Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Refinarias da Índia querem comprar mais petróleo do Brasil, diz ministro

Publicado 22.01.2020, 15:22
Atualizado 22.01.2020, 15:25
Refinarias da Índia querem comprar mais petróleo do Brasil, diz ministro

NOVA DÉLHI/SÃO PAULO (Reuters) - Refinarias da Índia querem ampliar as compras de petróleo do Brasil, em meio a um esforço do país asiático para diversificar seus fornecedores, disse nesta quarta-feira o ministro de Petróleo e Gás Natural indiano, Dharmendre Pradhan.

Terceiro maior consumidor global de petróleo, a Índia importa 80% de suas necessidades da commodity e geralmente depende do Oriente Médio para atender à maior parte da demanda. Mas as importações da região caíram para uma mínima de quatro anos em 2019.

A busca por novas alternativas de suprimento acontece em momento de elevação das tensões no Oriente Médio, após um ataque dos Estados Unidos em Bagdá em 3 de janeiro que matou um importante comandante iraniano e ações posteriores de retaliação do Irã contra os norte-americanos.

"A Índia está diversificando seu suprimento de petróleo e nossas companhias expressaram interesse em obter mais petróleo do Brasil, se forem oferecidos termos comerciais favoráveis", afirmou Pradhan em seu perfil no Twitter.

Ele esteve reunido nesta quinta-feira com o ministro de Minas e Energia do Brasil (SA:ENBR3), Bento Albuquerque, que participa de visita oficial do presidente Jair Bolsonaro à Índia.

A Reuters havia publicado mais cedo, com informação de uma fonte, que o governo indiano quer que refinarias estatais do país comprem petróleo do Brasil em contratos anuais.

As compras poderiam ser realizadas por empresas como a Indian Oil Corp (IOC), segundo a fonte, que falou sob a condição de anonimato.

As exportações de petróleo do Brasil atingiram um recorde em dezembro, de 8,72 milhões de toneladas, e deverão permanecer em crescimento nos próximos meses e anos, diante de um avanço expressivo da produção nos campos do pré-sal.

As refinarias estatais indianas também têm se movimentado para fechar compras de petróleo da Rússia em contratos anuais, conforme publicado pela Reuters na terça-feira com informações de fontes.

MINERAÇÃO, BIOCOMBUSTÍVEIS

O ministro de Petróleo da Índia também afirmou que discutiu com a comitiva brasileira uma possível cooperação dos países em óleo e gás, biocombustíveis e mineração.

"Nós estamos mirando alcançar 20% de mistura de etanol na gasolina e 5% em capacidade de mistura de biodiesel em 2030. Nesse sentido, expressei o interesse da Índia em trabalhar com o Brasil no campo de bioenergia", escreveu Pradhan no Twitter.

As conversas ainda envolveram possível aumento da interação em tecnologia, "particulamente nas áreas de mineração e pelotização", acrescentou ele.

Memorandos de entendimento entre os países para os setores de bioenergia e petróleo e gás deverão ser assinados em uma reunião agendada para 25 de janeiro em Nova Délhi, disse Pradhan.

Ele ainda afirmou, ao listar os assuntos tratados na reunião com o ministro brasileiro, que buscou "intervenção para uma monetização antecipada de nossos investimentos existentes no setor de energia do Brasil".

O ministro indiano, porém, não entrou em detalhes sobre que investimentos seriam esses. As indianas ONGC Videsh e Bharat PetroResources possuem fatias em alguns blocos de exploração no Brasil.

(Por Redação Nova Délhi; reportagem adicional de Luciano Costa em São Paulo)

Últimos comentários

Aqui a gente vende as refinarias e depois compra combustível dos indianos.
Sim. É por que nosso Petróleo é inferior e precisa ser misturado com o de alta qualidade. Melhor exportar do que depender da ineficiência das refinarias..
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.