Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Rumo atribui queda de volume, em dezembro, a “cenário atípico”; ações caem 2,52%

Publicado 16.01.2020, 20:22
Atualizado 17.01.2020, 09:04

Money Times - O mercado passou o dia quebrando a cabeça para entender o que aconteceu com a Rumo (SA:RAIL3) em dezembro. Na noite de ontem, a empresa de logística divulgou números, referentes a dezembro, que desagradaram o Credit Suisse. O banco suíço os considerou abaixo das expectativas. Foi o bastante para que as ações encerrassem esta quinta-feira em queda de 2,52%.

Em uma mensagem telegráfica, o Credit Suisse assim se manifestou sobre os volumes transportados pela Rumo no mês passado: “baixo das expectativas, pressionados por menos milho. Os volumes do 4T19 cairiam 3% a/a, se não fosse pelos fertilizantes e contêineres. Os volumes de 2019 ficaram em 60,1 bilhões RTK [receita de tonelada por quilômetro] , abaixo da faixa inferior de 62-64 do guidance.”

Os números a que o Credit Suisse se refere são atualizados mensalmente (sempre no décimo dia útil) pela empresa e estão disponíveis ao público na área de Relações com Investidores da Rumo. Como não foram acompanhados por comunicado ao mercado, a confusão entre os analistas foi geral ao longo do dia.

Sazonalidade atípica

O Santander (SA:SANB11) também comentou os resultados. “O crescimento de volume consolidado da Rumo (SA:RAIL3) de 0,5% no 4T19 ficou abaixo da nossa estimativa para o 4T19, de aproximadamente 8%, levando a um crescimento em 2019 de ao redor de 7%, também um pouco abaixo da nossa estimativa e o guidance da companhia, de 9% e 10%, respectivamente.”

Estendendo-se um pouco mais, o comentário, assinado pelo analista Pedro Bruno, frisa que o resultado não é suficiente para abalar o otimismo do Santander em relação ao papel. “Reforçamos nossa visão positiva de longo prazo sobre a Rumo e reiteramos a empresa como nossa principal recomendação no setor de transportes, com um preço-alvo de R$ 30”, diz.

Após o fechamento do pregão, a Rumo divulgou nota à imprensa, explicando o desempenho de dezembro. Segundo a empresa, “o ano de 2019 apresentou um cenário atípico de sazonalidade, com safras antecipadas de soja e milho. Isso explica a escassez do produto nos últimos meses do ano, especialmente em dezembro e no Mato Grosso.”

Veja, a seguir, a íntegra da nota à imprensa da Rumo.

“A Rumo esclarece que não vê relação direta entre os volumes transportados em dezembro e o término da pavimentação da BR-163. O ano de 2019 apresentou um cenário atípico de sazonalidade, com safras antecipadas de soja e milho. Isso explica a escassez do produto nos últimos meses do ano, especialmente em dezembro e no Mato Grosso.

Os números do Comex Stat mostram que, na comparação entre dezembro de 2019 e 2018, houve queda de 17% nas exportações de grãos daquele estado (22%, no caso específico do milho) e redução no market share mato-grossense no Porto de Santos, com uma diferença negativa de 1 milhão de toneladas de grãos (870 mil toneladas a menos de milho).

Em contrapartida, registra-se aumento no volume mato-grossense exportado via outros portos, como Itaqui (MA) e Vitória (ES), além dos do Arco Norte, que escoam grãos de áreas onde a Rumo não tem atuação no Mato Grosso.”

Veja, também, o guidance de 2019, divulgado pela Cosan (SA:CSAN3), a controladora da Rumo. Os números a que o Credit Suisse se referem estão na página 21.

Por Money Times

Últimos comentários

Onde saiu o volume que eu não achei ?
Melhoraram as condições da rodovia, caiu o custo rodoviário.. .
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.