StockBeat: Air France e Maersk evidenciam impacto do vírus na Europa

StockBeat: Air France e Maersk evidenciam impacto do vírus na Europa

Investing.com  | 20.02.2020 11:07

StockBeat: Air France e Maersk evidenciam impacto do vírus na Europa

Por Geoffrey Smith

Investing.com - É fato notório que as empresas europeias estão mais expostas às repercussões do surto de coronavírus do que as norte-americanas. A China corresponde a uma parcela maior das exportações da zona do euro do que dos Estados Unidos, e a Europa, em particular, não compartilha as características econômicas dos EUA de política fiscal expansiva e demanda doméstica robusta.

Então, enquanto o mercado de ações norte-americano foi bem-sucedido em minimizar o alerta de queda de receita da Apple (NASDAQ:AAPL) no início da semana, os mercados europeus estão, evidentemente, tendo mais dificuldades para enxergar além dos impactos de curto prazo do surto do vírus.

O índice de referência Stoxx 600 estava em baixa de 0,2%, em 432,94, às 7h15 (horário de Brasília) de quinta-feira (20), após uma série de dados corporativos decepcionantes que sofreram fortes impactos do vírus.

A Air France-KLM caiu 5,5% após dizer que o vírus cortaria seu lucro operacional em até 200 milhões de euros (US$ 215 milhões) no primeiro trimestre. Há ainda o fato de o grupo ter iniciado o ano em um ritmo fraco, com queda no tráfego de mercadorias e desaceleração no crescimento de receita de passageiros. A promessa de que a conta de combustível do grupo cairá em 300 milhões de euros no ano, ou 5,5%, por causa da queda nos preços do petróleo, não ajudou muito.

As notícias também arrastaram a Deutsche Lufthansa (DE:LHAG) 2,7% para baixo, mas especialistas em viagens de curta distância - para quem a questão do combustível é mais importante do que as tendências de viagens chinesas - tiveram boa performance.

O Covid-19 também esteve visível nos resultados da AP Moeller-Maersk, a transportadora dinamarquesa que opera a maior frota de contêineres do mundo. A Maersk apontou para um “fevereiro muito, muito fraco” e um março “fraco”, mas o CEO Soren Skou disse ao jornal Financial Times que espera uma “forte recuperação” no comércio global em abril, quando as fábricas chinesas voltarem ao normal.

Skou acrescentou que, nas tendências atuais, o vírus “não teria sido um grande evento para nós”.

As ações da Maersk, um indicador para o comércio global, subiram 4%, atingindo seu nível mais alto em mais de um mês, antes de reduzir os ganhos conforme o mercado se lembrava de que a Maersk também previu uma queda no lucro operacional deste ano e alertou para “baixa visibilidade”.

Junto de notícias sobre a propagação infecções na Coreia do Sul, os dados também empurraram para baixo outros setores sensíveis à China, como luxo e viagens.

Houve outras quedas não relacionadas à China. A gigante de seguros francesa AXA caiu para o fim do CAC 40, perdendo 2,6%, depois de ter dito que irá substituir o presidente de seu negócio de resseguros XL após um ano caro para reivindicações por desastres naturais. As notícias reviveram preocupações de que a empresa pagou demais para XL há dois anos. A seguradora Swiss Re também caiu 3,9% após seus resultados anuais terem sido atingidos por perdas pesadas pelas catástrofes do tuão Hagibis, dos incêndios florestais na Austrália e do desastre com o Boeing 737 MAX.

Os maiores ganhadores da manhã são do setor de saúde - tanto a alemã Fresenius quanto a britânica Smith & Nephew superaram as expectativas em seus números para o quarto trimestre. Atrás deles vieram a UBS e o ING Group, tendo os dois subido com notícias de que a gigante suíça nomeou o Ralph Hamers, do ING, especialista renomado em bancos digitais, como seu novo CEO.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App