Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Sem demanda, siderurgia vai abafando fornos, ações despencam

Publicado 03.04.2020, 18:22
Atualizado 03.04.2020, 18:30
© Reuters. .

© Reuters. .

SÃO PAULO (Reuters) - Produtores de aço do Brasil estão aos poucos cortando porções significativas de suas produções de aço bruto, diante de um mercado que evaporou praticamente da noite para o dia após as medidas de restrição à circulação tomadas como forma de conter a epidemia de coronavírus no país.

Com o parque automotivo nacional em férias coletivas até pelo menos final deste mês, suspensão de lançamentos imobiliários, ausência de grandes projetos de infraestrutura e um mercado consumidor temendo pelo desemprego em massa, a demanda por aço no Brasil despencou fazendo grandes produtores como Usiminas (SA:USIM5), ArcelorMittal e Gerdau (SA:GGBR4) iniciarem processos de desligamento de alto-fornos.

Projetados para funcionar ininterruptamente, o chamado abafamento de alto-fornos é uma das medidas mais radicais a serem tomadas por empresas do setor siderúrgico para enfrentarem momentos de crise.

A Usiminas anunciou na véspera desligamento de dois alto-fornos, ampliando para quatro o número de equipamentos de produção de aço bruto parados da empresa e ficando apenas com um operacional. A rival ArcelorMittal iniciou nesta semana abafamento do alto-forno 3 de sua usina no Espírito Santo, que vai se juntar ao 2, parado desde o ano passado.

A Gerdau anunciou nesta sexta-feira que vai desligar este mês o alto-forno 2, de 1,5 milhão de toneladas de capacidade anual, da usina de Ouro Branco (MG), ficando apenas com o equipamento 1, de 3 milhões de toneladas. A empresa também disse que vai parar aciarias elétricas e laminações de aços longos em abril no país.

Procuradas, Ternium, que tem a Usiminas entre clientes, e a CSP não se pronunciaram.

A CSN (SA:CSNA3) segue operando no Rio de Janeiro graças a pedidos da construção civil, mas fonte próxima do assunto afirmou que a empresa está estudando o atual cenário de oferta, demanda e estoques na cadeia. "Tudo está sendo estudado: demanda, nível de estoque, exportações, capacidade produtiva, férias coletivas... Abafar um alto-forno é delicado, mas pode acabar ocorrendo com todo mundo", afirmou.

As ações do setor siderúrgico terminaram em forte queda nesta sexta-feira. Usiminas despencou 11%, CSN caiu 9,5% e Gerdau teve perda de cerca de 7%.

Referindo-se ao desligamento dos fornos da Usiminas, analistas do Credit Suisse afirmaram nesta sexta-feira que a situação "não apenas indica que as condições de demanda serão significativamente mais fracas adiante, mas que os custos provavelmente vão subir".

"Promover o abafamento de um alto-forno é custoso...e o religamento até o atingimento de nível ótimo de produção pode levar semanas, se não meses", acrescentaram.

Os dois alto-fornos da Usiminas em Cubatão estão desligados desde 2016, e a empresa havia informado em fevereiro que não via condições de demanda suficiente para religá-los antes de 2024, por causa do já débil crescimento da economia brasileira antes da pandemia de Covid-19.

Com o desligamento de dois dos três altos-fornos em Ipatinga (MG), a capacidade nominal da Usiminas, fica limitada a cerca de 2,35 milhões de toneladas por ano. No total, a Usiminas poderia produzir até 9,5 milhões de toneladas com todos os fornos em funcionamento. Já a usina da ArcelorMittal em Tubarão, reduzirá sua capacidade de 7,5 milhões de toneladas anuais para cerca de 3,8 milhões de toneladas, com apenas o forno 1 em operação.

© Reuters. .

"Ainda não há previsão de quanto tempo o equipamento (alto-forno 3) ficará parado. Isso vai depender das condições do mercado", afirmou a ArcelorMittal Brasil em comunicado. Além do alto forno, a empresa está reduzindo produção de aços longos neste mês. O grupo não informou volumes.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

isso é preocupante, a indicação de como tá a economia!
crítico pra k.. se economia não voltar ficaremos todos com fome
ai sim usinas 1,00 eu compro.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.