRASIL (SA:IRBR3) subiu 1,1%, ampliando o rali recente após aprovação de um emissão de debêntures simples não conversíveis de até 900 milhões de reais.

- ITAÚ UNIBANCO PN teve queda de 2,18%. BRADESCO PN (SA:BBDC4) recuou 2,38%, e BANCO DO BRASIL ON (SA:BBAS3) perdeu 2,46%.

- WEG ON (SA:WEGE3) ganhou 3,26%, após ter registrado queda superior a 2% na véspera.

- HAPVIDA ON subiu 0,17%, após anunciar a compra do grupo Santa Filomena, no interior paulista, por 45 milhões de reais.

Últimos comentários

Isso é falta de demanda para os serviços e produtos, se estivesse o mundo estaria produzindo até mesmo com esse COVID. Nem na segunda guerra mundial teve recuo de demanda. TEM MAIS OFERTAS QUE PROCURA.... tudo desabando! A APOSTA É O SETOR ONLINE/TECNOLOGIA PARA REDUZIREM CUSTOS OCORRENDO UMA DIMINUIÇÃO NOS VALORES DE PRODUTOS/SERVIÇOS E VOLTAR A TER DEMANDA!
joga na fixa pra não perder
acorda galera! biden menos 30 por cento tipo covid!
amanhã sobe feio
Perdeu biden
Vai querer o que meu, que grana vai no Trump bonitão
Eu nem olho mais os futuros... do que adianta? O Governo está perdido...Reforma administrativa que não corta na carne da elite e reforma tributária com volta da CPMF. Enquanto essa zona continuar, ibov irá andar na contra mão do mundo.
Biden bundao Trump turbo
Vai ter carnaval ?
Zona do inferno! País do assistencialimo “vote em mim” são todos iguais! Isso que botei fé nesse governo! Achei que seria diferente!
afinal .... é populista ou omisso ? ESQUERDA LHAS !!!!!! O CHORO É LIVRE!!!!!!!!
Reduzir custos e bancar compra de votos? Nao vamos la da um calote aqui tira da educacao ali e pronto.... e a dilma novamente governando
conversa fiado não !!!! FATO . NÃO TEM DINHEIRO!!! O PAÍS JÁ ESTAVA QUEBRADO . VEIO A PANDE PARA PIORAR !!!!/ DÁ DINHEIRO PARA O GOVERNO ENTÃO!!!!!
uai entao pq nao corta custo... pq nao corta na carne acaba com programas idiotas ... ainda temos bolsa bandido..... auxilio de todos sabores... pq nao corta... tem que respeitar teto se pedalar tem que ser removido
porque não é ditadura!!!!! quem tem que cortar são os políticos co rruptos!!!! o parlamento !!!! não depende do presidente !!!!
Como disse Paulo Guedes, a economia se recuperará em V, mas ele esqueceu de detalhar que será em duplo V twist carpado invertido!
Paulo guedes tem que demitir este dilma 2!!!!!!!
Acabou Jéssica!?Jéssica- Não! Amanhã tem mais!
como tem tanto imbecil aplicando na bolsa hoje que chefa a ser cômico, tudo aqui para eles e govenro. aqui e mercado e tubarão que ,manda e eles ditam as regras e quando sobe ou desce então bandos de idiotas
Realmente tem muitos "imbecis", a começar p/vc, que não consegue escrever 4 linhas sem erros ortográficos....
mitou kkkkkk
Galera é serio, sei que muitos são novos na bolsa e provavelmente sem experiencia alguma na bolsa, e mesmo assim estao ganhando dinheiro, muitos dobraram seu investimentos e isso é ótimo! mas a bolsa vai ter um choque de realidade e é logo! acredito que em 1 mes talvez proximo a eleição americana, muitos papeis entraram em tendencia de baixa, muitas gestoras saindo de posições exemplo Azul hoje quase menos -8%, papeis que sabemos que estao inflados, ultimo suporte importante do ibov é 92k caso perca esse valor e nao consiga voltar, ai vai descer de elevador pois o suporte mais relevante é só em 78K, falta algum gatilho(como foi o Covid), alguma noticia,catrastofe, para que aconteça, todas as médias mais importantes estao começando a virar e quando teve essa virada o ibov tava em 116-118k, entao tenham muita cautela! muitos infelizmente nao vao ouvir e vao perder muita grana, não coloque tudo que voce tem na bolsa, deixe apenas o que pode perder...meu conselho pra vcs hoje 29/09/20
Cautela nunca é demais cada um com seu tamanho. Mas se o governo consertar está bobagem dita ontem quanto o deficit fiscal e tivermos uma vacina o ibov tem tudo para subir.
mtonb amigo esa bolsa tá uma b..... ,so novato entrei nessa porcaria só pra leva fumo só perde dinheiro ,tô fora
Paulo Guedes deveria pular fora desse desgoverno, está na cara que os Bolsonaro tem planos para se perpetuar no poder, primeiro se reelegendo e depois colocando o Eduardo na presidência. 13 anos de PT e mais 16 anos dos Bolsonaros.... Acho que vou para a Venezuela. Kkkkkk
e você acha que a solução é o embusteiro do Guedes, que nunca escreveu um livro na vida nem nunca produziu um prego pra ninguém? inocente...
Queda?Caiu nada ainda,aos novatos, marquem psicólogos,a bolsa elimina muita gente,apenas no início da queda
olha como analista técnico sou obrigado a concordar com você, se o que estou vendo for uma retração de uma primeira onda de alta e chegar a 0,618 da fibo, o índice vai aos 78 mil pontos
Bolso, tenho sugestōes pra esse malfadado Renda Cidadã : faça reforma das previdências e assistêncial dos seus colegas militares e também do Juduciário, legislativo, membros do ministério público e corte as suas regalias e família (já tem um Queiroz, pra financiar) e faça o veio da Havan e cia pagar o q deve. Diminua orçamento do Min. Da defesa, pois não é momento de entrar em guerra com Venezuela e nem dar apoio ao conflito azeri-armênio. Também, proteger o meio ambiente com ajuda financeira externa,aquela ajudinha q vc se recusou da Alemanha e Noruega pra agradar aos fazendeiros, pecuaristas, madeireiros, grilheiros e bandidões da Aliança 38...
Sabe quando vai chegar o presidente pra fazer isso ai que tu quer? talvez daqui 100 anos! se nem o pai dos pobres fez, vc acha que o pai dos rico vai fazer?
a bolha da B3 ainda vai demorar muito para ficar atrativa a compras... empresas negociando a 50/100/200 vezes o lucro futuro... e tem gente achando que está barato kkkk
Magazine Luiza 450 e nego pagando feliz.
Renda cidadã? distribui cesta básica para quem necessita e vamos trabalhar de máscara gente ! Esse deveria ser o discurso.
não adianta reclamar do governo...o que faz a bolsa brasileira subir e descer sao as grandes instituições financeiras, se não atura manipulação financeiras vai para o forex..libra/dolar e tranquilo.
Será se ele fizer um Sinal apontado uma ARMINHA melhora???
o pau tora lá nos Estados únidos ,e o culpado é o Bolsonaro... rsrsrs
Ontem tudo subiu, só a B3 levou ferro. Deixa de ser gado
nossa! kkkkk
Gado nível Master
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.