Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

S&P corta previsões para mercados emergentes e alerta para cicatrizes permanentes

Publicado 13.07.2020, 12:02
Atualizado 13.07.2020, 13:30
© Reuters. (Blank Headline Received)

Por Marc Jones

(Reuters) - A agência de classificação de risco S&P Global cortou as previsões para as economias de mercados emergentes nesta segunda-feira, passando a ver contração média de 4,7% neste ano devido ao coronavírus, e alertou que todos os países também ficariam com cicatrizes permanentes.

A agência informou que as revisões para baixo na expectativa para o PIB refletem principalmente a piora da pandemia global em muitos mercados emergentes e um impacto mais acentuado no comércio exterior em comparação ao último conjunto de expectativas divulgado em abril, que trouxe estimativa de retração de 1,8%.

"Projetamos que o PIB médio dos mercados emergentes (excluindo a China) caia 4,7% neste ano e cresça 5,9% em 2021. Os riscos permanecem sobretudo do lado negativo e atrelados à evolução da pandemia", afirmou a S&P.

A agência acrescentou que haverá perdas permanentes de produção para todos os mercados emergentes, com diferença em relação à trajetória do PIB pré-Covid de até 11% na Índia, 6% a 7% na maior parte da América Latina e África do Sul, 3% a 4% na maior parte da Europa emergente e 2% na Malásia e Indonésia.

De um total de quase 1.800 ações negativas sobre rating --rebaixamentos ou cortes nas perspectivas para as notas de crédito-- feitas pela S&P entre janeiro e junho, 420 ocorreram em mercados emergentes.

As previsões para a América Latina sofreram o maior corte. A região deve sofrer queda de 7,4% no PIB neste ano, incluindo declínio de 7% na maior economia da região, o Brasil. A América Latina tem visto quase 70% de seus ratings de crédito impactados pelo vírus e também deve contabilizar uma das mais fracas recuperações no próximo ano.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Na Ásia, a economia da Índia deve contrair 5% neste ano fiscal, que começou em 1º de abril, devido a dificuldades em conter o vírus, a uma anêmica resposta política e a vulnerabilidades subjacentes, especialmente em todo o setor financeiro.

A China, por outro lado, ainda deve registrar modesto crescimento de 1,2% neste ano e expansão robusta de 7% no próximo, com a economia apoiada por fortes gastos com estímulos, resiliência na manufatura de eletrônicos e gradual recuperação nas indústrias de serviços.

Últimos comentários

Ficando 100% líquido até o fim da próxima semana.
ESTOU 50% COMPRADO... PRINCIPALMENTE EM FUNDOS IMOBILIÁRIO, GANHEI NESSES 3 MESES, MAS, AGORA É HORA DE "BUNDINHA NA PAREDE... SÓ VOLTO DEPOIS DOS RESULTADOS DO 2°TRI2020 DAS EMPRESAS. TEM MUITA EMPRESA MANDANDO GENTE EMBORA, FECHANDO E FALINDO, ESTAMOS SÓ NO INÍCIO DA QUEBRADEIRA. OS ESTADOS ESTÃO SEM GERAR IMPOSTOS POR 4 MESES E VAI ENTRAR NO 5, ISSO VAI DÁ ONDE? OS CAMINHONEIROS PARARAM O PAÍS POR 2 SEMANAS E DEU UMA GRANDE BAIXA NO PIB, IMAGINEM 5,6,7 MESES FECHADO. (NÃO É PESSIMISMO) SOU ADM. E MILHARES DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS ESTÃO FALIDAS E FALINDO. 👍🏻
estou na mesma situação. acho que os mercados estão totalmente descasados da realidade... o que está subindo a bolsa é investidor PF. Investidores Institucionais estão todos parados até o momento.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.