Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Produção de petróleo da Venezuela em novembro tem maior nível desde aperto em sanções

Publicado 10.12.2019, 20:35
Atualizado 10.12.2019, 20:37
© Reuters.  Produção de petróleo da Venezuela em novembro tem maior nível desde aperto em sanções

© Reuters. Produção de petróleo da Venezuela em novembro tem maior nível desde aperto em sanções

CARACAS (Reuters) - A produção de petróleo da Venezuela em novembro saltou mais de 20% na comparação com o mês anterior, para o maior nível desde que os Estados Unidos apertaram sanções sobre a petroleira estatal PDVSA em agosto, disseram duas fontes com conhecimento dos dados da empresa.

A produção em novembro ficou em média entre 926 mil barris por dia (bpd) e 965 mil bpd, segundo essas pessoas, frente a 761 mil bpd reportados pela PDVSA à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para outubro.

Isso marca a primeira vez em que a produção da Venezuela ultrapassa 900 mil bpd desde agosto, quando Washington alertou empresas estrangeiras que ainda trabalhavam com a PDVSA sobre a possibilidade de sanções. A administração Trump primeiro impôs sanções sobre a PDVSA, em janeiro, como parte de um plano para tirar do poder o presidente socialista Nicolas Maduro.

Isso fez com que muitas companhias, particularmente na China, evitassem a compra de petróleo da Venezuela, levando a uma alta nos estoques domésticos e fazendo a PDVSA a reduzir a produção.

As exportações se recuperaram em novembro, à medida que grandes clientes como a indiana Reliance Industries e a espanhola Repsol (MC:REP) aumentaram seus embarques, o que permitiu à PDVSA reduzir seus estoques e ampliar a produção.

A PDVSA não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

A Opep deve divulgar seu relatório mensal de novembro na quarta-feira. Os dados que a PDVSA tem reportado diretamente à Opep a cada mês neste ano têm ficado repetidamente acima das estimativas de fontes secundárias citadas pela organização.

(Por Luc Cohen em Caracas, Marianna Parraga na Cidade do México e Mircely Guanipa em Punto Fijo)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.