Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Setor de máquinas no país tem em outubro melhor desempenho do ano, diz Abimaq

Publicado 25.11.2020, 16:47
Atualizado 25.11.2020, 17:25
© Reuters. Trabalhadores em linha de montagem de máquinas da AGCO em Ribeirão Preto (SP)

Por Alberto Alerigi Jr.

SÃO PAULO (Reuters) - Fabricantes de bens de capital do país tiveram alta de 16% no faturamento em outubro frente ao mesmo período de 2019, o melhor desempenho do ano, impulsionados por setores pouco afetados pela pandemia e recuperação de indústrias como automotiva, informou nesta quarta-feira a Abimaq.

A indústria de máquinas e equipamentos teve receita líquida de 14,6 bilhões de reais em outubro, alta de cerca de 3% ante setembro e passando a terreno positivo (+0,7%) no acumulado do ano, informou a entidade.

"O setor de máquina só teve queda de faturamento em abril (em 2020). A partir de maio, começou a crescer", afirmou o presidente da entidade, José Velloso, em apresentação online a jornalistas. "Os últimos três meses foram os três melhores meses desde 2016."

Com o desempenho de outubro, o setor agora espera um crescimento de 1,5% no faturamento este ano e uma expansão de 4,6% em 2021.

"O que tem contribuído para essa melhora são alguns setores como alimentício, embalagens, indústria farmacêutica e mais recentemente setor automotivo começou a trazer melhoras", disse a diretora-executiva de economia estatística da Abimaq, Maria Cristina Zanella.

O setor terminou outubro com um nível de utilização de capacidade instalada de 73,7%, ainda longe do nível mais próximo de 90% que começaria a instigar os empresários a investir em ampliação de suas instalações.

Já a carteira de pedidos oscilou para cima em outubro para 9,5 semanas ante 9,2 semanas em setembro.

© Reuters. Trabalhadores em linha de montagem de máquinas da AGCO em Ribeirão Preto (SP)

Velloso afirmou que a Abimaq não registrou casos de empresas tendo que parar produção por causa de falta de insumos, mas apurou ocorrências de atrasos nas entregas, algo que espera que se normalize até dezembro.

Questionado sobre aumentos nos preços do aço, ele afirmou que "existe possibilidade" de haver novos aumentos na liga ainda neste ano uma vez que o preço do material importado está maior que no Brasil.

Segundo o presidente da Abimaq, neste ano o preço do aço mais usado pela indústria de máquinas, laminado a quente, acumula alta de 20%, mas alguns outros tipos registram aumentos de 30% e até 40%.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.